O que é o Puerpério?

Puerpério é o período pós-parto que vai desde o nascimento do bebê até a volta da menstruação da mulher depois da gravidez. Pode durar  45 dias, dependendo de como é feita da amamentação.

O puerpério também conhecido como período de resguardo ou quarentena, já que dura cerca de 40 dias.

O corpo da mulher vai mudando e se adapta  à gravidez durante as 40 semanas . Isso é essencial no desenvolvimento do feto, pois é o preparo para o período de amamentação quando o bebê nasce. Após o nascimento, todos os órgãos precisam recuperar sua condição e retornar ao seu lugar.

A maternidade causa mudanças emocionais e psicológicas, fazendo com que a mãe demore um pouco para se recuperar completamente da gravidez e do parto.

puerpério

Alterações físicas durante o puerpério

O puerpério é um momento em que a mulher enfrenta as mudanças físicas após o parto, juntamente com as mudanças emocionais e fadiga das primeiras semanas em que a atenção ao bebê é constante e há pouco tempo para dormir.

Clique aqui e descubra as Mudanças no corpo durante a gravidez.

Neste período, uma série de mudanças ocorre, como:

Hemorragia

Sangramento vaginal semelhante ao da menstruação ocorrerá 6 semanas após o parto. Durante os primeiros dias, o sangramento será mais abundante e vermelho, mas com o passar dos dias, ele diminuirá.

Desconforto devido a episiotomia

Durante as primeiras duas semanas, você sentirá desconforto se uma incisão tiver sido feita para facilitar a entrega do bebê. Os pontos da episiotomia cairão sozinhos ou serão absorvidos, mas você terá que tomar uma higiene cuidadosa para evitar infecções.

Cólicas

Contrações do útero para retornar ao seu tamanho. Eles ocorrem durante os primeiros dias após o parto. Podem ser irritantes e nas mulheres em amamentação a dor é mais intensa, pois a sucção da criança estimula as contrações.

Adaptação à amamentação

Especialmente em mães de primeira viagem,  que precisam aprender a amamentar.  Às vezes, o desconforto causado pela má postura, a dor por causa de rachaduras ou mesmo se ocorrer a  mastite, pode levar ao abandono precoce da amamentação. No entanto, uma boa informação ajudará a facilitar e a amamentar.

Leia também:

20 maneiras de amar estar grávida

Desenvolvimento afetivo no primeiro ano do bebê

Mudanças emocionais 

Mudanças de humor e até mesmo o que é chamado depressão pós-parto é muito normal durante o puerpério. Após a alegria do nascimento do bebê, há um período de fadiga física, exaustão e até um estado de depressão . É importante o apoio das pessoas ao seu redor para receber conforto nesta situação e ajudar com o bebê para que você possa descansar.

puerpério

Relação Sexual

O sexo também afeta durante este período. Durante o puerpério, as relações de casal não são recomendadas e também o bebê absorve todo o tempo dos pais impedindo um relacionamento mais próximo . Quando as relações sexuais são retomadas, elas geralmente são irritantes para a mulher.

Cuidados necessários no puerpério

No puerpério é muito importante andar após o parto, para:

  • Diminuir o risco de trombose;
  • Melhorar o trânsito intestinal;
  • Contribuir para o bem-estar da mulher.

A consulta com o obstetra ou ginecologista às 6 ou 8 semanas após o parto, também é essencial, para verificar a cicatrização do útero está correta e se não há nenhuma infecção.

puerpério

Fonte: Tua Saúde

Espero que tenham gostado. Deixe seu comentário contando alguma experiência.

Abraços, Mayara Figuererdo!

Deixe seu comentário

Pin It
error: Content is protected !!