fbpx

Desenvolvimento cognitivo da criança: 10 maneiras de estimular

 

estimular o desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo é caracterizado pela forma como a criança aprende, adquire conhecimento e interage com o ambiente.

Diferentes habilidades cognitivas são adquiridas quando a criança atinge um certo estágio de desenvolvimento, mas para o bebê todas as habilidades serão úteis para atividades que promovam a aprendizagem.

Todos podem incentivar o desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente os pais, em áreas de memória, concentração e atenção, incorporando ações simples na vida cotidiana.

Aqui estão 10 maneiras simples de estimular o desenvolvimento cognitivo da criança:

1. Cante por muito tempo

Cante músicas com seu filho e incentive-o a cantar junto com você. Ouça suas músicas favoritas em casa, no carro fazendo assim ele começar a cantar sozinho. Esta atividade ajuda a promover a identificação de memória e palavras.

2. Determinação do ruído

Peça ao seu filho para identificar os sons que ele ouve durante o dia (por exemplo, o som dos pássaros, um sinal sonoro de automóvel, água corrente ou lava-louças). Ele começará a entender como os sons se relacionam com os objetos em seu ambiente cotidiano.

3. Prática do alfabeto

Ajude a criança a identificar letras cantando junto, lendo livros sobre o alfabeto e brincando com quebra-cabeças com o alfabeto.

Aqui está um exemplo de um jogo simples para ajudar seu filho a aprender suas cartas:

Recorte os quadrados individuais com cada letra do alfabeto, escrita em cores brilhantes.
Misture e coloque em várias superfícies da casa.
Fale uma letra do alfabeto para criança e peça a ela que procure. Ao encontrar vá colocando na ordem, e assim que terminar, as letras do alfabeto estarão em ordem pronto para jogar novamente.

4. Cálculo prático

Determine as oportunidades durante o dia a dia para praticar a contagem. Conte o número de sapatos no armário do seu filho quando ele estiver calçando ou o número de escorregas no parquinho quando você for ao parque.

5. Prática de formas e cores

Identifique formulários e cores ao interagir com seu filho. Você pode dizer “Esta é uma bola azul redonda” quando você joga no quintal. Conforme você envelhece, pode pedir a ele que descreva as coisas para você.

6. Oferta

Quando puder, ofereça aos seus filhos a escolha: “Você gostaria de usar bermuda marrom ou calça azul?” Ou “Você quer queijo ou iogurte?” Isso o ajudará a se sentir mais independente e aprenderá a tomar decisões que afetam a confiança seu dia.

7. Faça perguntas

Outra maneira de ajudar seu filho a aprender a pensar por si mesmo é perguntar a ele: “Qual brinquedo devemos escolher primeiro quando limpamos a sala? Ou: “Por que é importante descer as escadas lentamente?” As perguntas feitas o ajudam a aprender a resolver problemas e entender melhor como o ambiente funciona.

8. Visite lugares interessantes

Viaje ao museu infantil local, à biblioteca ou ao mercado de agricultores para estimular sua curiosidade e proporcionar uma experiência “manual”. Faça perguntas enquanto ele explora e ouve suas respostas e reações. Essas aventuras podem proporcionar uma experiência de aprendizado.

9. Jogue com objetos do cotidiano

Brincar com utensílios domésticos cotidianos é educativo, divertido e econômico. Incentive a criança a combinar bonés de tamanhos diferentes ou olhar no espelho e apontar para o nariz, boca, olhos, etc.

10. Ofereça uma variedade de jogos

Jogue uma variedade de jogos com seu filho para incentivar a resolução de problemas e a criatividade. Se o seu filho for mais novo, você pode criar blocos e jogar. Com a idade, você pode envolvê-lo em jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e jogar “esconde-esconde”.

Desenvolvimento Cognitivo

 

Abraços,

Mayara Figueredo

Mayara Figueredo

Sou Mayara Figueredo, mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindas (os)!

Postagens Relacionadas

2 Comments

  1. […] Desenvolvimento cognitivo da criança: 10 maneiras de estimular […]

  2. Leandro Figueredo

    Ótima informação!
    Desenvolva seu filho com ferramentas que estão ao seu alcance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *