FinançasComo ensinar os filhos a gerenciarem seu dinheiro

Educação Financeira, assunto pouco conversado entre família. Inclua seu filho nas despesas para que entenda do assunto e aprenda a gerenciar seu próprio dinheiro.

A principal missão dos pais é educar seus filhos para que se tornem adultos felizes, amorosos e responsáveis, concorda?
Dentro deste contexto, infelizmente um assunto ainda é relegado a segundo plano: educação financeira.
Existe um mito de que falar sobre dinheiro com crianças podem torná-las ambiciosas e egoístas. Entretanto, se você deseja um futuro promissor para seus pequenos é essencial que este tema seja abordado desde os primeiros anos de vida.
Ensinar seu filho algumas boas práticas relacionadas ao gerenciamento de dinheiro pode ser fundamental para que ele se torne um adulto financeiramente responsável, evitando muitos problemas familiares e garantindo um futuro mais harmonioso.
Sendo assim, separamos algumas dicas para te ajudar a educar financeiramente seus filhos.

1) Não apenas dê dinheiro às crianças e espere que elas aprendam sozinhas como lidar com questões financeiras

Se as crianças observam o dinheiro “aparecendo” sempre que quiserem ou precisarem, será difícil ensiná-las mais tarde. Converse com elas, de forma simples, sobre tudo o que eles podem fazer com o dinheiro, além de explicar a importância de poupar.

2) Não associe a mesada às responsabilidades domésticas ou às tarefas semanais

A maioria dos pais quer que as crianças entendam que, no mundo real, elas só são pagas quando trabalham. Mas, nos lares isso não acontece: os pais não são pagos pelas tarefas domésticas que fazem.
As famílias devem ser construídas sobre obrigações mútuas e solidariedade, e não somente com trabalho remunerado.
Além disso, quando as crianças são pagas pelas tarefas, elas não experimentam completamente o que é ser um membro da família, um membro da equipe. É importante ensinar-lhes que todos os membros da família têm responsabilidades com o grupo.

3) Imponha regras

Seja muito claro sobre o que eles vão pagar com seu próprio dinheiro. Você pode estipular que seus filhos adolescentes paguem pelo ‘entretenimento’ que consomem, como filmes, shows, etc.
Eles também podem usar o dinheiro para sair com os amigos ou comprar roupas e acessórios que queiram.
Para as crianças menores, você pode começar a ensinar e estipular que eles podem usar o dinheiro para comprar um sorvete ou um brinquedinho novo, por exemplo.
Além disso, você também pode criar uma lista de itens proibidos, caso se preocupe com o ‘rumo’ que o dinheiro pode tomar.

4) Deixe-os cometer erros (e sentir as consequências) 

As crianças precisam aprender a lidar com o dinheiro, mas também precisam enfrentar todos os erros ou vitórias que veem junto com a mesada e a falta de um gerenciamento correto.
Assim, se sua filha utilizar todo o dinheiro que possuía com canetas coloridas ou acessórios e, depois, necessitar de dinheiro para sair com os amigos, utilize a oportunidade para dar um ensinamento sobre a necessidade de poupar e planejar os gastos.

5) Dê opções para ganhar dinheiro extra

Todas as crianças precisam experimentar o poder da iniciativa e o valor de seu trabalho. Então, dê a eles chances de ganhar dinheiro.
É importante que seus filhos aprendam a procurar por oportunidades de ganhar dinheiro além de suas tarefas básicas. Se eles possuem um videogame e querem trocar por outro, que tal ensinar a eles como vender, por exemplo, utilizando a internet?
Assim, podem usar o dinheiro ganho na aquisição de novos brinquedos e aprenderão a arte de negociação, tão presente e útil na vida adulta,
Para dar aos adultos de amanhã uma sólida compreensão de seu potencial de ganhar dinheiro, é importante dar à garotada de hoje a oportunidade de ser empreendedora.
A mesada não é o único meio de apresentar a educação financeira aos seus filhos. Mas é um bom lugar para começar as discussões e experiências que levarão à responsabilidade financeira quando eles chegarem à fase adulta, não acha?
Achou interessante este assunto e deseja receber mais dicas sobre educação financeira, de como ensinar seus filhos a lidar de forma responsável com o dinheiro, confira este nosso outro artigo Mesada para os filhos: em que idade começar e qual o valor ideal, elaborado em parceria com o blog Bons Investimentos.
Se você gostou deste conteúdo e acredita que o mesmo possa ser interessante para auxiliar outros papais e mamães, que tal compartilhar no Facebook e marcar seus amigos e familiares?
Abraços,
Mayara Figueredo
Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 33 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

4 Comentários

  1. Pingback: Aprendendo a economizar desde cedo | Blog Oxente Menina

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!