O exercícios físico durante a gestação não só traz benefícios para a saúde, como também ajuda a preparar o corpo para o parto.

A gestação é um momento de felicidade, mas também de muitas transformações na vida de qualquer mulher. Durante este período passamos por muitas modificações anatômicas, fisiológicas e bioquímicas em praticamente todos os sistemas e estas modificações ocorrem durante todo o período gestacional. São muitos os fatores que estimulam a gestante se manter fisicamente ativa durante a gestação; entre eles, evitar dores lombares, as quais são muito frequentes durante esse período da mulher, e oferecer, tanto para a mãe quanto para o bebê, uma gravidez segura e saudável.

Mas se a mudança no padrão de atividade física da população em geral é uma preocupação hoje em dia, imagine quando se trata de mulheres grávidas.

 

Exercício Físico na Gestação

É seguro fazer exercícios durante a gestação?

O número de gestantes ativas, a duração, a frequência e a intensidade dos exercícios são ainda menores quando comparadas às não gestantes. Mesmo sabendo que a prática do exercício físico durante a gestação é regular, pelo menos 30 minutos ao dia, pode promover inúmeros benefícios, incluindo a prevenção de diabetes gestacional e pré eclampsia, além de não haver evidências mostrando malefícios para o feto e/ou recém-nascido com a prática orientada de exercícios. Exercícios físicos em intensidade leve a moderada igualmente não foram associados, como muitos achavam, ao trabalho de parto prematuro e baixo peso do recém-nascido. Outros benefícios associados a essa prática durante a gravidez, são a redução de dores nas costas, edema e fadiga, na sensação de bem-estar, na qualidade do sono, além de um melhor controle no ganho de peso.

Muitos acreditam ser mais seguro ficar mais quieta, a lei do menor esforço! Imagine as gerações passadas que tinham que capinar, lavar, cozinhar, correr atrás dos filhos, e olha que não eram poucos. Como faziam para ficar de repouso? Ainda não eram conhecidos os benefícios que os exercícios podiam trazer para a gestante.

Hoje depois de muitos estudos e diretrizes com relação a gestação e exercícios podemos concluir que eles podem e devem ser recomendados para todas as gestantes saudáveis mesmo as sedentárias que desejam iniciá-la durante a gestação, sendo nesse caso a recomendação atual iniciá-la após a 12ª semana de gestação.

Alguns cuidados devem ser tomados pela gestante durante a prática de exercícios físico durante a gestação, como hidratação e nutrição adequadas e entender as necessidades de cada trimestre e estar sempre alerta aos sintomas. Procure sempre um profissional de educação física capacitado. E acredite, sua gestação e puerpério será muito mais fácil e agradável!

Texto escrito por Gabriela Cangussu, Mestre em Ciências do Esporte (Laboratório de Fisiologia do Exercício) e Treinadora do Mamãe Sarada.

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 33 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

4 Comentários

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  3. Leandro Nigre - Papai Educa Resposta

    Mayara,
    “Imagine as gerações passadas que tinham que capinar, lavar, cozinhar, correr atrás dos filhos”…É uma ótima referência, ainda mais agora que há oferta demasiada de acompanhamento profissional.

  4. Leandro da Silva Pinto Figueredo Resposta

    Gravidez não é sinônimo de doença.
    Então bora fazer exercícios.

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