Educar os filhos em valores é o mais valioso que podemos dar a eles e que irá ajudá-los a se tornarem adultos que tentam ser melhores pessoas todos os dias, sem causar danos a outros.

Há muitos valores importantes que devemos incutir nas crianças, sempre atentos à importância dos valores na educação, por isso trago 12 meses 12 valores educar os filhos em valores: um valor para cada mês do ano. Ao longo de todo ano, você irá reforçar esses princípios em seus filhos trabalhando mensalmente em um valor específico.educar os filhosConsidere os valores que destaquei como os mais importantes para a educação de nossos filhos e tudo o que preparei para ajudá-lo a transmitir certos princípios às crianças.

educar os filhos

Janeiro: Valor da Gratidão 

Ensine seu filho a dizer obrigado. As crianças podem ser ensinadas a praticar gratidão de maneiras diferentes e em diferentes ocasiões. Educar as crianças nos valores é uma maneira de fazê-las crescerem saudáveis ​​e felizes. Agradecer é um dos ensinamentos mais importantes na educação das crianças.

educar os filhos

Fevereiro: Valor do Respeito

As crianças devem aprender a amar seus companheiros e outros, independentemente da sua cor da pele, as suas características, como é seu cabelo, se chinês, árabe ou indiana, se você falar outra língua, e para respeitar a sua cultura e tradições .

educar os filhos

Março: Valor da Amizade 

Ensine amizade para seus filhos. A educação em valores começa com o exemplo, para que os pais transmitam suas experiências e ações aos filhos. É afeto pessoal, puro e desinteressado, compartilhado com outra pessoa.

educar os fllhos

Abril: Valor da Generosidade

Para que as crianças sejam generosas, é necessário educá-las pouco a pouco. Se os pais aprovarem seus pequenos esforços, eles serão motivados a continuar com esses atos generosos. Ensinar as crianças a emprestar suas coisas não é o único gesto de generosidade que elas podem aprender.
educar os filhos

Maio: Valor da Solidariedade

Incentivar a solidariedade em casa, é importante para  criança, vendo onde há oportunidades de ajudar os outros e onde as mensagens são ouvidas, como “não vamos jogar fora as roupas que você deixou”. para o contêiner, vamos levá-lo à igreja para as crianças pobres ‘ou’ neste sábado temos que fazer algo para a tia que está doente ‘.

Desta forma, não estamos apenas ensinando a eles como agir com os outros, mas também estamos favorecendo a empatia das crianças, e colocando-se no lugar do outro, eles entenderão mais facilmente a importância de sua ajuda quando for realmente necessário.

educar os filhos

Junho: Valor da Empatia 

Eduque seu filho no valor da empatia, um valor que lhe trará inúmeros benefícios em um nível pessoal e em seus relacionamentos com os outros. Lembre-se de que os valores são pilares fundamentais na educação das crianças. Se os pais fizerem com que seus filhos entendam a importância de ser perseverante, quando a vida os colocar em dificuldades, saberão que terão um mau tempo no começo, mas que eles irão perseverar .

educar os filhos

Julho: Valor da Honestidade 

 Ensine seu filho desde a infância a importância de um valor que nos ajude a ganhar confiança com as pessoas mais próximas a nós. Um valor intimamente ligado à amizade. Ser honesto é uma atitude que semeia confiança em si mesmo e o faz agir sempre com base na verdade e na justiça autêntica.

educar os filhos

Agosto: Valor de Tolerância

Ser tolerante é paternalista e permissiva com alguém, não é para evitar o que ele quer para fazer é para aceitar e admitir a diferença ou diversidade. Você pode ensinar seu filho a ser mais tolerante com os outros. A tolerância é essencial para evitar problemas ou conflitos e melhorar o relacionamento do seu filho com os outros.

educar os filhos

Confira também:

Como educar sem gritar?

Qual a importância de olhar nos olhos das crianças

Setembro: Valor da Responsabilidade

A responsabilidade é um valor muito importante quando se trata de educar uma criança. Com responsabilidade, a criança aprende a resolver seus conflitos, a estabelecer novas metas e a ser coerente com suas ações. Assumir pequenas responsabilidades é básico para que a criança possa se desenvolver corretamente, tanto intelectual quanto emocionalmente.

educar os filhos

Outubro: Valor da Humildade 

A humildade é um valor difícil de explicar, mas que devemos educar nossos filhos para que eles possam ser mais compreensivo com os outros e ter bons amigos.

educar os filhos

Novembro: Valor do Otimismo

“VOCÊ PODE”  é cada dia mais universal e uma atitude aconselhável para alcançar os propósitos e realizar todos os nossos sonhos. É acreditar que tudo está melhorando na vida.

educar os filhos

Dezembro: Valor do Amor

Ser carinhoso com os outros nem sempre é fácil. O amor é um valor que devemos incutir nas crianças. para que aprendam a ser mais carinhoso com sua família e amigos.

educar os filhos

Espero que tenham gostado! Aqui em casa procuramos trabalhar esses valores no nosso dia a dia, confesso que não é muito fácil, mas para 2019 já podemos juntos fazer diferente e educar os filhos em valores: um valor para cada mês do ano. Vamos comigo nesse desafio?

Abraços, Mayara Figueredo!

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 33 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

4 Comentários

  1. Pingback: Garrafa da felicidade: como desenvolver o pensamento positivo nas crianças

  2. Pingback: Paternidade Socioafetiva

  3. Leandro Figueredo Resposta

    Excelente post!!!
    Dentro dessa informação, devemos dedicar a cada mês o temor à Deus e o desenvolvimento da sabedoria e inteligência.

  4. acho muito importante trabalhar esses valores com nosso filho. não querendo fazer jabá, mas já fazendo, eu gravei um vídeo que fala sobre como ensinar gratidão para crianças lá no meu canal, quando puder dá uma olhadinha.

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!