Olá famílias!
Ouvir música na gravidez? Quem não gosta de música? Música para dançar, relaxar, compartilhar, educar e entreter. Há música para tudo. Mas você sabia que também pode receber estímulos antes mesmo de nascer?
No nosso ventre, o bebê pode ouvir e sentir a música e até selecionar os diferentes sons. A estimulação musical precoce motiva e fomenta o vínculo entre pais e filhos, regula as emoções de ambos, aumenta a frequência cardíaca e a atividade cerebral do bebê. Quanto mais estímulos o bebê receber desde o primeiro momento, melhor será seu desenvolvimento emocional e cognitivo. A infância é um momento importante para qualquer um!
Desenvolver exercícios de estimulação musical dentro do ventre é um benéfico importante para o bebê e seu desenvolvimento posterior. A música , favorece a ser parte de todo este processo. É por essa razão que a colaboração dos pais na hora de realizar uma atividade musical é extremamente importante, a partir do próprio ventre.
A importância da sua voz para o bebê
Quando uma mãe ou pai canta uma canção de ninar, música, melodia … ou põe música em algum momento do dia-a-dia, já transmite sentimentos de amor , carinho, respeito, tranquilidade e segurança. Todos os sentidos, emoções e sensações que se experimentam quando ouvem uma música, estarão transmitindo para o bebê. Se a música a deixa feliz, o bebê também se sentirá feliz.
Ouvir é o primeiro sentido de acordar. E o bebê experimenta primeiro com o som dos batimentos cardíacos da mãe. O bebê começa a ouvir sons externos a partir da 16ª semana de gravidez . A partir da 20ª semana, ele começa a reagir aos sons e, 5 semanas depois, começará a diferenciá-los.
Os especialistas aconselham que os bebês escutem mais música clássica, porque relaxa os bebês. Mas acredito que você possa ouvir o que gosta e te faz sentir bem.
Mas também é aconselhável que os pais cantem para os bebês, pois depois que o bebê nascer, eles reconhecerão suas vozes e seu tom, pois você já cantava quando ele ainda estava na barriga. Para isso, a melhor coisa é escolher as músicas infantis que você mais gosta e encontrar um momento e lugar tranquilo para compartilhá-las com o bebê , e aproveitar esta experiência deliciosa e agradável. Tenho certeza que o bebê vai adorar.
Os benefícios da música durante a gravidez para o bebê
É um momento de comunicação entre eles que se fixa na memória da criança, antes mesmo de nascer. Este contato desde que o feto está no útero, prepara o bebê para o futuro de uma maneira melhor. Confira alguns dos benefícios de ouvir música durante a gravidez:
- Audições e contato com os pais aumentam a atividade imunológica .
- Os bebês nascem mais relaxados , com os olhos e as mãos abertos e choram menos.
- Eles dormem e comem melhor e também são capazes de concentrar sua atenção por mais tempo e aprender mais rapidamente.
20 maneiras de amar estar grávida
Doe leite materno, ato de amor e dedicação!
Que música colocar para o bebê durante a gravidez?
Quem não ouviu falar do famoso “Efeito Mozart” ? É demonstrado que ouvir Mozart aumenta as defesas e fortalece a capacidade neurológica dos bebês , embora haja uma grande quantidade de música além de Mozart, muito benéfica para eles. Nós devemos apenas guiá-lo para um certo estado de espírito.
Música para relaxar o bebê
Música com tempos lentos e melodias suaves.
Música para fortalecer habilidades e defesas neuronais
Qualquer composição de música clássica é apropriada.
Música para dançar e estar em movimento
Músicas felizes cheias de energia e com as quais você pode dançar. Ou até se deixar levar por alguma música que eles colocam no rádio e improvisam alguma dança.
O humor da mãe deve estar sempre em sintonia para envolver o bebê. Todas as sensações trazidas a você pela música alcançarão o bebê e você compartilhará uma conexão muito íntima e agradável de dentro do útero.
Faça o teste e musicalize seu pequenino antes do nascimento!
Meu Relato
Como já disse, quem não gosta de música não é mesmo! Não posso ouvir uma batida que começo a me mexer, e na gravidez não foi diferente. Dancei bastante na gravidez da Laura, fui em algumas festas que me proporcionaram esse momento, mesmo marido não dançando ele não se importa, está comigo e não me impedi que eu faça.
Em casa o som sempre estava ligado, fazia almoço, arrumava casa com aquela musica boa ao pé do ouvido. Gosto de sertanejo, ouvia bastante, mas sou bem eclética e escuto de tudo.
Quando estava sozinha conversava muito com ela, uma música em especial coloca para ela ouvir ” Aos olhos do Pai” de Ana Paula Valadão. Confira aqui!
Leandro também conversava muito com ela, toda as horas possíveis e esse contato fez muita diferença para ela após o nascimento! Percebemos que sim ela reconhecia nossas vozes, e as músicas fazem parte de sua vida pois ela adora, e o sertanejo pegou, porque as que eu mais ouvia são as que ela mais gosta hoje!
Então não deixe de cantar para seus filhos, interaja com eles desde o ventre, pois é lindo de ver uma criança desenvolvida, cheia de amor por ter recebido o mesmo desde o princípio! Ative o modo off e curta cada instante com suas crias!
Que lindoo! Farei muito isso quando for minha vez.
Seja bem vinda Ester! Ah faça porque sem dúvida irá fazer muita diferença! Bjus.
Saudades da sua gravidez!
Conversava muito com a minha gordinha.
Oi lindona! Adorei o seu post!
Minha mãe me conta que meu pai cantava pra mim quando eu estava na barriga dela.
Ela diz que quando nasci, eles colocavam muita música calma.
E quando cresci mais, peguei o hábito de ouvir instrumental na hora de dormir.
Sempre ouvia a rádio Scalla FM (infelizmente não tem mais no dial, mas eles têm o site, dá para ouvir online. Tem app também.
Essa rádio é muito boa. Principalmente para quem gosta desse estilo musical.
Beijos,
Laila