Existem tantas coisas a serem ditas quando o assunto é o sono infantil! Mas hoje, para começar, vou falar um pouquinho a respeito de sua importância biológica, pois entender isso é o primeiro passo para que vocês compreendam como as horas de sono irão influenciar no desenvolvimento de seus filhos.

sono

Todo ser humano precisa dormir. O ideal, para um adulto, é dormir no mínimo 8 horas por dia. Ter insônia é péssimo! Essas são afirmações que já estão internalizadas dentro de todos nós. O ato de dormir é uma ação tão natural, independente da faixa etária, que muitas vezes acabamos deixando de refletir a respeito de sua importância. Quando o bebê nasce, nós já esperamos que ele durma bastante, pois este é um senso comum que temos a respeito dos pequenos, mas não sabemos nem o porquê de isso ocorrer! Acontece que, para o bebê, tudo é novidade! Cada dia é cheio de aprendizados, pois seu corpo e mente estão em constante desenvolvimento, e isso é extremamente interessante e envolvente, mas muito cansativo para os pequenos, pois irá exigir um grande gasto de energia e empenho cerebral.

A importância biológica de um sono de qualidade

A importância biológica do sono se dá pelo fato dele ser responsável por prover ao bebê o tempo que ele precisa “desligado do mundo exterior” para que consiga consolidar o aprendizado do dia. Assim, poderá consolidar memórias e armazenar os novos conhecimentos. Dormir acaba sendo um alívio para o bebê, que acaba encontrando um tempo precioso para se organizar. Nós, adultos, temos a ideia de que, se estivermos com o sono em atraso por vários dias, poderemos tirar um dia no final de semana, dormir por várias horas e pronto, problema resolvido! Mas já adianto que não é bem assim.

A privação ou uma baixa qualidade no sono é capaz de prejudicar três das atividades mais importantes de um cérebro em desenvolvimento, que seriam a função motora, função cognitiva e o estado de ânimo e humor, e não vai ser um dia que irá compensar o atraso de uma semana, por exemplo! Por isso, é importante dormirmos de maneira regular.

Além de ajudar nessa organização de sua “caixinha de memória”, o sono também providencia um período de descanso no qual o corpo poderá realizar reparos físicos e regenerações necessárias sem distração. Atividades metabólicas e hormônios essenciais para o crescimento também são liberados durante as horas de sono.

Muitas coisas, certo?

Bom, a grande questão que acaba pegando muitas mamães desprevenidas é que, diferente do que se imagina, o bebê não nasce sabendo dormir! É claro que o ato de dormir é instintivo e, inevitavelmente, seu bebê acabará pegando no sono em algum momento. No entanto, dormir de maneira produtiva e saudável é algo que os bebês aprendem conforme vão se desenvolvendo e esse aprendizado precisa ser estimulado. É neste ponto que mamães e papais entram! Existem muitos adultos que crescem sem adquirir um sono de qualidade, e acabam considerando isso um padrão normal, mas este é um pensamento errado.

Existem técnicas e métodos que podem auxiliar para que o bebê tenha um sono de qualidade. Mas, para que haja uma participação consistente e ativa dos pais nesse aprendizado, é preciso que eles conheçam certos aspectos do assunto. É isso que pretendo trazer para vocês nas próximas colunas!

Espero que tenham gostado, e deixem seus comentários com dúvidas e sugestões!

sono

 

 

 

 

 

Abraços, Mayara Figueredo.

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

7 Comentários

  1. Pingback: As janelas de sono do bebê e sua importância na construção da rotina saudável

  2. Aqui em casa consegui estabelecer uma rotina de sono para meu filho, mas confesso que tenho dificuldades em colocar “regras” pra mim mesmo :/

    • Mayara Figueredo Resposta

      Que bacana Rafa. Se puder compartilha com a gente qual foi a forma usada. Obrigada.

  3. Leandro da Silva Pinto Figueredo Resposta

    Perfeita explicação.
    O sono é muito importante.
    Parabéns.

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!