O medo é um sentimento normal e necessário no desenvolvimento evolutivo. Sua função é fornecer segurança, pois nos alerta sobre a presença de um perigo e nos permite avaliar a capacidade que temos para enfrentar ameaças e sermos capazes de proteger contra possíveis riscos.

O medo é uma emoção universal presente em todas as culturas que aparece desde os 6 meses e que está evoluindo. Ou seja, à medida que a criança passa pelos diferentes estágios de desenvolvimento, os medos gradualmente mudam ou desaparecem à medida que a criança experimenta segurança em si mesma e no ambiente. Eles também se manifestam no estágio adolescente . Nós dizemos quais são os medos mais comuns na adolescência.

adolescencia

De onde vêm os medos adolescentes?

A adolescência é considerada um estágio de transição do status de infância para o status de adulto. Deste modo, pode-se dizer que os medos que se tem na adolescência podem vir de várias frentes:

  • Aqueles que rastejam do estágio anterior (pré-adolescência) . Para o jovem adolescente, tudo relacionado a não ser aceito pelos outros (que está ganhando força nesse período) e ao medo do fracasso escolar continua a ser importante.
  • Medos adultos. Nas idades que compõem a adolescência, os jovens começam a experimentar novos medos que podem ser rotulados como medos adultos. Estes são, por exemplo: amor, o futuro que virá, estar sozinho, etc.

A adolescência, portanto, não é considerada um estágio fácil. É um período de grandes mudanças físicas e psicológicas que não permitem alcançar o equilíbrio emocional necessário para enfrentar todos esses medos.

Dessa forma, a falta de estabilidade emocional no adolescente é o que o diferencia de um adulto diante dos medos.

Confira: 

Método Montessori, o desenvolver espontâneo!

Mesada para os filhos: em que idade começar e qual o valor ideal?

Crie seu Destino

Quais são os medos mais comuns na adolescência?

Existem muitos tipos de medo que podem afetar o adolescente em maior ou menor grau. Estes são os mais comuns:

Thoughtful woman at home – copyspace

1. Medo de não ser aceito A

A adolescência é caracterizada como um estágio em que o jovem busca respostas que o ajudem a se descobrir. Ou seja, ele está em busca de uma identidade que o diferencie de seus pais e o ajude a interagir com seus pares.

O jovem experimenta uma preocupação excessiva em ser incluído nesse tipo de grupos formados por indivíduos de sua idade. No entanto, se você não conseguir, isso causará medo. Algo muito comum nesse período.

2. Medo do amor A

A adolescência é o estágio em que o amor geralmente aparece. Uma mistura de emoções difíceis de definir e mais quando, neste período, os jovens experimentam grandes desequilíbrios emocionais. Se somarmos a contínua busca de identidade, insegurança e inexperiência características deste estágio, nós descobrimos que os jovens são muito vulneráveis a esta emoção complexa e, portanto, este é um dos medos mais comuns deste período de desenvolvimento.

3. Medo do que está por vir

O objetivo que os adolescentes buscam é a integração na sociedade. Ao perceber isso, ele percebe que precisa “cumprir” algumas expectativas que os adultos de seu ambiente colocaram nele para alcançar alguns objetivos no futuro. As inseguranças que caracterizam esse estágio fazem com que o jovem se pergunte se ele pode obtê-lo. Portanto, o medo do que virá no futuro e se será capaz de enfrentá-lo, satisfazendo as expectativas, infunde o medo.

Como ajudar um adolescente a superar o medo?

adolescência

Trago algumas dicas para ajudar seu filho adolescente a superar seus medos:

  • Ouça o que ele tem a dizer. É essencial permitir que os jovens expressem seus sentimentos e emoções sem medo, para que sintam o apoio dos adultos em seu ambiente diante de qualquer medo e insegurança.
  • Fique ao seu lado. A adolescência é um estágio em que os jovens não possuem as habilidades necessárias para enfrentar situações que causam medo e ansiedade. Portanto, será necessário que os adultos os acompanhem como seu suporte.
  • Diálogo neste estágio que preocupa, os jovens acham difícil falar sobre seus sentimentos e emoções, por isso será necessário criar um clima positivo para lidar com os medos que naturalmente sofrem.

adolescência

Abraços, Mayara Figueredo!

4 Comentários

  1. Oi Mayara!

    Gosto muito de seus textos e dos assuntos que você aborda!
    Seu blog foi uma inspiração pra mim!

    Se puder, gostaria que você conhecesse meu blog que acabou de sair do forno e me desse sua opinião!
    bebechegando.com

    bjsss

    Dione

  2. Leandro da Silva Pinto Figueredo Resposta

    Informação importante!
    O medo possibilita a evolução das ações, força o cérebro a desenvolver estratégias de defesa.

Deixe seu comentário

Pin It
error: Content is protected !!