Adaptação Escolar: 10 passos para adaptar o bebê à creche
A adaptação escolar é um processo bem lente, requer paciência e não desistir. Por isso trago hoje alguns passos para aliviar esse processo.
Nossa capacidade de se adaptar a novas situações não pode ser comparada aos recursos que um bebê ou criança precisa adaptar.
Temos uma riqueza de experiências e são elas que nos permitem adaptar-se a novas situações, de uma forma mais confortável e controlada, mas para as crianças nós temos que ensinar desde muito cedo.
Dicas para uma boa adaptação escolar
A capacidade de um bebê ou criança de se integrar a um novo ambiente depende de seu modo de ser, mas também de como os padrões de sua adaptação são desenvolvidos. Sair de casa e integrar-se em um novo ambiente, com colegas que nunca viram, com regras diferentes a serem aprendidas e em um lugar desconhecido, não é fácil. Para piorar a situação, pai e mãe não estão lá para ajudar.
Na primeira infância, tudo é novo para as crianças. E só nós, os pais, somos os únicos que podem ajudá-los com o apoio e a compreensão de que precisam em momentos como este. A integração da criança em uma creche deve ser feita gradualmente, isto é, passo a passo, sem pressa ou sobrecarga. É muito importante respeitar o tempo e as exigências de cada criança em particular.
5 valores essenciais que os esportes transmitem para as crianças
10 passos para adaptação escolar do bebê na creche
Para garantir que seu filho se adapte bem ao berçário ou escola, trago a seguir algumas dicas para ajudá-lo a superar essa situação naturalmente.
1. Adaptação do tempo
Em primeiro lugar, leve o bebê ou a criança apenas por algumas horas até o berçário e, pouco a pouco, vá aumentando a programação. Lembre-se de que cada criança é única e precisa do seu próprio tempo.
2. Objetos de apego
Deixe seu filho levar, caso queira, seu brinquedo favorito , ou algo que seja familiar para ele e o mantenha junto com sua casa.
3. Despedidas Rápidas
Evite prolongar as despedidas. Devemos transmitir segurança para a criança e evitar o drama. Seu filho deve saber que daqui a pouco você vai buscá-lo e que o que você está fazendo é o melhor para ele.
4. Motivação e Encorajamento
Incentive-o a compartilhar com você as experiências que ele aprende na escola. E ele mostra alegria e entusiasmo pelo seu progresso.
5. Entradas e Saídas
É conveniente que nós pais leve e busque. Essa rotina lhe dará segurança e, além disso, nós nos acostumamos com a mudança da rotina.
Confira 7 passos para ensinar seu filho a gostar de ler
Birras: Causas e como evitá-las
6. Contato direto
Sempre que considerar necessário, converse com o professor e ou educador sobre suas dúvidas, suas preocupações e quaisquer mudanças que você observar na criança.
7. Atividades
Procure ser informado sobre as atividades que estão desenvolvendo em sala de aula, para entender e aprimorar seu aprendizado.
8. Evolução e Etapas
A evolução da criança deve ser informada aos educadores (remoção da fralda ou chupeta) para que sejam usados da mesma forma em casa e na escola.
9. Comida
Tente levar em conta o que a criança come todos os dias na creche, solicitando o menu, a fim de oferecer uma dieta mais equilibrada.
10. Atmosfera Descontraída
Para uma melhor adaptação, é conveniente que seu dia não comece com pressões ou fardos para sair de casa. Então não se apresse pela manhã. Tente acordá-lo a tempo de tomar um café da manhã tranquilo e ir para creche sem estresse.
Você gostou do conteúdo? Compartilhe com sua rede de contatos. Além disso, não deixe de acompanhar as novidades do Amor e Maternidade em nossas redes sociais! Caso decida compartilhar qualquer um dos nossos posts, lembre-se de nos mencionar no Instagram através do perfil @amorematernidade. Seria maravilhoso poder ver as postagens que você deseja. Muito grato por considerar o compartilhamento e estou ansioso para conferir as publicações!
Como ajudar uma criança com dependência em celular ou tablet
Bullying, como lidar com esta situação?
Meu Relato
Confesso que esta fase da adaptação escolar não é tão simples quanto pensamos. As dicas são válidas, sim, ajudam muito, mas na minha época, a 13 anos atrás, quando aos 10 meses precisei colocar o Luiz Miguel para poder trabalhar não havia tanta informação como hoje.
A princípio levava e aguardava, ele ficou no início por 3 horas, mas chorava muito, ele no berçário e eu do lado de fora, (coisas de mãe). Após uma semana optei por coloca-ló em uma van escolar, ( ah estou aqui escrevendo e passa um filme na minha cabeça lembrando de cada momento) fui no primeiro dia com ele, até porque era mais uma adaptação a fazer, no segundo me escondi na van, e não é que me surpreendi, ficou super tranquilo, já no terceiro optei por não ir, chorou, claro, mas foi no momento, daquele dia em diante ele foi sozinho, e na creche já passou a se adaptar melhor.
Coração fica dolorido, mas não me arrependo e foi o melhor a fazer naquele momento. vejo o quão importante foi para ele, por ter mais independência e autonomia.
Com a Laura achei que seria até mais fácil, por ser bem independente, porém me enganei! Foi um processo mais lento demorou mais tempo. Fomos de pouquinho em pouquinho aumentando os horários, até chegar ficar o dia inteiro. Requer muita paciência e calma. Mas ver o resultado do desenvolvimento é muito gratificante. No ano de 2021 não foi diferente, voltou as aulas e ela chorava quando eu a deixava, mas ao buscar, sempre tinha o feedback positivo que logo parou.
No stories do Instagram sempre compartilho nosso rotina, aproveitem para nos seguir, clicando aqui!
Espero que tenham gostado. Caso tenha alguma dúvida sobre o tema ou sugestão, deixe seu comentário. Ou caso queira divida sua experiência comigo!
Post atualizado.
Força meu amor!!!
Laura vai se adaptar.