material dourado

O material dourado é idealizados pela médica e educadora Maria Montessori, com foco no trabalho com a matemática, apesar de ter sido elaborado para o trabalho com aritmética, seguiu os mesmos princípios montessorianos sobre a educação sensorial.

O material dourado é destinado a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, algorítimos).

No ensino tradicional, as crianças acabam dominando os algorítimos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem.

Com material dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão.

Obtém-se, então, além da compreensão dos algorítimos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.

 

educação
Fonte: Slide Player

Leia também:

Atividades para professores

REFLETIR, REPARAR e REAVIR – 3 erres da consciência

Exemplo de atividade que pode ser desenvolvida

Jogos livres

É o contato da criança com o material de maneira livre, sem regras. Brincam com o material, fazendo construções livres, representando o sistema de agrupamento. Sendo assim, as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças.

Por exemplo, podem concluir que:

  • A barra é formada por 10 cubinhos
  • Placa é formada por 10 barras
  • O cubo é formado por 10 placas

 

Na escola onde Luiz Miguel estuda eles já fazem o uso do mesmo, aproveitei e comprei para que ele possa ter melhor entendimento e desenvolvimento nas atividades feitas em casa e tenho percebido que está sendo bem mais fácil e esclarecedor!
Abraços, Mayara Figueredo!

 

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

4 Comentários

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!