primeiros sintomas da gravidez

Primeiros sintomas da gravidez são alertas que servem de estímulo para as mulheres fazerem um teste de gravidez.

É importante saber que os sinais e primeiros sintomas da gravidez não são os mesmos para todas as mulheres. Além disso, uma mesma mãe pode ter sintomas na segunda gravidez completamente diferentes da primeira. E mesmo quando esses sinais repetem-se, eles podem variar em intensidade, frequência, época do surgimento e duração.

Quanto mais cedo uma mulher souber que está grávida, mais cedo ela poderá iniciar seu pré-natal. Assim, ela poderá tomar as medidas certas como, controlar a glicose no sangue, aprimorar a dieta, usar suplementos – como ácido fólico e ferro –, vigiar a pressão arterial, tratar prontamente infecções e evitar o consumo de álcool ou medicamentos potencialmente nocivos ao bebê no primeiro trimestre de gestação.

Abaixo listo alguns  sintomas de  gravidez:

Sangramento Vaginal

Primeiros sintomas da  gravidez costuma ser um discreto sangramento vaginal. Nem todas as mulheres apresentam esse sinal e algumas das que apresentam não o reconhecem como um sintoma de gravidez. Portanto, se você está tentando engravidar e apresenta uma menstruação diferente da usual, fique atenta, pois isso pode ser um sinal de gravidez inicial.

Atraso Menstrual

Geralmente os primeiros sintomas da gravidez para a maioria das mulheres é o atraso da menstruação. Esse é o sinal que habitualmente leva as mulheres a fazerem o teste de gravidez. Portanto, nem todas as mulheres têm facilidade em reconhecer uma menstruação atrasada. Algumas mulheres têm ciclos menstruais muito irregulares.

Cólica ou Dor Abdominal

Além do sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen ou uma sensação de inchaço na barriga, parecendo muito com os sintomas pré-menstruais. A dor abdominal é um sintoma que pode surgir no primeiro, segundo ou terceiro trimestre de gravidez.

Dor e Aumento das Mama

Além de aumentar a sensibilidade das mamas, causando desconforto ao tocar ou vestir o sutiã, elas também costumam ficar maiores, causando uma sensação de inchaço.

Náusea e Vômito

Costumam surgir a partir da 6ª semana de gestação. Entretanto, há mulheres que apresentam esses sintomas já na 4ª ou 5ª semana. São sintomas típicos do primeiro trimestre de gravidez e tendem a desaparecer no segundo trimestre.

Constipação Intestinal

Com aumento da produção do hormônio progesterona na gravidez faz com que alguns órgãos  fiquem mais “frouxos” ou “relaxados”.  É o caso do intestinos, que, por sofrerem redução de sua capacidade de contrair, têm mais dificuldade de manter o trânsito intestinal normal, o que resulta em prisão de ventre.

Cansaço e Sono Excessivo

Uma sensação de cansaço desproporcional às suas atividades diárias é um sintoma de gravidez muito comum. Se você já tem uma rotina cansativa durante o dia, ela pode tornar-se exaustiva. O aumento do sono também é muito comum.  Seu corpo dá sinais de que precisa descansar com mais frequência.

primeiros sintomas da gravidez

Vontade Frequente de Urinar

O aumento da frequência urinária é um sintoma de gravidez que surge precocemente, ocorre em praticamente 100% das grávidas e que, infelizmente, dura até o final da gestação.

Após 6ª semanas de gravidez, a grávida começa a sentir vontade de urinar com maior frequência. Estas idas ao banheiro podem ocorrer, inclusive, durante a madrugada, atrapalhando o sono da gestante.

Desejos Alimentares

O desejo por certas comidas nas primeiras semanas de gestação é um dos sintomas mais clichés da gravidez. Porém, do mesmo modo que adquirem esses desejos, as grávidas também podem apresentar aversões a certas comidas e/ou cheiros.

primeiros sintomas da gravidez

Alteração do Paladar e do Olfato

Além de ter desejos e aversões alimentares, a mudança de paladar é um outro sintoma muito comum de gravidez. Doces podem se tornar muito doces, o café que você adora passa a ter um sabor esquisito, sem contar a azia, e durante o dia você pode sentir um gosto de metal na boca sem motivo aparente.

Aversão a Odores Fortes

Um sintoma comum de gravidez é uma maior sensibilidade do olfato. Odores ruins ou muito fortes, como fumaça de cigarro, gasolina, álcool, produtos de limpeza, etc., causam o mesmo efeito.

Eliminação de Gases

Em algumas mulheres há o aumento dos gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez. Um sintoma difícil nos casos em que a gestante precisa ficar horas presa dentro de um escritório ou em algum lugar com várias pessoas.

Tonturas

Diversas alterações no organismo da mulher podem provocar tonturas, entre elas estão a queda da pressão arterial, redução do níveis de açúcar no sangue, anemia, aumento da frequência respiratória, alimentação insuficiente devido aos enjoos.

Variação de Humor

A grávida pode ir da alergia à tristeza ou da simpatia a explosões de mau humor com pessoas próximas de uma hora para outra ou até mesmo chorar vendo um comercial de televisão.

Corrimento Vaginal

É igual ao corrimento fisiológico que algumas mulheres têm, sendo espesso, leitoso ou transparente e sem odor.

Acne

A acne na gravidez pode ser leve ou grave e surgir em qualquer momento da gestação, devido as alterações hormonais.

Fonte: mdsaude.comgravidez

Leia também: Cronograma para montar o enxoval do bebê

Abraços,

Mayara Figueredo

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!