Bronquiolite

Bronquiolite 

Doenças Respiratórias

 

A bronquiolite é uma doença respiratória, chega nas estações frias. Quais os sintomas e como cuidar do bebê em casa.
A Pediatra Doutora Karlidy Azevedo nos explica melhor sobre o assunto, o que é, os sintomas e os cuidados que devemos ter com a bronquiolite.
A bronquiolite, decorre de uma inflamação nos bronquíolos, as menores vias respiratórias que possuímos. A doença é provocada por um vírus e é complicada por acúmulo de muco nos pulmões, o que dificulta muito a passagem do ar. Com sintomas iniciais parecidos com um resfriado, a bronquiolite faz com que a criança tenha dificuldade para respirar, o que pode se tornar mais grave em menores de 6 meses, O vírus sincicial respiratório é um dos principais causadores da bronquiolite. Também pode causar infecções como otite, faringite e pneumonia. Porém, outros vírus também podem causar bronquiolite.

Leia também:

Quais os sintomas

Os sintomas iniciais da bronquiolite doença respiratória são mais leves: febre baixa, nariz escorrendo e tosse; podendo evoluir para dificuldade respiratória, chiado, irritabilidade, falta de apetite.
Os bebês prematuros, com problemas cardíacos ou pulmonares, e com deficiência na imunidade, são mais vulneráveis à bronquiolite, e com frequência, precisam ser hospitalizados.

Como cuidar do bebê com bronquiolite em casa

  1. Oferecer bastante liquido, para mantê-lo hidratado. Para os bebês que mamam no peito, basta intensificar a amamentação.
  2. Eleve a cabeceira do berço ou da cama, colocando uma toalha ou cobertor dobrado entre o estrado e o colchão.
  3. A elevação da cabeça melhora a respiração quando o nariz está obstruído.
  4. Inalação com soro fisiológico pode ajudar o bebê a eliminar secreção das vias aéreas. Peça orientação ao seu Pediatra.
  5. Dependendo do clima da sua cidade, use o umidificador de ar. A umidificação das vias aéreas facilita a respiração.
ATENÇÃO: siga as instruções do fabricante para manter a limpeza do umidificador.
Mantenho seu filho longe de fumaça de cigarro, cheiro de tinta, lenha queimada.

A EXPOSIÇÃO À FUMAÇA DE CIGARRO DEIXA OS BEBÊS MAIS SUSCETÍVEIS AOS VÍRUS RESPIRATÓRIOS 

 

Doenças resoiratórias
Imagem Reprodução
Converse com o Pediatra para ver a possibilidade de usar algum analgésico para diminuir o incômodo físico. Não dê remédios para resfriado por conta própria! Estes poderão ter efeitos colaterais graves em crianças pequenas. Crianças menores de 2 anos NÃO devem ser medicadas para resfriado, a menos que seja por prescrição médica.
Assim como o resfriado, a bronquiolite é uma doença viral, e portanto, não há uma fórmula mágica e rápida para sua resolução!

 

Sobre a Especialista:
Dra. Karlidy Azevedo
Médica formada pela Universidade Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, MG; Residência em Pediatria pelo Hospital Estadual Infantil Darcy Vargas, São Paulo, SP; Residência em Terapia Intensiva Pediátrica pelo Hospital Municipal Dr. Artur Ribeiro de Saboya, São Paulo, SP; Título de Especialista em Pediatria, pela Sociedade Brasileira de Pediatria; Título de Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Abraços,

Mayara Figueredo

 
Posts Relacionados
5 Comentários
  1. Tatiane Gallas Vidal Disse:

    Inverno é complicado em relação a doenças respiratórias. Ótimas informações!

  2. Leandro C. Ziotto Disse:

    Mto bacana a matéria. Tirei váriassssss dúvidas!!!!

  3. Leandro Nigre Disse:

    Bronquiolite foi nosso terror no ano passado. Depois dela, Rafa teve uma bela pneumonia e precisou ficar internado. Muito boas explanações!

  4. Leandro Figueredo Disse:

    Ótima informação.
    A características do nosso inverno,é a ausência de chuvas consequentemente humidade do ar baixa. O ideal é manter atmosfera do quarto, casa etc…umidificado.

  5. Adriano Bisker Disse:

    Eu adoro o inverno, onde podemos nos encapuzar, comer melhor mas ODEIO a quantidade de virus que chega nesta época! Em casa então, com trigêmeas.. Socorro!!!
    Adorei as explicações da Dra. karlidy!

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais