Dicas de exercício físico para fazer em casa com as crianças

exercício físico para fazer em casa

As atividades físicas possuem inúmeros benefícios para a saúde, inclusive das crianças. Com o isolamento social, é comum que essas práticas sejam deixadas de lado, mas isso não é recomendado. Pensando nisso, criei uma série de dicas de exercício físico para fazer em casa com as crianças. 

Aposto que depois de todas essas dicas, você não terá mais desculpas para não se exercitar com a criançada na quarentena. 

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Exercício físico para fazer em casa: benefícios para as crianças

Todas as práticas de atividade física indicadas para crianças contribuem para a saúde de alguma forma. Os principais benefícios são:

  • Desenvolve de forma saudável as articulações, músculos e ossos;
  • Melhora o sistema cardíaco e circulatório;
  • Desenvolve e corrige a postura;
  • Permite o aprendizado de novas capacidades e habilidades;
  • Desenvolve e mantém a flexibilidade do corpo;
  • Melhora a concentração, foco e o desenvolvimento do sistema motor;
  • Permite maior interação social e novas experiências;
  • Contribui para o crescimento e manutenção do peso.

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Exercício físico para fazer em casa: materiais indicados

No geral, você não precisa se preocupar com equipamentos e vários itens de academia para se exercitar em casa com as crianças. Na verdade, os itens que você verá a seguir são apenas complementares e possibilitam realizar exercícios diferentes. 

Veja a seguir alguns materiais indicados para praticar exercício físico em casa!

Corda: possibilita criar gincanas, exercícios e brincadeiras com as crianças. Mas, principalmente, permite pular corda, que é uma atividade física de grande gasto calórico e muito divertida para fazer com a família. 

Tapete ou colchonete de yoga: para exercícios que serão realizados no chão, como abdominal, posições de yoga e pilates, o ideal é ter um tapete de yoga confortável. Assim as práticas se tornarão mais prazerosas. 

Anilhas e pesos variados: o treino para a musculatura exige a utilização de pesos, que podem ser comprados ou feitos em casa. Caso queira comprar esses itens prontos, aposte em pesos leves, assim você pode alternar a quantidade para que todos possam exercitar a musculatura. 

Tênis confortável: se o objetivo é dançar bastante ou praticar a corrida estacionária, é fundamental ter um tênis confortável. Aliás, esse é um item quase que obrigatório para todos que forem praticar exercício físico em casa. 

Exercício físico para fazer em casa com as crianças

Tenha cuidado ao escolher os exercícios físicos que você fará com as crianças em casa, pois nem todas as atividades são indicadas para crianças. O exercício físico para fazer em casa deve proporcionar relaxamento, diversão e gasto calórico. Se a prática é dolorosa, incômoda ou gera situação de estresse, algo está errado!

Sendo assim, veja a seguir indicações de exercício físico para fazer em casa que crianças e adultos podem fazer juntos.

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1. Pular corda

Simples, eficiente e muito divertido. Esse exercício físico é indicado para crianças e adultos e exige apenas o uso de uma corda e tênis confortável para diminuir o impacto do salto. Embora essa atividade física possa ser feita em casa, é preciso ter um espaço que permita a movimentação da corda e dos saltos. Algo em torno de 2 m² já é o suficiente para esse exercício físico.

Uma ideia legal, para fazer com a família, é colocar uma música divertida e contar quem dá mais saltos até a música parar. 

2. Bicicleta imaginária  

Essa atividade consiste em deitar sob um tapete de yoga ou outra superfície plana e confortável, e pedalar no ar como se estivesse pedalando em uma bicicleta. Crie séries para essa atividade, por exemplo: 3 séries de 10 pedaladas. 

3. Corrida estacionária

Quem foi que disse que você precisa ir ao parque para correr? Dá para correr dentro de casa com as crianças através da corrida estacionária. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma corrida em que você não sai do lugar. Basta imitar os movimentos de uma corrida, só que sem sair do lugar.

Nesse caso, você pode cronometrar quanto tempo as crianças conseguem correr e estimar um percurso de acordo com os números do cronômetro. Por exemplo, a cada 1 minuto de corrida é igual a 200 metros percorridos. 

4. Yoga

Nada como relaxar, meditar e ao mesmo tempo exercitar o corpo. A yoga permite fazer tudo isso ao mesmo tempo ao som de música relaxante e respirações profundas. Se você não tem conhecimento sobre yoga, veja aulas indicadas para iniciantes. Dessa forma você e as crianças poderão praticar confortavelmente. 

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Nesse caso o ideal é ter um tapete de yoga, pois ele permitirá realizar diversas posições de forma mais confortável.  

5. Dança

Para os mais agitados, a dança é uma forma divertida e bastante funcional de extravasar toda a energia acumulada. Você pode selecionar uma playlist bem agitada ou seguir algumas aulas de dança indicadas para adultos e crianças. 

O mais legal desta atividade é soltar a criatividade, se divertir e estar junto com a família. Quem sabe você não cria uma coreografia totalmente nova com as crianças!

6. Flexão

Esse é um bom treino para fortalecimento muscular. Contudo, deve ser feito com supervisão dos pais, já que é importante manter a postura correta ao longo do exercício. No caso das crianças, confira se o movimento está sendo feito corretamente e coloque limites para a prática. Afinal, a ideia é apenas estimular o desenvolvimento muscular e não causar lesões. 

7. Agachamento

Por último, todos podem praticar o agachamento. Esse exercício é muito benéfico para os músculos das pernas e quadril, além de contribuir para a perda de peso. Nesse caso, é interessante usar pesos e anilhas para dificultar ainda mais o exercício. 

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Exercício físico para fazer em casa: cuidados importantes

As atividades físicas realizadas dentro de casa devem ser feitas com alguns cuidados. O primeiro deles é o alongamento, que é muito importante para qualquer atividade. É através do alongamento que é possível “acordar” a musculatura, estimular o sistema circulatório e proteger articulações e músculos de impactos gerados pela atividade física. 

O alongamento deve ser feito antes e depois de qualquer atividade física, pois é ele que possibilitará uma transição tranquila dos estados físicos. Outro cuidado importante é em relação à quantidade de exercícios. Para ter resultados benéficos, é preciso praticar todos os dias. Contudo, é preciso ter cuidado para não ter excessos, não forçar ou estimular demais em determinado exercício.

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Conte nos comentários quais exercícios você está fazendo na quarentena! Se ainda não estiver fazendo, quais desses que mencionei você mais gostou?

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