fbpx
crise conjugal

Um neném chega na vida de um casal junto com muitas transformações, inclusive na vida íntima dos pais. Cansaço, autoestima, preocupações, hormônios, são alguns dos fatores que geram tantas mudanças nessa fase.

Na rodinha de amigas você é daquelas que se identifica com as reclamações da vida conjugal ou das que procuram as soluções para os problemas?

Veja as possíveis situações que podem ocorrer na crise conjugal e em qual dos lados você se identifica. Mas saiba que é comum não saber lidar com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo e é por isso que escrevo aqui.

Mude o foco para achar a solução para sua crise conjugal e usufrua dessas dicas

Baixa autoestima

Muitas mulheres ficam com a autoestima baixa nessa fase. Pois o corpo mudou com a gravidez. É fundamental o casal conversar sobre isso e sobre todas as mudanças que vem ocorrendo. Pode ser que ele não esteja tão preocupado com isso como a mulher imagina. E ela saber disso é importante.

Insegurança

É comum que homens e mulheres se sintam inseguros referente a dor do pós parto. E sim, podem ter algumas posições e movimentos que seja indicado evitar, mas explorem mais as preliminares e as demais formas de prazer. Há quem pense sexo é só quando há penetração, mas sexo oral também é sexo, masturbação também é sexo… usem a criatividade e abusem das carícias.

Indisposição

Pai e mãe tem sua rotina alterada devido a chegada do neném e isso claramente os deixa mais cansados nessa fase, gerando uma certa indisposição para fazer qualquer coisa além do básico, inclusive sexo. Porém a falta de prazer pode acarretar em maiores níveis de estresse e aumentar a sensação de cansaço. Então, casais, saibam que vale a pena o esforço para terem um momento prazeroso!

Síndrome de Burnout: o que é, quais sintomas e como tratar

Puerpério: o que é e quais as alterações físicas após o parto

Baixa de libido – hormônios

Os hormônios produzidos pelo corpo nessa época agem na diminuição da libido e na diminuição da lubrificação fazendo com que não seja fácil ocorrer uma nova gravidez nos primeiros meses de vida do bebê, quando é a fase que ele mais precisa da mãe para alimentação e cuidados. A própria prolactina faz isso, que é o hormônio que tem a função de estimular a produção de leite.

Entender isso pode ajudar o casal a ter atitudes mais conscientes para aumentar o desejo.

Para Eles

Sim, alguns homens também são afetados nessa fase. Mais emocionalmente e não hormonalmente, claro. Normalmente isso acontece por eles terem uma ideia de que relação e maternidade não combinam, por acreditarem que sexo é impuro, ao contrário da maternidade que é sinônimo de pureza.

Outra coisa que às vezes acontece com os homens é poderem se sentir abandonados por suas mulheres por conta da atenção dela em grande parte voltada para o bebê.

crise conjugal

Mais uma vez, a velha e simples solução de conversar pode acender a luz para as soluções através da compreensão do que está havendo e o que cada um pode mudar para se satisfazerem mais.

A Importância da Higiene do Sono para lidar com a insônia Comportamental Infantil

Você já ouviu falar sobre a adolescência do bebê? Conhecida como Terrible Two

Ou seja, para passarem bem por essa crise conjugal procurem reduzir a autocobrança em todos os sentidos, não só o sexual, mas referente a todo o contexto dessa fase. Pois com a aceitação dos limites de ambos e sabendo dizer isso um ao outro já é um grande passo. Você se conhecer faz toda a diferença também, saiba o que tem de ponto forte, que pode superar o que está “em baixa” agora e quem sabe até autodescoberta ou experimentar o novo. E lembre de usar e abusar da imaginação.

Crise conjugal

Texto escrito pela Psicóloga e Coach de Relacionamento e Sexualidade Isabele Lucchesi.

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

1 Comentários

  1. Leandro Figueredo Resposta

    Período muito difícil durante o casamento, foi a gestação da Laura e pós parto.
    Não conseguimos manter a rotina sexual até hoje, alem da barreira emocional criada é a dedicação total aos filhos.
    Precisamos encontrar uma nova formula para volta a vida romântica e sexual.

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!