Tem bebê com cólica? Então vamos aliviar essa dor!

bebê com cólica

Bebê com Cólica

Saber o motivo do choro do bebê é uma habilidade que nasce com a maternidade. Quando a causa não é fome ou fralda suja, há grandes chances de que seja cólica, a temida dor que faz o pequeno chorar compulsivamente e os pais ficarem desesperados sem saber como acalmá-lo.

Como identificar se um bebê está com cólica

Algumas características podem ajudar a confirmar se tem bebê com cólica, como:
  • Agitação;
  • Rosto vermelho e fazendo caretas;
  • Contorce e encolhe as perninhas até a barriga;
  • Arqueia as costas para trás;
  • Gases.

bebê com cólica

Esse desconforto normalmente acontece no mesmo horário, sendo mais comum no final da tarde e à noite.

Quando ocorrem

As cólicas acontecem principalmente entre os 15 dias e três meses de vida. Ainda não se sabe exatamente a causa, mas a principal hipótese é que o sistema digestório do bebê ainda é imaturo e as paredes intestinais “trabalham” se contraindo e relaxando sem controle, o que pode resultar em gases e levar à cólica.
A cólica não traz nenhum risco ao bebê, porém eles acabam engolindo mais ar enquanto estão chorando, o que acaba provocando mais gases e, consequentemente, mais cólica.
O pico das cólicas geralmente acontece quando o pequeno tem 6 semanas. Mas não se desespere! Ela costuma melhorar bastante quando o bebê completa 3 ou 4 meses e raramente aparece quando ele chega aos 6 meses de idade.

Como aliviar

Para tentar aliviar a dor e o choro, de um bebê com cólica é, além de colocá-lo em posição inclinada para amamentar e fazê-lo arrotar, você pode seguir algumas dicas:
  • Faça compressas mornas na barriga do bebê;
  • Uma sessão de “ginástica” alivia bastante. Para isso, pegue as perninhas do bebê e faça como estivesse pedalando. Flexione-as também sobre o abdômen;
  • Massageie a barriguinha com as mãos aquecidas, fazendo movimentos circulares. Deixo aqui um vídeo que achei bem legal com dicas de massagem;
  • Dê um banho na banheira com água morna, que também auxilia no relaxamento;
  • Deite-o de bruços e embale em seus braços.

bebê com cólica

O que também pode ajudar é o aleitamento materno, ofereça o peito! Pois o ato de sugar alivia a dor acalmando o bebê.
Escolha uma das dicas e aplique apenas ela durante dois minutos.
bebê com cólica

Lembrando que para uso de medicamentos é preciso a orientação do pediatra.

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais