Quarto montessoriano,  5 dicas para criar um quarto divertido e educativo!

Você não precisa esperar que a pré-escola comece para  incentivar seu filho(a) a pensar e agir de forma independente! Transforme o espaço da criança em um ambiente de aprendizado seguro e independente.

quarto montessoriano

Mantenha a decoração simples

Alto contraste e cores primárias ousadas podem ser bons para o desenvolvimento, mas quando se trata do quartinho, é melhor deixar esses elementos de fora. O quarto do seu bebê deve ser um local relaxante. Pense em neutros e tons suaves e calmantes como o verde, e tenha cuidado ao introduzir elementos padronizados. Escolha acessórios que funcionem como brinquedos, como um bonito ábaco de madeira ou um conjunto de anéis de empilhamento esculpidos à mão.

quarto montessorianoAdapte o berço

Os berços restringem o movimento e deixam as crianças dependentes dos pais para ter acesso à sua própria cama. Os pais devem decidir quando o filho deve dormir e quando devem acordar – uma decisão que, de acordo com os princípios Montessori, deve ser deixada para a criança. Embora as práticas seguras de dormir sejam indispensáveis ​​durante o primeiro ano do bebê, uma cama de piso de fácil acesso é uma maneira fácil e segura de dar autonomia à criança em relação ao instinto corporal básico de dormir. Basta colocar o colchão do seu filho no chão, coloque uma grade protetora.

quarto montessorianoLeia também:

Como estimular o desenvolvimento infantil

Desenvolvimento cognitivo da criança: 10 maneiras de estimular

Como educar sem gritar?

Padronize os móveis

O mundo pode ser um lugar muito intimidante quando você tem apenas dois metros de altura. Escalar as coisas não só reduz a ansiedade, mas também dá ao seu filho a capacidade de explorar e interagir com o ambiente. Ao decorar o quarto, opte por móveis de tamanho infantil sempre que possível, exemplo uma pequena mesa e cadeiras em miniatura. Se você planeja pendurar um quadro, pendure-a no nível dos olhos da criança, onde ela pode apreciá-la. (Para evitar acidentes, aparafuse quadros e outros itens decorativos diretamente na parede em vez de pendurá-los.)

quarto montessoriano

Dinâmica dos brinquedos

Crianças devem ter livre acesso a brinquedos, mas tenha cuidado para não sobrecarregar o seu pequeno. Muitos brinquedos podem ser excessivamente estimulantes. Em vez de encher prateleiras e cestas com brinquedos e livros, tente organizar com pouco, apenas os favoritos em várias estações temáticas.

Invista em prateleiras baixas e resistentes que funcionam como superfícies de jogo e use prateleiras para exibir livros onde a criança possa ter acesso. Faça sempre o presseleção de brinquedos e livros, para que haja sempre algo novo e inspirador para capturar a imaginação da criança. Espelhos e outras experiências sensoriais também são uma ótima maneira de manter seu filho entretido.

Torne tudo acessível

Se você quer que seu filho aprenda ser independente em seu próprio espaço, você precisa tornar esse espaço acessível para ele. Considere a substituição de gavetas grandes e pesadas por pequenos cubos e instale um cabideiro inferior no armário, para que a criança possa ajudar a escolher suas próprias roupas. Ganchos de parede facilmente acessíveis também são uma ótima opção. Mesmo algo tão simples quanto um extensor de luz pode fazer uma grande diferença no nível de independência da criança.quarto montessoriano

No meu perfil do Pinterest você vai encontrar várias inspirações para um quarto montessori, venha conferir!

Abraços, Mayara Figueredo!

2 Comentários

Deixe seu comentário

Pin It
error: Content is protected !!