Regressão do sono

Vocês já ouviram falar em regressão do sono?

Regressão do sono, o que é?

A regressão do sono é algo que pode causar muita confusão para os pais, que são pegos totalmente desprevenidos! É um espaço de tempo (aproximadamente entre 1-4 semanas) em que o bebê, que vem dormindo bem, repentinamente começa a acordar, tanto durante a noite e/ou pulando sonecas (ou tirando sonecas curtas) sem motivo aparente.

Essa fase pode ser uma loucura, afinal, você acha que superou todos os desafios do sono de seu filhinho, mas de repente, do nada, você volta às noites insones e sonecas inexistentes.

Vale a pena lembrar que todos os bebês passam por essas mudanças em seus padrões de sono. É algo comum ao desenvolvimento, porém, como seu bebê reage a essas mudanças vai depender de fatores particulares.

Regressão do sono

E quais são as épocas mais comuns de ocorrerem essas regressões? 

Aos 4 meses

O seu bebê deixou os padrões de sono de recém-nascido e dorme mais como um adulto. Acorda com frequência a noite (e muita agitação) e também passa a ter sonecas mais curtas.

Aos 8 meses

É comum que a regressão ocorra graças aos marcos de desenvolvimento que acontecem por volta dos 8, 9 e 10 meses. Nessa etapa, a maioria dos bebês está dando grandes passos no aspecto físico – aprendendo a engatinhar, a se levantar, a se deslocar, etc. Também está ocorrendo um grande desenvolvimento cerebral.

O bebê está assimilando a linguagem de modo impressionante! Finalmente, nesse período estão nascendo alguns dentes na maioria dos bebês. Juntando tudo: você vai ter um bebê que acorda mais a noite, tira sonecas mais curtas (quando as tira) e fica bastante mal humorado.

Aos 11 meses

Seja como for, esta regressão tem muito a ver com sonecas. De repente, que o bebê começa a recusar a segunda soneca e tenta passar o dia com apenas uma. Muitos pais supõem que esta é uma transição normal e que significa que seu bebê está pronto para só uma soneca diária. Entretanto, encorajo os pais a tratá-la como uma regressão. A maioria das crianças, realmente, não está pronta para tirar somente uma soneca por dia até por volta dos 15 meses.

Leia também:

Checklist de viagem com crianças pequenas

10 Critérios para escolher a escola do seu filho

Aos 18 meses

Essa regressão tem muito a ver com a recém-descoberta independência de seu filho. Ele está aprendendo que tem opiniões! E – melhor ainda – pode expressá-las gritando NÃO! a plenos pulmões.

No geral, recomenda-se esperar algumas semanas para avaliar se os hábitos de sono de seu bebê melhoram. Caso contrário, talvez seja a hora de fazer algumas mudanças e começar a trabalhar em uma rotina para seu bebê de 4 meses.

Alguns pais costumam esperar que os seus bebês “consertem” o seu sono sozinhos, mas trabalhar para construir uma rotina para o seu filho e uma boa higiene do sono são maneiras mais eficientes e saudáveis de ajuda-lo!

Espero que tenham gostado. Se tiver alguma dúvida sobre o tema ou se você tem alguma sugestão de tema para que eu produza conteúdo, basta deixar nos comentários.

Regressão do sono

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 33 anos.Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

13 Comentários

  1. Agora entendo o que acontece com o meu pequeno. Obrigado pelo artigo, parabéns!

  2. lucas vinhal Resposta

    Lembro quando nossa filha começou a acordar cedo logo aos 6 meses, ela dormia por volta das 9h e acordava às 3h, dormia novamente depois de 30min e acordava depois às 7h, essa época foi punk pra gente! Ficamos derrotados, mas vale cada minuto com ela.

  3. Sâmya Nunes Resposta

    Nossa realmente aconteceu assim comigo kkkkkk, mas na época não sabia o que era. Suas informações são excelentes!

  4. Passei por isso… Quando pensava que meu filho estaria dormindo toda noite direitinho, lá vem as noites em claro! É uma fase muito complicada, mas que passou. Valeu pelas informações!

  5. Eu li o adorado e criticado “A encantadora de bebês” e tirei de lá muitas dicas que nos ajudaram a entender melhoras essas oscilações do sono do nosso pequeno.

Deixe seu comentário

Pin It
error: Content is protected !!