fbpx

Iluminação da sua casa: ideias brilhantes

É evidente que ter uma boa iluminação no lar, ou mesmo no escritório, é vital. Afinal, isso nos ajuda a nos sentirmos bem, energizados, e evita problemas de visão.

Para isso, além da luz natural, que pode ser filtrada por uma ou várias janelas, devemos escolher as lâmpadas adequadas para dar vida aos nossos espaços. Vale ressaltar que elas não apenas fornecem luz, mas também atuam como pontos focais na decoração. Isso significa que desempenham um papel importante no design, portanto, solte sua imaginação.

Iluminação da sua casa
Iluminação da sua casa / Foto: Banco de Imagem

Nosso objetivo é contar tudo o que você precisa saber sobre as lâmpadas para que possa encontrar as que se encaixam perfeitamente às suas necessidades. Garantimos que você não se arrependerá lendo este artigo.

Tipos de lâmpadas para Iluminação da sua Casa

Em primeiro lugar, é relevante destacar que existem muitos tipos diferentes de lâmpadas. Em termos de decoração, isso possibilita uma infinidade de estilos. No entanto, também é preciso considerar as características de cada tipo para determinar qual é o ideal para o ambiente que temos em mente.

A seguir, vamos falar sobre os tipos de lâmpadas mais populares no mercado. Também faremos algumas observações sobre o estilo e a função de cada um desses tipos para manter você bem informado sobre o assunto.

  • Lâmpadas de pé: essas são uma peça clássica no amplo e fascinante universo da decoração. Uma de suas principais vantagens é a capacidade de se adaptarem a qualquer estilo de decoração; ou seja, são extremamente versáteis. Qual é a sua função? Focalizar a luz em um ponto específico. Se você gosta, por exemplo, de ter um cantinho agradável para leitura, esta é a iluminação ideal.
  • Luminárias de Teto: também se caracterizam por serem muito adaptáveis. Não importa qual estilo você tenha escolhido para a decoração do seu ambiente (rústico, clássico, moderno, etc.), há muitas opções para criar uma grande harmonia.

Além disso, elas têm a vantagem de iluminar com grande intensidade. Sua função é distribuir a luz por toda a sala, pois são, em termos gerais, abertas e grandes.

  • Lâmpadas de papel: essas são encantadoras. Funcionam muito bem em espaços com estilo minimalista e/ou oriental. Quanto à função, elas fornecem uma certa sensação de calor ao ambiente.
  • Lâmpadas de mesa: voltando ao estilo clássico, esse tipo de iluminação é altamente recomendado. Costuma ser usado em áreas de estudo, pois é muito funcional.

Portanto, como você pôde ver, existem lâmpadas para todos os gostos. Os tipos que destacamos aqui são excelentes, fáceis de combinar com outros elementos decorativos e funcionais. Com qualquer um deles, você ficará mais do que satisfeito.

No entanto, gostaríamos de aprofundar um pouco mais sobre as luminárias de teto. Há muito a dizer sobre elas, começando pelas vantagens que oferecem aos usuários: uma variedade enorme de modelos, luz intensa, economia de espaço, redução do consumo de energia, entre outras questões.

Ao optar por luminárias de teto, você descobre um mundo de possibilidades. Pode escolher luzes combinadas, luzes embutidas, luzes com padrões geométricos, luzes perimetrais, luzes com ventilador, luzes ajustáveis e até luzes personalizadas. Todas elas são úteis para tornar o espaço 100% seu.

As luminárias de teto transformam a iluminação em arte, seja escolhendo algo simples ou mais complexo. Basta deixar sua criatividade fluir para criar um espaço verdadeiramente surpreendente.

Dicas para economizar energia

Tendo explorado vários tipos de lâmpadas, agora devemos nos concentrar em como economizar energia para que a conta de luz não cause um grande desconforto (ou um grande buraco no bolso).

Uma excelente ideia para economizar na iluminação é pintar as paredes e o teto com cores claras. Isso ocorre porque tons próximos ao branco refletem a luz e tornam o ambiente automaticamente mais luminoso.

Uma alternativa é instalar sensores de movimento em áreas de passagem em casa (corredores, entrada) ou em quartos onde não passamos tanto tempo, independentemente de quais sejam. Isso garantirá que a luz não fique acesa por mais tempo do que o necessário.

Outra opção é aproveitar ao máximo os momentos em que há luz solar. Abra as cortinas, coloque alguns sensores solares em casa e curta o calor do sol enquanto ele ilumina o espaço.

Também é uma boa ideia regular a intensidade das lâmpadas para consumir menos energia, escolher lâmpadas fluorescentes, pois também consomem pouca energia, e usar luz direta para atividades que requerem isso (como ler ou estudar).

Por fim, é recomendável comprar lâmpadas LED. Por quê? A iluminação que elas proporcionam é excelente. Além disso, são muito duráveis, com cerca de cem mil ciclos de ligar e desligar.

Sim, é verdade que essas lâmpadas são um pouco caras, mas você deve considerar a compra como um investimento a longo prazo. Vale a pena cada centavo, e o que você economizará posteriormente compensará esse gasto inicial.

Se você seguir essas dicas, garantimos que sua conta de luz diminuirá. Além disso, não podemos esquecer que economizar energia é fundamental para cuidar do nosso meio ambiente. Ao fazer a nossa parte, estamos contribuindo para interromper o ciclo de poluição deste belo planeta do qual todos fazemos parte.

Conclusão

Reiteramos que a iluminação, tanto em casa quanto no escritório, é fundamental. Se você ainda sentir que precisa de ajuda para fazer suas compras, não se esqueça que pode procurar ideias de decoração online e se inspirar.

Dito isso, o que você está esperando para não apenas decorar seus quartos, mas também iluminar e dar vida a eles? Insistimos que você solte sua imaginação. Não tenha medo de experimentar e tentar coisas novas.

Mayara Figueredo

Sou Mayara Figueredo, mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindas (os)!

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *