Estar grávida pode trazer uma série de emoções para você, inclusive se sentir ansiosa ou estressada, mas isso é completamente normal. O estresse é uma reação normal a uma grande mudança (como gravidez). Em alguns casos, o estresse pode até ser bom para as pessoas, porque pode forçá-las a agir diante de novos desafios. No entanto, muito estresse pode ser esmagador e pode até levar a problemas de saúde tanto para você quanto para o bebê.

Estresse na Gravidez

O que pode causar estresse na gravidez?

Para algumas mulheres, descobrir que elas estão grávidas pode ser uma experiência estressante em si. Você pode sentir que perdeu o controle ou não tem recursos suficientes para administrar o que vai experimentar . Outras coisas que podem causar estresse na gravidez incluem:

  • espera pelos resultados dos exames pré-natais;
  • experiências negativas anteriores com gravidez, parto ou maternidade, como aborto ou morte de um bebê;
  • uma gravidez não planejada;
  • lidar com as mudanças físicas da gravidez;
  • ter uma gravidez complicada;
  • enfrentando dificuldades em no relacionamento, o que poderia incluir violência familiar;
  • sendo sobrecarregada com conselhos de outras pessoas;
  • enfrentando dificuldades financeiras;
  • mudança de casa;
  • mudanças no trabalho;
  • luto, como uma morte na família;
  • problemas com drogas e álcool;
  • ansiedade passada , depressão ou outras doenças mentais.

Como o estresse pode afetar meu bebê e eu?

O estresse crônico (contínuo) pode afetar sua própria saúde ou bem-estar e pode incluir:

  • dores de cabeça;
  • respiração rápida;
  • pensamentos obsessivos;
  • preocupação ou ansiedade;
  • raiva;
  • problemas alimentares (muita ou pouca comida, ou os tipos errados de comida);
  • dificuldade para relaxar.

O estresse crônico também pode causar problemas para o seu bebê. Estes podem incluir efeitos no crescimento do seu feto e durante a gestação. Eles também podem aumentar o risco de problemas no futuro desenvolvimento físico e mental do bebê, bem como questões comportamentais na infância.

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Reduzindo o estresse enquanto você está grávida

É importante cuidar do seu bem-estar mental durante a gravidez, assim como é importante cuidar da sua saúde física. Quando você está se sentindo bem, contente e feliz, você é mais capaz de lidar com o estresse. Quando seu estresse é administrado, não é provável que tenha efeitos sérios sobre você ou seu bebê.

Estresse na Gravidez

Para reduzir o estresse:
  • Preste atenção aos gatilhos que o deixam estressada e observe o que acontece quando você se sente estressada;
  • Tente desacelerar, descansar e não colocar muita pressão em si mesmo;
  • Faça uma dieta saudável e equilibrada para ajudar a manter você e seu bebê saudáveis;
  • Converse com alguém em quem você confia sobre suas preocupações e como está se sentindo;
  • Pratique exercícios regulares , adequados para a gravidez;
  • Faça yoga , meditação, respiração ou relaxamento;
  • Participe de uma atividade de distração favorita, como ler, assistir TV ou um hobby;
  • Aceite as ofertas das pessoas para ajudá-la;
  • Gaste tempo com pessoas que fazem você se sentir calma e peça ajuda quando precisar;
  • Ajuda adiciona.
É importante que converse com seu médico, ele irá ajudá-lo ou encaminhá-lo para o especialista adequado.

Estresse na Gravidez

Abraços, Mayara Figueredo!

1 Comentários

  1. Realmente ficamos fervilhando de emoções e um turbilhão de pensamentos, temos que nos cuidar, para também cuidar do bebê. Ótimo post

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