Neste artigo você vai saber o que é o autismo, as características e cuidados necessários quando seu filho for diagnosticado autista. 

O Autismo ou também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), é uma condição que afeta a maneira como a criança se relaciona com o meio ambiente e com outras pessoas.

Aprender a cuidar de uma criança com autismo e saber onde obter ajuda pode facilitar as coisas para pais e responsáveis ​​e, acima de tudo, para a criança.

Uma criança com autismo terá problemas para se comunicar.

Leia também:

Como melhorar o sono da criança autista

Qual a importância de olhar nos olhos das crianças

Os cuidados com uma criança autista

Autista

O que é autismo?

Crianças autistas têm uma deficiência que afeta o cérebro . Para algumas crianças, essa deficiência é leve, para outros é severo.

As crianças autistas podem ter muitas habilidades e interesses que não são afetados pelo autismo. Porém muitas tem problemas com a comunicação, interação social, comportamentos, atividades repetitivas ou interesses restritos lidando com a entrada sensorial.

Esses problemas geralmente estão presentes desde o nascimento, mas se tornam mais aparentes nos primeiros três anos de vida e continuam durante toda a vida adulta. As pessoas não sabem a causa.

Características do autista

Para identificar se seu filho é autista observe:

Dificuldade na interação social; é lento para falar; não acena ou bata palmas; evita contato visual; faça a mesma coisa repetidas vezes, como balançar, alinhar objetos ou agitar os braços como rotinas, e ficar chateado quando as coisas mudam.

O que fazer se seu filho for diagnosticado autista

Primeiro, lembre-se de que todas as crianças autistas são diferentes, da mesma forma que todos os adultos com doença cardíaca são diferentes. Um slogan comumente usado é que, se você viu uma criança autista, viu uma criança autista.

Se o seu médico achar que seu filho pode ter autismo, ele pode encaminhá-lo a um pediatra (um médico especializado em crianças) para que você possa obter mais informações e obter ajuda. O pediatra fará uma série de testes. Se o seu filho for diagnosticado com autismo, ele irá aconselhá-lo sobre terapias de intervenção precoce e serviços que possam ajudar o seu filho.

O autismo pode ter um grande impacto em você, nas outras crianças e na vida familiar. É importante que você trabalhe com profissionais de saúde e deficiência para reduzir esses impactos e que eles estejam dispostos a trabalhar com você. Você precisa de um plano eficaz de tratamento e gerenciamento que funcione para todos.

Como cuidar de uma criança com autismo

Cuidar de uma criança autista pode ser um desafio, muitas vezes acham difícil entender instruções simples e comportamento social.

Tratamentos específicos incluem:

Fonoaudiologia: para ajudar seu filho a se comunicar melhor.

Terapia Ocupacional: para ajudá-los a lidar com as atividades cotidianas.

Terapias Psicológicas: para ajudar com habilidades sociais, emoções e estresse.

O mais importante é que você obtenha a ajuda e o suporte de que precisa para gerenciar a vida todos os dias.

Existem programas disponíveis que ensinam habilidades para pais de crianças autistas.

Um aplicativo educacional tem auxiliado bastante no processo de aprendizado das crianças e adolescentes com maior dificuldade de aprendizado, é o Aplicativo ABC Autismo. O aplicativo adota as premissas do programa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação (Teacch), criado em 1964, na Universidade da Carolina do Norte (EUA), por ele ser um programa mundialmente utilizado para auxiliar no processo de alfabetização de crianças com o transtorno de desenvolvimento.

À medida que as crianças autistas envelhecem, elas podem precisar de mais tratamento. Escolher uma escola pode ser difícil, mas seu filho tem os mesmos direitos à educação que todas as outras crianças.

 

Abraços, Mayara Figueredo!

 

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

8 Comentários

  1. Pingback: Como melhorar o sono da criança autista

  2. Pingback: REFLETIR, REPARAR e REAVIR - 3 erres da consciência

  3. Thiago | Papai Urbano Resposta

    ótimo texto consegui adquirir muitas informações que não conhecia, parabéns!

  4. Leandro Nigre Resposta

    Excelente prestação de serviço. Informação é tudo na vida de uma família que tem uma criança autista.

  5. Leandro da Silva Pinto Figueredo Resposta

    Ótima informação.
    Não conheço pessoalmente uma criança autista. Queria entender como funciona seu dia a dia, ou seja, sua rotina.

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!