Dicas de aulas online para crianças durante a pandemia

Com as escolas fechadas por causa da quarentena, as crianças acabam tendo seu ensino afetado pelo distanciamento social. Por isso, é fundamental procurar formas de ensinar as crianças em casa, como aulas online, aplicativo de estudos, e muito mais.

Se você, como muitos pais, está com dificuldades em ensinar as crianças nesse período de pandemia, veja a seguir algumas dicas de aulas online para crianças. A seguir, também falarei sobre como criar rotina de estudos em casa e muito mais.

Como criar uma rotina de estudos com aulas online para crianças?

Antes de tudo, devemos lembrar sempre que a quarentena não é um período de férias. Logo, esse tempo que os pais e as crianças estão em casa deve ser muito bem aproveitado, o que inclui horas de estudo como se estivessem na escola.

Sendo assim, nada de deixar as crianças brincando o dia todo ou “grudadas” nas telas de smartphone, tablet e televisão. Deixar as crianças sem estudar neste período poderá resultar em vários problemas para a educação delas, como atraso nos estudos.

7 dicas para a rotina de volta às aulas

Vigilância dos Pais: como dosar o que o filho precisa e o que pode ser exagero

Mas sei que não é nada fácil assumir o papel de um educador e passar os conhecimentos que só esses profissionais possuem aos pequenos. Por isso devemos valorizar tanto os educadores, professores e mestres do Brasil inteiro, não é nada fácil ensinar.

Para facilitar um pouco o dia a dia dos estudos em casa, separei 5 dicas fundamentais para criar uma rotina de estudos com as crianças nesse período de pandemia.

1. Estabeleça horários

A primeira coisa para criar uma rotina é ter horários bem definidos sobre cada tarefa do dia a dia. Você pode manter os horários parecidos com o período de aulas, mas com algumas adaptações. Por exemplo: acordar às 7h, tomar café da manhã e começar os estudos às 8h. Pausa para lanchinho das 10h às 10h20 e término das aulas às 12h.

O restante do dia você pode utilizar para atividades extracurriculares, aulas de idiomas, instrumentos musicais, atividade física, entre outras formas de estudos. Por exemplo: às terças e quintas, inglês e espanhol das 14h às 16h; às sextas, informática das 13h às 14h.

2. Defina um cronograma de estudos

Esse é um planejamento muito importante, pois você precisa definir o que a criança irá estudar. Algumas escolas estão enviando materiais de estudo para as crianças com a grade curricular referente ao período de estudo que está sendo afetado pela pandemia.

Sendo assim, é recomendado que você siga a grade de ensino da escola, intercalando as aulas conforme orientado pelos educadores. Mas se você não tiver essas instruções, procure entre as aulas online recomendadas para a idade dos seus filhos, uma grade que atenda às necessidades escolares.

O cronograma deve incluir as matérias que serão estudadas em cada dia, quantas aulas em cada matéria por semana, entre outras coisas.

3. Concilie a rotina da casa com os estudos das crianças

Os pais e outros familiares devem respeitar o período de estudos das crianças, isso inclui não chamá-las para outras atividades durante as aulas, não conversar, não criar distrações, entre outras coisas.

7 Benefícios da Música na Educação Infantil

Reforço escolar: quando é hora de pedir ajuda profissional?


Respeite esse momento e adapte a rotina da casa para que nada interfira nos estudos das crianças.

Dicas de aulas online para crianças

Se você não tem um cronograma de estudos ou material didático passado pelos educadores da escola do seu filho, é fundamental procurar por opções de estudo online. Como exemplo há as aulas online disponibilizadas por diferentes prefeituras do país e outros conteúdos que podem ser acessados na internet. Veja a seguir algumas dicas de aulas online!

Aulas online no YouTube

Há inúmeros canais no YouTube que oferecem conteúdos informativos e de aprendizagem para crianças e adultos. Para gerenciar corretamente os estudos das crianças, tenha em mente o nível de aprendizagem que ela possui sobre cada área de estudo e procure por aulas que atendam a essas características. Veja a seguir algumas indicações!

Novo Telecurso – Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, Inglês, Filosofia, Sociologia, Artes Plásticas, Física e Química.

O Matemático.com – Matemática.

Nerckie – Matemática, Física e Química.

ABC Fluent – Inglês.

Kids TV Português – Língua Portuguesa.

SAE Digital – Ensino Fundamental e Médio completo.

Além dos canais voltados exclusivamente para o ensino, há ainda outros que possibilitam criar, inventar, experimentar e aprender muito, como é o caso do Manual do Mundo. Explore essas oportunidades também para trazer conhecimento para as crianças, como aulas de instrumentos musicais, idiomas, desenho, caricatura, pintura, entre outras.

Bullying, como lidar com esta situação?

Como ter uma Alimentação Infantil Saudável dos 2 a 10 anos

Aulas online em sites e plataformas

Hoje em dia há inúmeras plataformas, sites e apps que oferecem aulas online, mesmo em período sem pandemia. Afinal, o ensino à distância é algo bastante comum no mundo todo e tem inúmeros benefícios. Sendo assim, veja a seguir algumas dicas de sites e plataformas de aulas online.

Reforço Escola – plataforma online de estudos que permite reforçar matérias. É indicada para Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, EJA, Enem e Pré-Vestibular. Lá é possível encontrar também cursos e aulas sobre Astronomia, Robótica, Libras e Idiomas.

Stoodi – trata-se de uma plataforma com mais de 5 mil videoaulas.

Britânica Digital – plataforma online com estudos de Língua Portuguesa e Literatura, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Geografia, Esportes, Matemática, Artes e Religião. Atende aos níveis Fundamental e Médio.

SAS Educação – é um programa de aulas online para Ensino Fundamental e Médio.

Escola Kids – site da UOL com conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, e muito mais. As aulas são voltadas para o Ensino Fundamental I e II.

Khan Academy – esta é um site voltado para o Ensino Fundamental I e II e Médio com várias aulas de Matemática, Ciências e muito mais.

Aulas online em apps

Já no quesito app, há várias opções legais para todos os tipos de ensino e níveis de aprendizagem. Veja a seguir algumas recomendações!

Mecflix – esse app criado pelo Governo Federal (sim, é uma analogia ao famoso Netflix) possibilita aprender muito com vídeos educativos. O app atende diferentes matérias escolares e níveis de aprendizagem.

Duolingo – um dos melhores, senão o melhor, app de idiomas gratuito. Possibilita aprender inglês, espanhol, alemão, francês, entre outros idiomas.

Quiz Up – diverte enquanto ensina, esse app é muito funcional. Basta selecionar a matéria e testar os conhecimentos.

Issuu – é um app composto por diversos e-books, livros e revistas sobre os mais variados assuntos. É uma ótima forma de complementar os estudos.

Posts Relacionados

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.