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REFLETIR, REPARAR e REAVIR – 3 erres da consciência

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consciência

Recebi muitas perguntas de pais e educadores engajados em desenvolver estratégias mais funcionais e eficazes para educar suas crianças utilizando os 3 erres da consciência: REFLETIR, REPARAR e REAVIR. Mas, afinal…

COMO FUNCIONAM OS 3 ERRES DA CONSCIÊNCIA?

Primeiramente, é necessário entender quais são esses três níveis, como podem contribuir e quais resultados obtive ao realizar abordagens pautada nesse mapeamento.

 Certa vez, recebi para atendimento uma dedicada mãe que dividia-se entre rotina familiar e profissional, educação dos filhos (de 6 e 10 anos) e investimentos acadêmicos. Entretanto, seus exaustivos afazeres foram diminuindo, gradativamente, a representatividade de sua autoridade como mãe. Em outras palavras, sua ausência enfraqueceu a relação com seus filhos.

Os pequenos passaram a não seguir as regras de casa, indispunham-se entre si com frequência, apresentaram baixo rendimento escolar, enfrentavam a mãe etc. Nestes casos, é comum a progenitora, frustrada com a deseducação das crianças: perder a paciência, desistir, ser mais enérgica ou… procurar ajuda profissional!

Ao conhecê-los, no atendimento psicopedagógico para dificuldades escolares, não os sobrecarreguei de regras, comandos e correções. As intervenções desenvolvidas para esse atendimento tinham como propósito maior construir na consciência das crianças o senso de causa e consequência, onde cada um é responsável por seus atos transformadores no mundo. O mapeamento traçado englobou esses três níveis de maneira indissociável:

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Para que os 3 erres da consciência funcionem, é primordial que essa combinação seja frequente e que não sobrecarreguem as crianças, pois essa construção tende a beneficiar todos os envolvidos e é dessa maneira que deve ser compreendida.

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QUANDO UTILIZAR OS 3 ERRES DA CONSCIÊNCIA?

Perceba que os momentos adequados são aqueles em que decisões precisam ser tomadas pela criança (com ou sem a sua presença), porém é necessário ir além das decisões, é preciso alcançar a ressignificação de atos e pensamentos para que a formação e o desenvolvimento do ser humano esteja pautado em senso crítico, valores e moral.

Neste momento inicial, o primeiro passo deve ser dado pelos adultos, ou seja, enxergue a educação das crianças sob a ótica de que um comportamento não se modificará do dia para a noite e a persistência será o caminho para o sucesso! Inicie esse processo livrando-se das estratégias mais agressivas e exageradas conferindo nesta coluna “Como educar sem gritar?”. E lembre-se que crianças são crianças e estão na fase de autoconhecimento e construção da personalidade, combinado?

Nos próximos posts reunirei os aspectos de cada “Erre” e como aplicá-los na rotina dos pequenos, não perca!

Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões! Sua participação é muito bem-vinda! Até o próximo post!

Post escrito pela Psicopedagoga Especialista em Educação, Alfabetização e Educação Inclusiva Bruna Fabiani 

1 comentário
  1. Monica Disse:

    Gostei muito disso! Estou sempre em busca de informações que me ajudem a educar o Pedrinho!

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