Qual é o verdadeiro significado da Páscoa?

significado da Páscoa

Quando você ouve falar em Páscoa, logo já pensa nas gostosuras que vem com ela, como os ovos de chocolate. Mas você já se perguntou sobre o verdadeiro significado da Páscoa?

A comemoração da data é muito mais que isso, é uma maneira de celebrar como forma de honra tudo o que Jesus fez por nós. Portanto, é uma festa cristã que relembra a crucificação, morte e ressurreição de Cristo.

Eu te convido a conhecer a história por trás dessa celebração tão conhecida. Todavia, você irá entender a sua magnitude e o verdadeiro significado da Páscoa.

Faça você mesma: ideias e dicas para fazer com as crianças na Páscoa!

Tradições da Páscoa

Você já deve ter ouvido alguém dizer que não se deve comemorar algumas datas do calendário cristão. Contudo, a Páscoa é comemorada por católicos, ortodoxos e protestantes de maneira diferente. Todavia, a tradição mais comum dos outros países é a comemoração católica que durante a quaresma, como é chamado o período que vai da quarta-feira de cinzas até o domingo de ramos, um domingo antes da Páscoa, diversas preparações são feitas. Como a encenação da crucificação e ressurreição de Cristo, a procissão de Fogaréu e algumas missas são deixadas de ser celebradas. A quaresma, como é chamado esse período, é uma maneira de você entrar em maior sintonia com orações e jejuns onde você pode fazer penitências e caridade.

Símbolos e significado da Páscoa

A palavra Páscoa vem de origem Hebraica que significa passagem. Ela marca o fim da vida de Jesus na Terra e o começo de sua nova vida no céu. Contudo, você sabia que essa data também marca o final do inverno e o início da primavera? O significado da Páscoa é sem sombra de dúvidas marcado por passagem.

Portanto, dentro do ritual de celebração existem alguns símbolos que possuem significados importantes. Sendo que muitas vezes você já deve ter visto, mas não sabe para que servem ou nem ao menos se atentou a eles.

Veja o significado desses símbolos:

  • Cruz – Seu significado é a vitória sobre morte de Jesus;
  • Pão e vinho – Seu significado é representar a última ceia feita por Jesus antes de sua morte;
  • Cordeiro – Significa o corpo de Cristo sacrificado para a salvação do seu rebanho;
  • Óleos – Significa a representação do Espírito Santo, eles são abençoados e usados no batismo, crisma e unção dos enfermos;
  • Água – Significa a pureza e renovação de Cristo.

Dia dos Avós: quando é comemorado e significado dessa data!

Qual a relação do ovo e do coelho com a Páscoa?

Não é curioso a relação do ovo com a Páscoa? Mas por que será que temos essa tradição de dar o ovo de chocolate?

Simbolicamente o ovo representa o nascimento de uma nova vida. Contudo, antigamente, muito antes do nascimento de Jesus Cristo os ovos eram trocados entre o fim do inverno e o início da primavera. Portanto, era um tipo de tradição para ter sorte na colheita. Todavia, os agricultores enterravam os ovos na terra para terem sorte. 

Contudo, o coelho é um símbolo de fertilidade. Todavia, sua representação é sobre a capacidade da igreja em produzir novos discípulos e espalhar a mensagem de Cristo na Terra.

Viu só como é profundo o verdadeiro significado da Páscoa? Deixe seu comentário sobre o post e compartilhe nas redes sociais. 

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais