Quem não gosta de tirar uma boa soneca? Logo após o almoço, bate aquele soninho e a vontade é de parar tudo e cochilar, não fossem as obrigações do dia a dia! E a boa notícia é que existem estudos que comprovam que tirar uma soneca durante a tarde pode ser extremamente benéfico, melhorando o funcionamento do cérebro e ajudando a consolidar a memória de longo prazo.

Isso vale para os adultos, mas para o bebê, que já necessita de mais horas de sono do que nós, a importância é ainda maior!

+Está sem criatividade para fazer a papinha do seu filho? Aqui você aprenderá deliciosas receitas fáceis e rápidas!

Conforme o bebê se desenvolve, a necessidade de dormir vai diminuindo gradativamente. De uma maneira mais lúdica, podemos dizer que as janelas de sono do bebê abrem e fecham muito rápido quando ele é pequeno e, conforme ele cresce, vai sendo capaz de mantê-las aberto por mais tempo.

sono do bebe

Mas o que são essas janelas de sono?

Elas seriam os intervalos entre os períodos de sono. Simplificando, é o tempo que o bebê consegue ficar acordado entre os períodos de sono contando dia e noite. É preciso estar atento a estas janelas, pois elas podem ser explicações para alguns comportamentos aversivos apresentados pela criança. Por exemplo, aquela criança que acorda totalmente cheia de energia, mas que, aos poucos, vai ficando irritada e choraminga bastante? Isso é sinal de que sua janela está fechando, e é o momento ideal para a soneca.

+Saiba quais os benefícios de ouvir música na gravidez

+Como ter uma Alimentação Infantil Saudável dos 2 a 10 anos

Entender as necessidades do sono diurno da criança pode ser tão confuso quanto compreender o sono noturno, afinal, muitas coisas que podem provocar desconforto no bebê (por exemplo: cólicas, resfriado, fase de dentição…) podem levá-lo a reagir da mesma forma como se estivesse com sono. Por isso, esses aspectos devem ser considerados, para sabermos se os sinais de irritação são mesmo ligados ao sono (provavelmente serão!).

Quando somos capazes de nos atentarmos a isso e conseguimos permitir que o bebê tire a soneca nos primeiros sinais de sonolência, fortalecemos os benefícios do seu reservatório de sono. Para o bebê, é como se cada soneca lhe permitisse “recomeçar” o dia, com mais energia!

+Puerpério: o que é e quais as alterações físicas após o parto

Vou compartilhar com vocês uma tabela extremamente útil, que organiza o tempo de duração das janelas de sono conforme a idade. Partir destes horários pode ser uma ótima base para iniciar a estruturação da rotina!

sono do bebê

Espero que tenham gostado e até a próxima coluna!

Acesse Desenvolvendo o Sono do Bebê, e obtenha todas as informações que irão te ajudar na rotina com seu bebê.

Sono do bebê
Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

3 Comentários

  1. Carolline Oliveira Resposta

    Muito proveitoso, meu bebe tem q mes e não sabia quanto tempo ele podia ficar acordado entre um sono e outro. Agora ja fico atenta a janela de sono dele.

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!