Como distrair as crianças? Brincadeiras dentro de casa, dicas de leitura e muito mais!

brincadeiras dentro de casa

A suspensão das aulas está acontecendo em todo o país e, infelizmente, esse não é um período para férias. Com as crianças em casa, os pais precisam saber utilizar esse tempo “livre” para distrair as crianças e tornar esse período menos conturbado possível. Pensando nisso, reuni uma série de dicas de leitura, brincadeiras dentro de casa e como seguir com os estudos durante a quarentena.

Quarentena não são férias, espalhe a conscientização!

O momento que estamos vivendo é de grande preocupação, mas ainda assim, há vários registros de famílias visitando parques, praias e locais públicos com seus filhos como se fossem férias escolares.

Se você pensou por algum momento em fazer isso também, saiba que a suspensão escolar tem apenas um objetivo: evitar expor as crianças a locais públicos, com muitas pessoas e com risco de contaminação. Ao desrespeitar essa recomendação, estamos expondo nossos filhos, familiares e a nós mesmos.

Então se você conhece alguém que está usando a quarentena para passear, conscientize essa pessoa. É dever de todos espalhar informação, em vez de expor familiares, amigos e pessoas próximas ao perigo da contaminação.

Síndrome de Burnout: o que é, quais sintomas e como tratar

7 Benefícios da Música na Educação Infantil

Estudo, brincadeiras dentro de casa e dicas de leitura!

Mas você pode estar se perguntando: o que fazer com as crianças em casa em tempos de coronavírus? Sei o quanto é difícil distrair as crianças dentro de casa por vários dias e manter uma rotina confinada. Contudo, algumas atividades podem te ajudar nesse período como ler, estudar, praticar exercícios físicos e claro, brincar!

Colocar os estudos em dia

As crianças não estão de férias, a suspensão só ocorre pelo risco de contaminação. Sendo assim, é dever dos pais criar uma rotina de estudos em casa para que as crianças continuem aprendendo.

Algumas escolas já possuem as recomendações e materiais didáticos para que as crianças continuem aprendendo em casa. Mas se você não tiver acesso a essas informações, explore outras possibilidades. Como rever os conteúdos estudados nos primeiros meses do ano, usar sites gratuitos para educação infantil, entre outras possibilidades.

O importante nesse momento é criar uma rotina de estudos, como se a criança estivesse estudando em casa. Das 07:00 às 11:00 horas, por exemplo, é o momento de colocar os estudos em dia.

20 dicas de filmes infantis que são sucesso por aqui

Soluções para evitar acidentes domésticos

Fazer brincadeiras dentro de casa

Diante de um problema tão sério e preocupante que é o coronavírus, o clima dentro de casa precisa ser amenizado para que todos tenham um isolamento domiciliar tranquilo, e isso deve ser levado para as crianças. Muitas vezes não percebemos, mas as crianças estão observando tudo que está acontecendo e elas também podem ficar tensas, preocupadas e com medo.

Então para aliviar esse climão, você pode apostar nas brincadeiras dentro de casa que permitirão diversão e distração para as crianças. Veja a seguir algumas ideias legais!

1. Brincadeiras de faz de conta: essa é simples, fácil e estimula a imaginação das crianças. Pode ser de loja, veterinário, restaurante, hospital, ou o que a imaginação permitir. Para isso, disponibilize materiais, brinquedos e outros itens que as crianças possam brincar.

2. Circuito de atividades: a ideia é proporcionar a descarga de energia. Nesse caso, afaste os móveis de algum ambiente da casa e crie vários obstáculos, desafios e missões para que as crianças se movimentem.

3. Acampamento dentro de casa: essa é uma diversão para a noite! Prepare comidinhas gostosas, crie um clima de acampamento (vale a pena usar aplicativos que imitam sons da natureza), e faça leituras para as crianças, como se estivessem em volta de uma fogueira.

4. Dobraduras em papel: toda criança adora essa atividade, que ainda contribui para a coordenação motora. Selecione alguns vídeos no YouTube de origamis e deixe as crianças se divertirem fazendo dobraduras.

5. Pintura: essa atividade precisa de supervisão dos pais (algumas crianças pintam além dos papéis ou tela de pintura), mas garante distração e diversão para os pequenos. Você pode deixar a pintura livre ou pedir para que as crianças façam determinados desenhos.

Praticar exercícios físicos


A prática diária de exercícios físicos contribui para a saúde física e mental de qualquer indivíduo. Em um isolamento domiciliar, é fundamental manter o corpo ativo fazendo algumas adaptações como trocar a caminhada no parque por uma sequência de HIIT na sala de jantar, por exemplo.

Para as crianças os exercícios físicos podem servir como uma descarga de energia, divertir e entreter. Entre as opções mais recomendadas para fazer em casa estão: alongamento, meditação, yoga, pilates, sequências que possam ser feitas em casa, entre outros exercícios.

brincadeiras dentro de casa

Exercitar a mente com jogos e leitura

Além de exercitar o corpo as crianças precisam de exercícios para a mente. Atividades como jogos de tabuleiro, raciocínio lógico e leitura, possibilitam exercitar a mente e distrair as crianças. Veja a seguir algumas ideias de jogos e leituras!

Jogos de raciocínio lógico: na internet há inúmeros jogos online que estimulam o raciocínio lógico, memória e o desenvolvimento cerebral em vários aspectos. Lembrando que não é para deixar as crianças na frente do computador o dia todo, é apenas um período de jogo online supervisionado. Sites como o Racha Cuca e Geniol, são ótimos para estimular o cérebro.

Jogos de tabuleiro: se você não tiver tabuleiro de damas, xadrez ou outro jogo do tipo, aposte nas opções online também.

Livros de atividades: que tal livros com atividades que permitem aprender enquanto se diverte? São ótimas opções para esse período de quarentena. Veja a seguir algumas indicações!

Aventura da Linguagem – 1º Ano

Pensar e Descobrir – Matemática 1º Ano

Projeto Primavera – 5 a 6 anos

Livros de literatura infantil: ter um momento de leitura divertida e instigante é maravilhoso. Para isso, conte com algumas opções de e-books e livros físicos para passar o tempo com as crianças.

Família Online (e-Book)

Somos Todos Extraordinários (e-Book)

Bom Dia Todas as Cores (e-Book)

O Pequeno Príncipe

Malala, a Menina que Queria ir Para a Escola

A História da Onça que Queria Acordar Cedo

brincadeiras dentro de casa

Com todas essas dicas de leitura, brincadeiras dentro de casa e atividades para entreter as crianças, esse período vai passar mais rápido e logo poderemos seguir com a vida normalmente.

Posts Relacionados

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.