fbpx

 

estimular o desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo é caracterizado pela forma como a criança aprende, adquire conhecimento e interage com o ambiente.

Diferentes habilidades cognitivas são adquiridas quando a criança atinge um certo estágio de desenvolvimento, mas para o bebê todas as habilidades serão úteis para atividades que promovam a aprendizagem.

Todos podem incentivar o desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente os pais, em áreas de memória, concentração e atenção, incorporando ações simples na vida cotidiana.

Aqui estão 10 maneiras simples de estimular o desenvolvimento cognitivo da criança:

1. Cante por muito tempo

Cante músicas com seu filho e incentive-o a cantar junto com você. Ouça suas músicas favoritas em casa, no carro fazendo assim ele começar a cantar sozinho. Esta atividade ajuda a promover a identificação de memória e palavras.

2. Determinação do ruído

Peça ao seu filho para identificar os sons que ele ouve durante o dia (por exemplo, o som dos pássaros, um sinal sonoro de automóvel, água corrente ou lava-louças). Ele começará a entender como os sons se relacionam com os objetos em seu ambiente cotidiano.

3. Prática do alfabeto

Ajude a criança a identificar letras cantando junto, lendo livros sobre o alfabeto e brincando com quebra-cabeças com o alfabeto.

Aqui está um exemplo de um jogo simples para ajudar seu filho a aprender suas cartas:

Recorte os quadrados individuais com cada letra do alfabeto, escrita em cores brilhantes.
Misture e coloque em várias superfícies da casa.
Fale uma letra do alfabeto para criança e peça a ela que procure. Ao encontrar vá colocando na ordem, e assim que terminar, as letras do alfabeto estarão em ordem pronto para jogar novamente.

4. Cálculo prático

Determine as oportunidades durante o dia a dia para praticar a contagem. Conte o número de sapatos no armário do seu filho quando ele estiver calçando ou o número de escorregas no parquinho quando você for ao parque.

5. Prática de formas e cores

Identifique formulários e cores ao interagir com seu filho. Você pode dizer “Esta é uma bola azul redonda” quando você joga no quintal. Conforme você envelhece, pode pedir a ele que descreva as coisas para você.

6. Oferta

Quando puder, ofereça aos seus filhos a escolha: “Você gostaria de usar bermuda marrom ou calça azul?” Ou “Você quer queijo ou iogurte?” Isso o ajudará a se sentir mais independente e aprenderá a tomar decisões que afetam a confiança seu dia.

7. Faça perguntas

Outra maneira de ajudar seu filho a aprender a pensar por si mesmo é perguntar a ele: “Qual brinquedo devemos escolher primeiro quando limpamos a sala? Ou: “Por que é importante descer as escadas lentamente?” As perguntas feitas o ajudam a aprender a resolver problemas e entender melhor como o ambiente funciona.

8. Visite lugares interessantes

Viaje ao museu infantil local, à biblioteca ou ao mercado de agricultores para estimular sua curiosidade e proporcionar uma experiência “manual”. Faça perguntas enquanto ele explora e ouve suas respostas e reações. Essas aventuras podem proporcionar uma experiência de aprendizado.

9. Jogue com objetos do cotidiano

Brincar com utensílios domésticos cotidianos é educativo, divertido e econômico. Incentive a criança a combinar bonés de tamanhos diferentes ou olhar no espelho e apontar para o nariz, boca, olhos, etc.

10. Ofereça uma variedade de jogos

Jogue uma variedade de jogos com seu filho para incentivar a resolução de problemas e a criatividade. Se o seu filho for mais novo, você pode criar blocos e jogar. Com a idade, você pode envolvê-lo em jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e jogar “esconde-esconde”.

Desenvolvimento Cognitivo

 

Abraços,

Mayara Figueredo

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

2 Comentários

  1. Pingback: Dicas de brincadeiras que podem ajudar na construção de uma rotina saudável

  2. Leandro Figueredo Resposta

    Ótima informação!
    Desenvolva seu filho com ferramentas que estão ao seu alcance.

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!