Para começar bem a semana é preciso um bom planejamento. Ter foco é fundamental para a organização. A rotina diária de tarefas, compromisso, entre outros, é desgastante, e se não nos planejarmos tenha certeza que algo passará despercebido.

O que é Planejamento?

Planejamento é uma palavra que significa uma ação, ato ou efeito de planejar. Criar um plano para alcançar seus objetivo.

Consiste em uma importante tarefa de gerenciamento e administração, associada à preparação, organização e estruturação de um objetivo específico. Importante para tomar decisões e executar as mesmas tarefas.

Porque se Planejar?

Quando realizamos um planejamento, a chance de alcançar o objetivo é muito maior. Uma semana organizada e bem estruturada é o principal ponto para que possamos atingir nossas metas e obter sucesso.

A partir do momento que passamos a planejar nossa vida, automaticamente melhoramos a qualidade de vida e aumentamos nossa produtividade.

Trago alguns passos para se ter um bom planejamento:

  • Tem uma agenda, um caderno para que possa se organizar;
  • Defina uma ordem de prioridade;
  • Não se esqueça de planejar um tempo para o lazer;
  • Tenha sempre em mente as programações seguintes;
  • Aproveite tudo que foi planejado!
rotina organizada

Baixe aqui Planner Diário

O que é Organização?

Organização é uma palavra originada do Grego “organon” que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha.

Sendo uma pessoa organizada, você consegue ser melhor tanto na vida pessoal quanto profissional, e ainda melhora o relacionamento com todos a sua volta, sem contar que ainda sobre um tempinho para se cuidar ou curtir um tempo de qualidade com os filhos e família.

Tenha uma rotina organizada e leve

Para começar é preciso que você entenda o seguinte: “Jamais se culpe porque não deu para fazer naquele dia, ou naquela hora que estava planejado.” Imprevistos acontecem, momentos de altos e baixos também. Nós somos seres humanos, e temos limites, uma hora a bateria descarrega.

Nós, mulheres temos um hábito de querer abraçar o mundo, fazer tudo ao mesmo tempo, e chega uma hora que o corpo da sinal que tem algo errado. Então, precisamos parar, respirar e ver o que pode ser modificado.

É muito importante, dividir as obrigações e compromissos em prioridades. Faça o que for primordial, urgente, primeiro, depois é só dividir o restante, conforme necessidade.

+5 dicas de como alcançar seus objetivos em 2019

+Como criar uma criança responsável para se tornar um adulto responsável

O meu limite chegou, precisei mudar

Com tantas coisas a se fazer, horários a cumprir, casa, filho, marido, trabalho, uma hora não deu, e precisei desacelerar. Pois a saúde gritou, fui diagnosticada com nível alto de estresse e tive arritmia cardíaca, chegando a quase ficar inconsciente.

Então, não tive escolha, foi preciso me reorganizar para que tudo passasse a fluir bem, para que pudesse estar bem e conseguir atingir os meus objetivos.

Assim comecei algumas mudanças, para ter uma rotina organizada, e uma delas foi afazeres domésticos.

rotina organizada

Como me organizo

Antes tirava um dia e fazia tudo, ia mantendo a limpeza durante o resto da semana, mas depois da segunda maternidade, e tudo que aconteceu, precisei fazer tudo diferente.

Reorganizei os dias de limpeza da casa, de lavar os banheiros, as roupas e do trabalho em home office. Veja como é meu cronograma:

rotina organizada

Quanto as compromissos na rua, como médico, mercado, entre outros, faço uma logística para que se possível fique próximo dos horários que preciso sair, ou que já tenho outro compromisso, ou que eu já esteja na rua, para economizar tempo e gasolina é claro!

+Síndrome de Burnout: o que é, quais sintomas e como tratar

+Soluções para evitar acidentes domésticos

Sempre fui organizada, até demais, porém chega uma fase da nossa vida, como por exemplo, a maternidade, que somos sugadas o tempo todo, existe um serzinho que precisa de nós, que demanda mais tempo, isso faz com que fiquemos mais cansada juntando todos nossos afazeres, e ai algumas coisas que eram prioridades, passam a não ser mais e é aonde entra a desordem.

Como você pode deixar sua rotina organizada?

A divisão das tarefas vai ocorrer conforme a sua demanda, o tamanho da sua casa, da quantidade de pessoas.

Um exemplo, uma casa com crianças como a minha demanda mais lavagens de roupa na semana. Já uma casa com duas pessoas não há necessidade. Pode ser uma vez na semana, como no sábado.

Uma coisa muito importante para uma rotina organizada, é a participação de todos na colaboração da organização, principalmente do marido. Eu tenho essa ajuda e faz toda diferença. Procure tirar 10 minutos antes de dormir para colocar objetos espalhados no lugar, isso já adianta bastante quando começar a arrumação no dia seguinte.

Inclusive as crianças também pode ajudar. Saiba mais em Atividades que seu filho pode ajudar em casa.

Fácil ser uma pessoa organizada, não é, leva tempo, necessita de foco e determinação. Mas te garanto que quando você entender que se faz necessário, sem se julgar ou sentir culpada, vai valer a pena!

rotina organizada

Baixe aqui Planner Rotina Semanal

Tenho certeza que assim como eu consegui, VOCÊ TAMBÉM CONSEGUE!

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 33 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

2 Comentários

  1. Parece que este texto foi escrito especialmente para mim!!!! Adorei as dicas

  2. Vitão Kazones Resposta

    Já fui mais organizado, esse post me inspirou a voltar a me organizar mais, primeiro passo: arrumar uma agenda, adorava suar uma.

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!