7 dicas para a rotina de volta às aulas

volta as aulas

O período de volta às aulas é sempre de adaptação. Quanto mais a família se preparar para esse momento, mais fácil será lidar com as mudanças que a rotina escolar proporciona. Há inúmeras formas de se preparar para essa nova fase, como criar uma rotina em casa e muito mais.

As aulas já estão quase começando e você ainda não começou a se adaptar a nova rotina? Então acompanhe esse post até o final e veja 7 dicas para ter uma rotina de volta às aulas mais tranquila.

Reforço escolar: quando é hora de pedir ajuda profissional?

7 Benefícios da Música na Educação Infantil

1. Crie uma rotina de sono

Crianças que estudam no turno da manhã são as que mais sentem a mudança na rotina de sono. Em todos os casos, é preciso estabelecer horário para dormir e acordar todos os dias. Isso deve ser implementado antes mesmo da primeira semana de aulas, pois assim a criança não estará cansada para as aulas. Além disso, essa adaptação permite que a criança não sofra tanto quando as aulas começarem, já que será uma coisa a menos para ela se adaptar.

E para ter êxito nessa tarefa, comece estabelecendo horários para dormir. Nas férias, as crianças dormem mais tarde e acordam mais tarde. Adaptar as crianças nas últimas semanas de férias pode não ser tão fácil, mas será de grande ajuda quando as aulas começarem. Então estabeleça um horário para as crianças dormirem, dê as últimas refeições antes do horário do sono e crie uma rotina noturna.

Quando o dia clarear, acorde as crianças cada dia mais cedo. Assim elas irão se adaptar gradualmente e não sofreram tanto com a nova rotina.

2. Prepare a mochila para a volta às aulas

Não há coisa melhor do que preparar a própria mochila, essa é uma tarefa que as crianças adoram. Além de deixar tudo organizado e pronto para a volta às aulas, a organização da mochila proporciona uma preparação psicológica para as crianças em relação à rotina de estudos. É uma forma delas entenderem que as aulas já vão começar.

Faça isso com antecedência, de preferência entre 3 ou 2 dias antes de começar a rotina escolar. Se possível, faça um checklist com todos os itens que precisam ir na mochila, como lápis de cor, borracha, tesoura, cola, apontador, entre outros itens.

3. Prepare o uniforme escolar

Semanas antes de voltar a rotina escolar, os pais devem avaliar se precisará comprar um novo uniforme escolar ou se dá para reaproveitar o uniforme antigo. Em alguns casos, é possível reaproveitar peças do ano passado que ainda servem. Lembrando que essa preparação deve ser feita com maior antecedência.

Já próximo à rotina de volta às aulas, é preciso lavar o uniforme, passar e deixá-lo pronto para usar. Faça isso poucos dias antes da nova rotina escolar, para que tudo esteja pronto quando ela chegar.

4. Crie um cardápio para a lancheira

A forma mais aconselhada de manter uma alimentação saudável sem que isso tome muito do seu tempo é se preparando previamente. No caso da lancheira das crianças, você pode e deve criar um pequeno cardápio com os itens que serão consumidos na semana. Assim, você consegue comprar tudo que precisará para fazer as comidinhas e até mesmo preparar algumas coisas antes.

Frutas e legumes podem ser lavados e preparados no início da volta às aulas. Alguns lanches também podem ser feitos e armazenados na geladeira. O ideal nesse caso é variar bastante o cardápio e manter a praticidade para o dia a dia.

5. Prepare o cantinho dos estudos para a volta às aulas

Durante as férias o cantinho dos estudos fica bastante bagunçado. Afinal, esse é um momento que as crianças precisam se desconectar da escola. Mas quando as férias estão chegando ao fim, é preciso organizar esse cantinho para que a criança tenha um lugar tranquilo e organizado para estudar.

Para fazer essa organização, comece separando coisas que as crianças não usam mais, o que pode ser reaproveitado (materiais escolares em bom estado, por exemplo), limpe a mesa de estudo e os objetos ao redor, e por fim decore!

Dicas para economizar na compra do material escolar

Bullying, como lidar com essa situação

volta as aulas

6. Programe sua agenda

Algumas escolas informam toda a agenda escolar logo nos primeiros dias de aula. Se esse for o caso da escola dos seus filhos, aproveite para incluir todo o cronograma em sua agenda pessoal. Assim será mais fácil lembrar de todos os eventos e atividades escolares que serão realizadas ao longo do ano.

Comemorações, atividades, reuniões e outros eventos devem ser sinalizados corretamente em sua agenda, para que não haja confusão. Em alguns casos é interessante colocar alerta de até 1 dia de antecedência, como é o caso das reuniões escolares.

7. Converse com as crianças sobre a volta às aulas

A adaptação para a rotina escolar também deve ocorrer no emocional e psicológico das crianças. Nem sempre as crianças vão demonstrar o mesmo interesse para a volta às aulas, por isso, é importante conversar, falar, entender e responder.

Às vezes, observar as atitudes da criança também contribui para uma melhor anamnese da situação. Perceba se a criança está ansiosa, triste, alegre, entusiasmada ou preocupada com a volta às aulas.

Independente da emoção apresentada pela criança, converse sobre as mudanças que ocorrerão, explique a importância dos estudos, mostre quantas coisas a criança irá aprender ao longo do ano letivo, lembre dos amigos que também voltaram para a escola, entre outros assuntos.

O ideal é envolver ao máximo os filhos nesse planejamento de volta às aulas. Para os mais velhos, é importante deixá-los a vontade para escolher determinadas coisas, mas tudo com sua supervisão e decisão final.

Esse é o momento ideal para fazer planos para o ano letivo, como a prática de esportes, de atividades extracurriculares, cursos, entre outras atividades que possam ser realizadas na escola ou que tenham relação com o aprendizado. Aproveite também esse momento para passar um tempo com os filhos, pois a conversa é uma ótima forma de interação para a família.

Já está se preparando para a rotina de volta às aulas? Conte nos comentários quais das dicas anteriores você já colocou em prática.

Posts Relacionados

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.