10 ideias de brincadeiras para o Dia das Crianças

10 ideias de brincadeiras para o Dia das Crianças

Que tal aproveitar o Dia das Crianças com muitas brincadeiras, jogos e atividades educativas? Pensando nisso, reuni 10 ideias de brincadeiras para o Dia das Crianças que você pode colocar em prática dentro de casa e ao ar livre. 

Portanto, confira a seguir também ideias de do it yourself (faça você mesmo) com crianças e muitas formas de curtir essa data comemorativa com o espírito renovado. 

Organização diária: 10 dicas infalíveis para manter a casa organizada!

Brincadeiras para o Dia das Crianças em casa

10 ideias de brincadeiras para o Dia das Crianças

Veja a seguir brincadeiras que você pode fazer em casa com as crianças.

1. Fantoche ou teatro com brinquedos

Contar e ouvir histórias é uma ótima forma de passar um tempo de qualidade com os filhos, pois além de divertido, estimula a criatividade, emoções, empatia e pode ser usado até mesmo como uma forma de inclusão social. 

Para fazer essa brincadeira para o Dia das Crianças em casa, faça uma espécie de cabine que será usada como o palco do teatro (use caixa de papelão, por exemplo) e reúna brinquedos, bonecos ou até mesmo faça fantoches com meias velhas e outros materiais. 

Sendo assim, agora é só soltar a criatividade e começar a criar histórias. Para que a brincadeira fique mais interativa, vocês podem sortear quem será o próximo a contar uma história e até sortear o tema da história.

Saiba como as brincadeiras são essenciais na construção de uma rotina saudável que leve a um sono de qualidade

2. Brincadeira “quem sou eu”

Você ainda não conhece a brincadeira “quem sou eu”? Saiba que ela consiste em adivinhar o nome de um personagem, que pode ser de livro, filme, desenho ou pessoa famosa, a partir de características e respostas simples como “sim” ou “não”. 

Basicamente, um participante deve escrever em um papel o nome de um personagem e colar na testa de outro participante sem que ele veja quem é. Todavia, o participante com o nome do personagem na testa terá que fazer perguntas até descobrir quem é o personagem. 

Ideias de brincadeiras para o Dia das Crianças ao ar livre

brincadeiras para o dia das crianças

Confira as ideias de brincadeiras para fazer ao ar livre. 

3. Trenó de grama

Essa ideia de brincadeira para o Dia das Crianças é uma ótima opção para brincar no jardim, na praça, no parque ou em qualquer lugar que tenha grama. Ela consiste em usar um pedaço de papelão como se fosse um trenó. 

Ou seja, as crianças devem sentar em cima do papelão e dobrar uma pequena parte do papelão para servir de apoio para as mãos, como se fosse um trenó. Feito isso é só escorregar pela grama. 

Como ajudar uma criança com dependência em celular ou tablet

4. Pega-Pega ou pique esconde

Brincar de pega-pega ou pique esconde é mais divertido quando há três ou mais crianças, mas os pais também pode entrar na brincadeira e fazer a diversão das crianças nessa data especial.

Ambas as brincadeiras são muito simples: no pega-pega a intenção é tocar o participante e dizer “está com você”. Daí ele deve correr até alcançar outro participante e fazer o mesmo. Já no pique esconde, um dos participantes fecha os olhos e conta até 10 (ou o número que for combinado) enquanto os outros se escondem. Depois de contar, o participante deve encontrar os outros e dizer “achei você”. O jogo só acaba até que o último seja encontrado. 

Dicas de brincadeiras para o Dia das Crianças com faça você mesmo

brincadeiras para o dia das crianças

Veja essas dicas de faça você mesmo muito divertidas para fazer com as crianças.

5. Fantasias divertidas

Há inúmeros tutoriais na internet de como fazer fantasias em casa com as crianças. Algumas ideias são mais simples como enrolar papel higiênico pelo corpo para fazer uma fantasia de múmia, outras exigem mais materiais e são mais complexas.

Independente da complexidade, essa é uma ótima forma de passar o dia aprendendo coisas novas, desenvolvendo habilidades e criando algo muito divertido.

Dicas de brincadeiras que podem ajudar na construção de uma rotina saudável

6. Massinha de modelar caseira

Outra coisa muito fácil de fazer em casa que as crianças amam é a massinha de modelar caseira. Existem várias receitas diferentes. A seguir você encontra um passo a passo de como preparar em casa com as crianças. 

Sugestões de jogos e brincadeiras para o Dia das Crianças

brincadeiras para o dia das crianças

Confira os jogos que você poderá brincar com as crianças na data comemorativa.

7. Jogos de tabuleiro

Se você está procurando por jogos e brincadeiras para o Dia das Crianças, não pode deixar de contar com os jogos de tabuleiro. Existem muitos jogos deste tipo, como dama, xadrez e outros. O ideal é escolher um que atenda a idade da criança e que seja divertido para brincar em família. 

Saiba quais são os cuidados com as crianças em caso de coronavírus

8. Quebra-cabeça

Quebra-cabeça é um jogo incrível, pois estimula a memória, reúne a família e é muito divertido. Portanto, essa é uma ótima ideia de brincadeira para fazer no Dia das Crianças. Todavia, se você não tiver um quebra-cabeça para montar na sua casa aproveite essa oportunidade para criar um com as crianças. Você pode imprimir um desejo legal, cortar em vários pedaços e começar a montagem com as crianças. 

Atividades e brincadeiras para o Dia das Crianças

brincadeiras para o dia das crianças

Veja as dicas de atividades educativas e divertidas para brincar com as crianças.

9. Leitura

Ler é muito prazeroso, ainda mais se for com as crianças. Essa atividade tão legal desperta a criatividade, cria laços familiares incríveis e é uma ótima prática de atenção. Sendo assim, é uma ótima atividade para estimular o hábito de ler e passar tempo de qualidade com os filhos. 

Dicas de exercício físico para fazer em casa com as crianças

Portanto, crie um ambiente gostoso para a leitura com almofadas, tapete e iluminação adequada. Depois reúna os livros que serão lidos, comentados e compartilhados com as crianças. Por fim, é só começar a ler, interagir, conversar e estimular que as crianças leiam também. 

10. Pintura ou desenho

Outra atividade muito legal que você pode fazer em casa com as crianças é a de pintura ou desenho. Praticamente todas as crianças adoram pintar e desenhar, logo, essa será uma atividade muito divertida para os pequenos. Todavia, para fazer de forma organizada e sem preocupações, estabeleça um local para a atividade, pegue todos os itens necessários e deixe as crianças livres para criar e imaginar. 

brincadeiras para o dia das crianças

O que achou de todas essas ideias de brincadeiras para o Dia das Crianças? Conte o que você pretende fazer em casa com as crianças! 

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais