brincadeiras

Olá, pessoal!

Falar sobre o brincar é algo indispensável na hora de se discutir sobre como estabelecer uma rotina saudável, que é o pilar principal para que não só o sono como o desenvolvimento geral do bebê seja adequado.

Mas afinal, qual é a importância do brincar na rotina?

Vou contar para vocês um fato: toda criança se desenvolve e interage brincando. Desde pequenininho, o bebê já vai aprendendo através da interação com o mundo e das brincadeiras. O teórico Vygotsky, um dos mais importantes nos estudos sobre o desenvolvimento infantil, afirma que para que a aprendizagem infantil ocorra, é de extrema importância a presença de um mediador!

Por exemplo, ao apresentar um livro sensorial para o seu bebê, você estará agindo dentro de seu papel de mediador(a), pois irá facilitar a exploração dele e ajudando-o nos momentos de dificuldade. Inclusive, devo afirmar que as brincadeiras sensoriais são umas das mais importantes até mesmo para o sono!

brincadeiras

Leia também

Dicas para interpretar o choro do bebê

Desenvolvimento afetivo no primeiro ano do bebê

Sabem por que? Trabalhar a sensorialidade influencia no sono porque uma criança que não é estimulada, que não tem suas capacidades testadas, não terá necessidade de dormir! Não é que ela não irá sentir sono, pois como já falamos sobre as janelas de sono, ela tem um tempo em que conseguirá ficar acordada. Porém nesse tempo que ela fica acordada ela precisa ter aprendido alguma coisa! E a interação permite isso. Mesmo o tempo da janela já tendo sido ultrapassada, se ela não foi estimulada, ela não irá sentir necessidade de dormir, e é como se brigasse contra o sono. A mesma coisa acontece no cenário contrário. A criança que é hiperestimulada e está a mil, sem conseguir dormir por conta dos muitos estímulos. Sempre digo para fazermos as higienes do sono não apenas na hora do sono noturno, mas também durante as sonecas, para diminuir o estimulo.

Quando fazer a brincadeira?

A brincadeira tem que ser feita quando o bebê está acordado, nos intervalos das janelas de sono, e não precisa ser o tempo inteiro entre as sonecas! Um tempinho, 10, 15 minutos em que você dedique 100% de sua atenção para o seu filho é importante, e depois você poderá mediar enquanto ele interage. Você precisa dividir sua atenção, e o bebê precisa sentir que tem atenção para não querer ela fora de hora, ou seja, na hora de dormir. Então é importante essa interação durante o dia, para melhorarmos o sono noturno.

brincadeiras

Vocês já haviam pensado nessa relação? Existem várias brincadeiras sensoriais que podem auxiliar no desenvolvimento! Na próxima coluna estrarei trazendo alguns exemplos bem interessantes para vocês.

Até a próxima!

 

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

4 Comentários

  1. Um post que todos deveriam ler, principalmente quem convive com bebês. Interagir com a criança é de suma importância e eu acredito no potencial desta interação ainda mais, quando ela começa a acontecer mesmo antes dela nascer. O famoso “conversar com a barriga”, sabe? É sabido que os bebês respondem tb a estes estímulos.
    Parabéns pelo post!

  2. Leandro Figueredo Resposta

    Ótimo Post!!!
    Amanda e Mayara, ontem (21/03), estimulei esse cenário.
    Brinquei 10 minutos de boneca com a Laura, o resto, só fiquei como mediador.
    Resultado verídico.

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!