A escolha da escola para os pais é um decisão muito importante, não existe uma escola específica para cada caso. Todas precisam cumprir o currículo mínimo exigido pela legislação educacional brasileira, mas o colégio precisa ser escolhido pela sintonia que houver entre o que os pais querem para seu filho e a proposta da instituição.

Critérios para escolher a escola do seu filho

As perguntas básicas que você precisa fazer são:

  1. Como eu gostaria que meu filho fosse educado?
  2. Com quem eu me sinto seguro para dividir essa responsabilidade?
  3. Quem eu escolho como parceiro na educação do meu filho?

Como as respostas a essas questões não são simples, você pode seguir um critério na avaliação. Para isso, destaquei dez dicas:

1. Você tem afinidade com a proposta da escola?

Conheça em detalhes o Projeto Político-Pedagógico. Verifique se a linha da escola está em sintonia com os valores da sua família e com a maneira de ser da criança ou do jovem.

Critérios para escolher a escola do seu filho

2. O clima da escola promove o bem-estar?

Como você é recebido? Os funcionários são gentis e dão a impressão de que seu filho também será bem-vindo? Existe respeito entre as pessoas? Os alunos e os professores se sentem bem na escola?

3. A escola investe na relação com a família?

É importante que a escola compreenda a família como parceira. Verifique quais são os canais de comunicação entre a escola e a família e com que periodicidade as reuniões acontecem.

Analise se o site da escola oferece informações sobre a proposta pedagógica e se há um espaço reservado para que os pais tenham acesso a informa exclusivas.

4. O espaço físico é adequado?

Verifique se o espaço da escola favorece a aprendizagem. Como são as salas de aula, os espaços para esportes e lazer, os ambientes de leitura e os laboratórios.

 Critérios para escolher a escola do seu filho

5. Os recursos e equipamentos são suficientes?

Verifique se a escola está aparelhada com um mínimo de recursos, mídias e tecnologias compatíveis com a educação de hoje.

Critérios para escolher a escola do seu filho

Leia também:

Método Montessori, o desenvolver espontâneo!

Como educar sem gritar?

Material Dourado, desenvolvendo o raciocínio de uma forma agradável

6. Os educadores são bem preparados?

Informe-se se os professores são bem preparados e como seu trabalho é avaliado. Se tiver conhecidos que têm filhos na mesma escola, pergunte se gostam das aulas e se consideram que a avaliação da aprendizagem é adequada. Verifique se a escola conta com funcionários bem-preparados que monitoram os demais ambientes de aprendizagem e de convivência.
Consulte se a escola investe na formação continuada dos educadores. Pergunte a média de reprovações nas turmas. Se ela for alta, isso é um motivo de preocupação.

Critérios para escolher a escola do seu filho

7. A escola está atenta à saúde e segurança do seu filho?

No caso das escolas particulares, verifique se a instituição tem um convênio com hospitais das redondezas ou com empresas
de planos de saúde escolar.
Consulte se a ficha do aluno inclui informações relativas à saúde e se a escola registra os dados do pediatra ou médico da família. Consulte qual procedimento o colégio adota para casos de emergência ou acidentes, tanto no caso de instituições públicas como particulares.
Observe a cantina da escola: ela tem opções de alimentos saudáveis, ou o que mais aparece no balcão são doces, refrigerantes e comidas gordurosas?

Critérios para escolher a escola do seu filho

8. A educação está alinhada com as tendências de hoje?

A educação mudou muito, mas nem todas as escolas acompanharam isso. Só que seu filho não pode ser educado com métodos de ontem.
Para além de métodos e recursos didáticos atualizados, as boas escolas criam espaços de participação para o aluno, e ele tem vez e voz.
Verifique se a escola está aberta a esse diálogo. Como parte da formação para a cidadania, boas escolas desenvolvem com os alunos projetos com temas importantes para a realidade atual, como por exemplo tratando da nossa relação com o meio ambiente, estudos sobre direitos humanos ou projetos de engajamento num trabalho social e comunitário.
Verifique se a escola tem propostas desse tipo.

9.A escola está num local acessível?

Você não deve escolher uma escola só porque é perto da sua casa. Por outro lado, não pode desprezar completamente esse
critério.
O trajeto até a escola, nas grandes cidades, pode ser muito demorado e tomar várias horas do dia do seu filho, que seriam mais bem aproveitadas em atividades de estudo, esporte, descanso ou lazer. Não é incomum o aluno estudar num bairro distante, mas avalie cada caso.

10. Qual é a nota da escola?

O Brasil tem um sistema que mede a qualidade do ensino das escolas. Leve esse índice em conta: ele dá mais subsídios para você saber como são os resultados do trabalho da escola.

critério para escolher a escola do seu filho

Fonte: Livro Depende de Você

E você, usou algum critério acima ou algum parecido? Já fica a dica para a escolha da nova escola em 2019 caso precise.

Deixe seu comentário e nos conte sua experiência.

Abraços, Mayara Figueredo!

 

2 Comentários

  1. Ótimas dicas para ficar de olho. Por aqui meu filho estuda na pública mais próxima de casa, mas estou sempre participando das reuniões de pais, do Conselho e de Comissões pra acompanhar as propostas, deixar meus pontos de vista e ver o que posso fazer pra ajudá-la ^_^

  2. Eita coisa realmente difícil… Eu estou inclusive trocando a escola da minha mais velha e não tem isso de idade, em qualquer epoca é sempre muito difícil.

Deixe seu comentário

Pin It
error: Content is protected !!