Organização da casa: ideias e dicas baratas de como organizar a casa!

organização da casa

A organização da casa é capaz de promover sensação de bem-estar e conforto, sendo parte essencial de uma vida leve, saudável e equilibrada. Por outro lado, viver em meio a bagunça é algo que incomoda qualquer um, além de só dificultar o dia a dia das pessoas.

Pensando nisso, reuni neste artigo várias dicas de como organizar a casa, indo de cômodo a cômodo e dentre os diferentes tipos de objetos. E para você que quer dicas práticas e rápidas, também ensinarei como organizar a casa em pouco tempo, tornando sua vida muito mais fácil. Confira!

Empreendedorismo feminino: 5 ideias para trabalhar em casa!

Como distrair as crianças? Brincadeiras dentro de casa, dicas de leitura e muito mais!

Organização da casa e da vida!

Antes de começar as dicas de organização do lar vamos falar um pouco sobre o nosso interior? Antes que você pense que a organização da casa não tem nada a ver com a forma que lidamos com a vida, saiba que é um erro pensar assim!

Na verdade, tudo que externalizamos faz parte do nosso interior. Isso significa que se estamos com a casa desorganizada, é porque precisamos organizar nosso interior também. Ao passo que percebemos isso, fica muito mais fácil transformar nosso lar em uma casa organizada.

Sendo assim, antes de iniciar as dicas de organização da casa, comece a refletir sobre o que está desorganizando sua vida. Pense em como você pode voltar a ter equilíbrio em sua vida pessoal ou profissional. Feito esse exercício, agora você já estará pronta para começar a organizar a casa!

Dicas para reforma no quarto das crianças durante as férias escolares

Decoração de Casa com Crochê

Como organizar a casa?

Saiba que há várias formas de organizar a casa. Embora isso pareça simples, saber exatamente como organizar cada cômodo ou categoria de objetos permitirá que você faça um trabalho mais rápido, fácil e prático para o seu dia a dia. Sendo assim, veja a seguir 5 dicas de organização da casa!

1. Mude de hábitos

A organização envolve a mudança de hábitos. Para ter uma casa sempre organizada, é preciso mudar os hábitos, principalmente se você vive com mais pessoas. E não pense que tudo deve ser sua responsabilidade, nada disso! Todos da casa devem fazer parte desta organização do lar, inclusive as crianças.

Pai, mãe, irmãos, marido, filhos, sejam lá quem vive com você, traga-os para o conceito de organizar e manter tudo em seu devido lugar. Se for preciso, delegue atividades para cada pessoa que vive com você, assim ficará mais fácil e rápido organizar a casa.

2. Decida como quer organizar

De antemão, saiba que há duas formas bem práticas de organizar a casa, sendo elas: por cômodo ou por categoria de objeto. Ambas são fáceis, mas é você quem determinará a melhor opção para a sua casa.

Na primeira opção, você deve ir em cada cômodo e organizá-lo por inteiro. Já na segunda modalidade, a ideia é selecionar uma categoria de objeto e organizá-la, por exemplo: roupas, alimentos, livros, documentos, entre outros.

3. Faça desse momento um desapego

Ao começar a organizar a casa logo percebemos que acumulamos coisas o tempo inteiro, e essas coisas muitas vezes só atrapalham a organização da casa. Todavia, você deve praticar o desapego e se livrar daquilo que não traz satisfação, utilidade ou benefício de alguma forma para o seu lar.

Além de objetos espalhados pela casa, você deve se desapegar de roupas que não usa mais e jogar fora tudo que estiver com validade vencida, como maquiagem, cremes, produtos de higiene pessoal, alimentos, medicamentos, entre outros produtos.

Tem dificuldade em desapegar? Sugiro assistir à série na Netflix sobre Marie Kondo, que também é autora do aclamado livro “A Mágica da Arrumação“.

Síndrome de Burnout: o que é, quais sintomas e como tratar

Crise conjugal pós maternidade: como anda seu casamento?

4. Coloque a mão na massa

Tendo definido e planejado sua organização, é hora de colocar a mão na massa! Em outras palavras, comece a organizar a partir dos locais definidos para cada item. Nesse processo, você talvez precisará fazer bastante bagunça. Mas não se preocupe, bagunçar mais faz parte do processo de organizar.

Nesse ínterim, não se esqueça de limpar todos os locais escolhidos para realizar a organização, como gavetas, prateleiras, armários, potes, divisores de gaveta, entre outros itens. A ordem correta é: bagunce, desapegue, limpe e organize.

BAIXE AGORA PLANNER DIÁRIO

5. Dê prioridade para as suas necessidades

Ao pesquisar por dicas de organização de casa, é comum que você encontre falácias bem personalizadas ao gosto de quem deu àquelas orientações. No entanto, você deve ter como prioridade suas próprias necessidades. Todas as dicas passadas até aqui devem ser personalizadas por você para se adaptar ao seu dia a dia, às pessoas que convivem com você e aos itens que precisam ser organizados na sua casa.

Sendo assim, veja o que tem maior prioridade em sua organização, como ter maior praticidade para encontrar tampas de panelas, por exemplo, saber onde estão todos os pares de meia, não deixar que os alimentos estraguem no armário ou geladeira, entre outras necessidades.

Dicas de organização da casa

Para tornar tudo ainda mais fácil em sua organização, separei algumas dicas e ideias legais de organização da casa. Confira!

Tabela de organização da casa: essa é uma ótima forma de manter a casa sempre organizada. Faça uma tabela com organizações diárias, semanais ou mensais.

Use caixas e separadores: esses dois itens são ótimos para quem está procurando por dicas de organização de armários, despensa, closet, entre outros lugares. As caixas e os separadores de gaveta ajudam a manter tudo organizado.

Categorize os alimentos: no caso de armários e despensa, a categorização de alimentos é parte essencial da organização. Criando categorias e separando os alimentos em cada uma delas, é mais fácil consumir esses itens e vê-los ao abrir o armário.

Pendure: toalhas, roupas, acessórios de cozinha, entre outros objetos, podem ser pendurados para economizar espaço e torná-los mais acessíveis.

Não acumule coisas: não basta desapegar, é preciso praticar constantemente o ato de não acumular coisas. Seja roupa, sapato, bolsa, acessórios de cozinha, potes, brinquedos, ou outro objeto, compre conscientemente!

Aposte em DIY’s: se você está procurando por dicas baratas de organização, nada melhor do que fazer você mesma organizadores, objetos e até móveis. Definitivamente você encontrará uma boa ideia na internet para solucionar algum problema que você possui na sua casa.

organização da casa
Posts Relacionados

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.