Dicas para cuidar de plantas dentro de casa

Nem todas as pessoas têm a oportunidade de ter um jardim cheio de variedades de plantas. Por isso, a solução para essas pessoas é trazer o verde para dentro de casa. Se você quer apostar nessa tendência, então é fundamental saber cuidar das plantas dentro de casa. Afinal, os cuidados e as espécies que você pode cultivar são diferentes. 

Organização da casa: ideias e dicas baratas de como organizar a casa!

Empreendedorismo feminino: 5 ideias para trabalhar em casa!

Sendo assim, veja neste artigo todas as dicas de cuidados com plantas dentro de casa e um guia completo com várias espécies que você pode colocar em diferentes ambientes da casa. 

Plantas dentro de casa: Como escolher?

Cada espécie de planta tem seus próprios cuidados, o que inclui: luminosidade, tipo de solo, temperatura, entre outras particularidades. Por isso, ao escolher plantas para usar dentro de casa é fundamental pensar nas condições climáticas que ela enfrentará no ambiente que você escolher. 

O interior das residências, na maioria das vezes, possui menos incidência solar. Logo, as plantas que mais se adaptam dentro de casa são as que precisam de pouca luminosidade. Veja a seguir 10 espécies de plantas que você pode usar dentro de casa!

1. Cróton

plantas dentro de casa

Com folhas grandes e coloridas, essa espécie chama bastante a atenção em qualquer ambiente. As cores das folhagens podem atingir tons de roxo, vermelho, amarelo, rosa, verde, laranja e branco. Contudo, mesmo se adaptando bem ao ambiente interno, ela precisa de bastante luminosidade. 

2. Samambaia

plantas dentro de casa

Essa planta possui folhas longas e podem ser pendentes ou touceiras volumosas. A cor das folhagens quase sempre é verde-clara, e possuem uma textura bastante peculiar. É ótima para preencher espaços vazios da casa, ainda mais porque elas gostam de meia-sombra. 

3. Orquídea

plantas dentro de casa

Existem muitas variedades de orquídea, sendo que cada uma é mais linda que a outra. Ela se adapta muito bem aos ambientes internos, apresentam floração em determinado período do ano e pode apresentar diferentes colorações, como púrpura, rosa, branco, amarelo, vermelho e até azul. 

4. Suculentas e cactos

plantas dentro de casa

Amam sol, mas ninguém resiste a não ter pelo menos uma espécie dentro de casa. Por isso, se você optar por ter uma plantinha desse tipo, escolha um local bastante iluminado, como uma varanda, beiral da janela, ou outro. São bem fáceis de cuidar e gostam de pouca água. 

Como ter uma rotina organizada e mais leve

Soluções para evitar acidentes domésticos

5. Zamioculca

plantas dentro de casa

Essa é a queridinha do momento, todo mundo quer ter uma zamioculca. Com folhagem exuberante, essa planta se adapta muito bem ao ambiente interno, podendo ficar em locais com pouca luminosidade, perto de ar condicionado, entre outros.

Dicas de cuidados com plantas dentro de casa

Agora que você já conhece algumas espécies que se adaptam muito bem em ambientes internos, vamos às dicas de cuidados para que essas plantas continuem sempre bonitas e saudáveis. 

1. A escolha do local para plantas dentro de casa

Ao colocar uma planta dentro de casa, a primeira coisa que você precisa se preocupar é com a escolha do local. Cada planta precisa de uma luminosidade diferente, contudo, todas elas precisam da luz do sol. Os melhores locais para qualquer planta são próximos à janelas, varandas e sacadas. 

2. Fertilização para plantas dentro de casa

Outra coisa muito importante para as plantas que vivem dentro de casa é manter a fertilização em dia. Afinal, esse é o alimento da planta, sendo assim, ela precisa ser nutrida de acordo com suas necessidades. Confira as necessidades da sua planta em relação à fertilização e mantenha esse cuidado constante. 

3. Cuidados com a rega para plantas dentro de casa

Algumas espécies gostam de solo úmido, outras de solo drenado, mas nenhuma de solo seco ou encharcado. Além disso, é importante considerar que em alguns ambientes internos a umidade do ar é maior ou menor, e isso implicará também no número de regas por semana. Como na dica anterior, confira as necessidades da sua planta e, se tiver dúvidas, coloque o dedo na terra para saber se a planta precisa de rega. 

4. Tamanho do vaso ideal para plantas dentro de casa

Quase ninguém comenta sobre isso, mas o tamanho do vaso tem grande impacto na qualidade de vida da sua planta. Ao comprar sua nova planta na floricultura, é importante pensar se ela precisará de um novo vaso. Isso porque as plantas crescem e as raízes precisam de mais espaço para se desenvolverem. O tamanho do vaso ideal depende da espécie da sua planta, e isso você descobre consultando informações sobre ela. 

5. Limpeza e cuidados com pragas em plantas dentro de casa

Talvez você pense: dentro de casa não há preocupações com pragas! Às vezes isso pode ocorrer, contudo, algumas pragas mais insistentes podem acabar chegando até suas plantinhas. Além disso, é importante ter o cuidado com a limpeza das plantas. Podar quando necessário, tirar a poeira, remover pragas, entre outros cuidados deste tipo, não podem ser deixados de lado. 

Faça você mesma decoração: 15 ideias fáceis e baratas para decorar

plantas dentro de casa

Ferramentas, vasos e plantas: Onde comprar?

Se você é iniciante nos cuidados com as plantas, precisará de ferramentas, materiais e até mesmo de plantas para cuidar. Por isso, a seguir você encontra uma lista com os itens mais usados na jardinagem, mesmo que dentro de um apartamento e com indicações de boas lojas para comprar. 

Kit para jardinagem ou horta: trata-se de um conjunto de ferramentas essenciais para cuidar de horta ou plantas dentro de casa. Itens como tesoura de poda, garfo pequeno, ancinho, pá pequena e par de luvas, são essenciais para os jardineiros de apartamento. Você pode montar o seu ou comprar pronto, como é o caso do Kit de jardinagem Tramontina

Vasos de plantas: ora ou outra você vai precisar de um vaso vazio para fazer um transplante da sua planta. Às vezes, é indicado dividir a planta para que ela tenha mais espaço no vaso. Sendo assim, esse item é indispensável para manter os cuidados com as plantinhas. Você encontra lindos modelos de vasos na Americanas.com.

Argila expandida: para montar seus novos vasos, você precisará da argila expandida. É esse item que formará a camada de drenagem da sua planta. Afinal, é preciso drenar o excesso de água das regas, caso isso não aconteça, as raízes apodrecem e a planta morre. 

Plantas: você pode comprar mudinhas de várias espécies na internet. Só tome o cuidado para não comprar uma planta artificial, pois elas são realmente parecidas com as verdadeiras. Leia sempre a descrição do produto para ter certeza. 

Gostou de aprender sobre cuidados com plantas dentro de casa? Então deixe seu comentário e compartilhe todas essas dicas.

plantas dentro de casa
Posts Relacionados

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.