Como preparar seu filho para a chegada de um irmãozinho

Quando você já tem um filho e descobre que está grávida , sabe muito bem o que isso representa em sua vida, mas o que a maioria das mães não percebe é realmente o que um irmão representará para a vida do primogênito da família.

Talvez quando você era pequeno, você tenha vivido uma situação semelhante, mas certamente não se lembrará. Eu, não me lembro, até porque sou a segunda.

Como preparar seu filho para a chegada de um irmãozinho

As crianças devem estar preparadas para tudo

As crianças devem estar preparadas para tudo. Eu acredito que o diálogo pode ser feito, além de resolver muitas situações difíceis ou complicadas na vida. Nada como uma boa conversa para explicar ao primogênito que a família terá um novo membro .

Como preparar seu filho para a chegada de um irmãozinho

Como preparar seu filho para a chegada de um irmãozinho

  • Dê alegremente as boas vindas e informe a criança que, em breve, ele terá um irmãozinho

O tom, bem como a forma de fazê-lo, dependerá muito da idade do seu filho. Se for muito pequeno, é melhor dizer a ele que sua barriga crescerá porque um irmãozinho está crescendo. Crianças mais velhas, já capazes de entender muitas coisas, é melhor envolvê-las e convencê-las das muitas vantagens de ter um irmão.

  • Incentive a criança a colaborar

Peça-lhe para cantar ou falar com seu irmão que ainda está dentro de sua barriga, para que o bebê conheça sua voz e seu gosto. Além disso, faça dele um participante no crescimento do feto. Mostre-lhe a foto (ultra-som) de seu irmãozinho, peça sua ajuda para escolher o nome do bebê , compre suas roupas ou decore seu quarto . Também é aconselhável orientar seu filho a comprar um presente para seu irmão mais novo.

  • O  ciúme é inevitável

Pode ser aliviado transmitindo ainda mais afeto e segurança ao primogênito. Ele procura sua vida para seguir o mesmo de sempre. Mantenha o hábito de acompanhá-lo ao parque, contando-lhe histórias e, por nenhuma razão, recriminá-lo quando ele tiver um “ataque” de ciúmes. Não se esqueça que a chegada de um irmão é uma mudança difícil para ele e que o bebê que você espera virá para adicionar e não para subtrair.

Luiz Miguel era o primogênito, e com a vinda da Laura, mesmo sendo desejada, teve ciúmes e ainda tem as vezes, mesmo não sendo demonstrado, mas em pequenas atitudes vemos que ele está presente. Porém, ele é um menino muito carinhoso e está sabendo lidar muito bem com a situação. Como preparar seu filho para a chegada de um irmãozinho

Leia também:

Desenvolvimento Infantil: um passo de cada vez

Como educar sem gritar?

Qual a importância de olhar nos olhos das crianças

Abraços, Mayara Figueredo!

 

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais