Qual é a importância de dormir no escuro?

Quem tem medo de escuro? Venho lhes informar que a escuridão é, sim, algo que pode ser usado a nosso favor!

Através de pesquisas já realizadas, existe um consenso de que a exposição à luz artificial durante à noite não é boa para a saúde. A presença de luz prejudica a qualidade do sono, uma vez que ela afeta o funcionamento do relógio biológico interno. A melatonina, conhecida como hormônio do sono, é produzida com o fim do dia e da luminosidade, e é liberada entre o período das 19h-20h, a fim de preparar o organismo para o período noturno.

A IMPORTÂNCIA DE DORMIR NO ESCURO

Quando chega o período de sua produção, e ainda há muita luz no ambiente, isso influencia a liberação da melatonina e, consequentemente, os bebês tendem a ficarem menos sonolentos e não terem uma noite proveitosa de sono!

Isso vale para nós, adultos, e mais ainda para os bebês, que ainda estão passando por todo o processo de ajustamento de seus relógios biológicos!

A iluminação do quarto do bebê

Mas então, como deve estar a iluminação do quarto do bebê? O ideal é que o ambiente esteja tão escuro que o bebê não possa ver a própria mão à sua frente. Porém, se necessária uma luz para trocar a fralda no meio da noite, essa luz deve ser baixinha e deve ser apagada quando os pais não estiverem no quarto atendendo o bebê.

Leia também:

A importância biológica de um sono de qualidade

Como preparar seu filho para a chegada de um irmãozinho

A luz azul, de acordo com um estudo da Harvard Medical School (2012), é aquela que mais afeta nosso relógio biológico e que mais interfere na produção da melatonina. Evitem ela! A que menos afeta, por sua vez, é a luz de cor vermelha. Durante o dia, o ideal é que o bebê tire suas sonecas em um ambiente aconchegante e de penumbra, não de claridade total. Não precisa ser tão escuro quanto a noite, mas deve ser uma penumbra gostosa.

a importância de dormir no escuro?

Agora que você já sabe bastante sobre a luminosidade e o sono, faça do ambiente de sono do seu filho um cantinho aconchegante para ele dormir mais e melhor.

a importância de dormir no escuro?

Espero que tenham gostado, deixe seu comentário, tire suas dúvidas.

Até próxima coluna!

a importância de dormir no escuro?

 

 

 

 

 

Abraços, Mayara Figueredo!

Posts Relacionados
1 comentário
  1. Regina Dias Disse:

    Não sabia disso, por aqui só dormem com abajur acesso..

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais