coaching educacional

O coaching escolar, também conhecido como coaching educacional é um dos tipos de coaching com maior potencial de crescimento nos próximos anos. Isso porque a forma como o Brasil lida com a educação e valoriza os professores, coordenadores pedagógicos, diretores e demais profissionais da educação precisa ser revista imediatamente.

Um dos maiores desafios das instituições de ensino é solucionar a seguinte pergunta: Como apoiar as crianças e os pais, bem como reconhecer o que é preciso para atender às necessidades de funcionários e administradores?

A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global e assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades 

Nesse contexto, o uso das ferramentas de coaching educacional é perfeito como um meio para construir uma cultura de aprendizagem dentro da escola. A chave para o sucesso do coaching escolar é torná-lo parte da filosofia de responsabilidade partilhada para a liderança e vivenciada por todos.

Coaching na Educação, uma necessidade 

Coaching Educacional

O papel do coaching na educação tem sido principalmente desafiar os alunos e educadores a alcançar o seu pleno potencial. Com uma abordagem centrada nas pessoas, o coaching escolar apoia a ideia de aprendizagem personalizada e da autorresponsabilidade, fornecendo uma perspectiva diferente de aprendizagem tanto de alunos quanto do corpo docente.

Embora relativamente jovem, o coaching escolar já marca uma forte presença nos Estados Unidos, na Austrália e no Reino Unido, sendo neste último usado inclusive pelo Departamento de Educação desde 2003, no processo de melhoria contínua para líderes escolares.

Essa aceitação do coaching no ambiente escolar tem uma justificativa principal: o coaching é um meio extremamente eficiente para desenvolver a liderança com inteligência emocional. 

Um estudo realizado pela Fundação Annenberg para a Reforma Educacional relatou uma série de descobertas que oferecem validação poderosa para o coaching:

1) O coaching incentiva a prática colaborativa e reflexiva e permite que os professores apliquem seu aprendizado com maior profundidade, frequência e consistência do que aqueles que trabalham sozinhos. 

2) O coaching apoia os professores para melhorar sua capacidade de refletir e aplicar seus aprendizados ao seu trabalho com os alunos e também no trabalho deles.

+Os 4 passos para tornar as crianças mais felizes

+Método Montessori, o desenvolver espontâneo!

3) O coaching promove mudanças culturais positivas. As condições, os comportamentos e as práticas exigidas por um programa de coaching eficaz podem afetar a cultura de uma escola ou sistema, proporcionando esforços mais amplos para melhorar a cultura e as condições escolares.

4) O coaching também foi relacionado ao aumento do uso da metodologia para medição dos resultados pelos professores. Programas eficazes de coaching respondem às necessidades específicas sugeridas pelo método e permitem que os professores direcionem melhor as questões e os desafios da escola para criar coerência dentro dela, concentrando-se em áreas estratégicas de necessidade que foram sugeridas por evidências, e não por opiniões individuais e às vezes conflitantes.

5) Outra descoberta-chave foi que o coaching educacional promove a implementação do aprendizado e a responsabilidade recíproca. Coaching é um suporte integrado que tenta responder às necessidades dos alunos e professores de forma contínua, consistente e dedicada. A probabilidade de usar novas responsabilidades de aprendizagem e compartilhamento aumenta quando os colegas, guiados por um coach, trabalham juntos e se responsabilizam por melhorar o ensino e a aprendizagem.

6) O coaching apoia a liderança coletiva em um sistema escolar. Uma característica essencial do coaching é que ele usa as relações entre coaches, diretores e professores para criar a conversa que leva a mudanças de conhecimento, comportamentais, pedagógicas e de conteúdo. O coaching distribui liderança e mantém o foco no ensino e na aprendizagem. Esse foco promove o desenvolvimento de habilidades de liderança, aprendizado profissional e suporte para professores que visam maneiras de melhorar os resultados dos alunos. 

Como funciona a formação em Coaching para Educadores (Coaching Educacional)?

As ferramentas de coaching educacional podem ser aplicadas por um profissional certificado (coach) e especializado em coaching educacional. Tem sido usada tanto por proprietários de escola (no treinamento do seu corpo docente) quanto por profissionais que aplicam o método nas escolas (como contratado para desenvolver as equipes internas). 

Coaching Educacional

O método visa promover a implantação da cultura de coaching escolar para que a instituição de ensino, ao final do processo de coaching escolar, consiga:

viver pela cultura de coaching criada;

aumentar os seus resultados globais;

manter os trabalhos ao longo dos anos;

ter uma equipe motivada e integrada com valores e propósitos comuns;

criar uma atmosfera de aprendizagem contínua que inspire alunos e impacte diretamente na performance deles.

Diante de todo o cenário de mudanças da educação mundial, o processo de coaching surge como um espaço seguro onde o potencial do corpo docente pode ser explorado e nutrido, tomando forma e força:

• Para alunos, o coaching pode reduzir o stress, melhorar as habilidades sociais e emocionais e o desempenho acadêmico.

• Para professores, líderes e administradores educacionais, o coaching ajuda com as transições para novos papéis, criação de um ambiente colaborativo, maior senso de pertencimento, desempenho da equipe e criação de uma cultura baseada em valores.

+Como ensinar os filhos a gerenciarem seu dinheiro

+Educar os filhos em valores: um valor para cada mês do ano

• Para as organizações, o coaching é também utilizado eficazmente para melhorar habilidades de ensino e desempenho, assim como aproveitar a energia e o pensamento positivo dos membros da equipe.

• Para a relação professor/aluno, o coaching traz o aumento das percepções e dos sentimentos positivos do aluno acerca do professor, influencia fatores como o seu ajustamento psicológico, a sua integração social, o desenvolvimento de competências sociais, o envolvimento do estudante com a escola e a qualidade do seu desempenho acadêmico. 

Com os profissionais credenciados, o parent coaching escolar oferece para as instituições de ensino e educadores uma nova forma de se relacionar. É uma mudança essencial no atual contexto em que vivemos. 

O coaching escolar é bastante flexível. Pode ser usado na sua totalidade, através de um trabalho sério de médio/longo prazo, para mudança do ambiente escolar como um todo, quanto para trabalhos mais específicos, como o desenvolvimento da liderança, desenvolvimento e alta performance da equipe, desenvolvimento de professores, engajamento dos pais e melhoria de desempenho de alunos.

Coaching Educacional
Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!