Dia dos Avós: quando é comemorado e significado dessa data!

Dia dos Avós: quando é comemorado e significado dessa data!

O Dia dos Avós é uma data comemorativa, assim como o Dia das Mães e Dia dos Pais, contudo é dedicada a relação entre avós e netos. Nesta data comemorativa, é celebrado os laços familiares dessa relação tão bonita.

Embora aqui no Brasil a comemoração em torno desta data seja menor, há muitas pessoas que não deixam o Dia dos Avós passar em branco. Portanto, se você ainda não conhecia o significado e a importância desta data para as famílias, veja a seguir todos os detalhes dessa comemoração.

20 maneiras de amar estar grávida

Saiba quais são os cuidados com as crianças em caso de coronavírus

Quando é o Dia dos Avós?

A primeira grande dúvida sobre o assunto é: quando é o Dia dos Avós? No Brasil, a data é comemorada no dia 26 de julho. Isso significa que estamos bem próximos da data! Em 2020, ela será comemorada em uma sexta-feira. 

Em outros países a comemoração pode ganhar datas diferente, como nos Estados Unidos, onde a comemoração ocorre no dia 13 de setembro. Contudo, aqui no Brasil a data foi definida para 26 de julho por uma razão muito especial. 

Quem definiu essa data foi Ana Elisa do Couto, uma portuguesa conhecida como “Dona Aninhas” avó de 6 netos. Ela dizia que a data escolhida tinha como finalidade celebrar o dia de Santa Ana e São Joaquim, que são os pais de Maria mãe de Jesus Cristo. Logo, ambos são avós de Jesus. 

Qual é o significado do Dia dos Avós?

Como a própria data representa, o Dia dos Avós tem como finalidade celebrar os pais de Maria, que são Santa Ana e São Joaquim. Além disso, a data é dedicada a todos os avós como uma forma de celebrar e homenagear essas pessoas tão importantes na construção de uma família. 

Afinal, são eles os responsáveis por mimar nossos filhos, por dar aquele ar de infância para a vida das crianças, por ajudar os pais de primeira viagem, entre outras coisas. Tanto conhecimento e experiência de vida sobre cuidar de uma família é muito útil para os filhos e netos, que ainda desfrutam de um laço afetivo muito amoroso. 

Melhores Pais: 8 chaves para educar as crianças

Educar os filhos em valores: um valor para cada mês do ano

A importância da relação dos avós para os netos

Os famosos “pais em dobro” são figuras muito importantes para as crianças. Até mesmo a ciência já reconhece os benefícios que as relações entre avós e netos podem proporcionar para toda a família. De acordo com um estudo da Oxford Academic, crianças que têm contato com os avós apresentam mais generosidade, bondade e uma menor predisposição a desenvolver depressão e ansiedade no futuro.

Já um estudo elaborado por James S. Bates mostrou inúmeros benefícios nessa relação, tais como:

  • Mentoria – eles ensinam diversas habilidades práticas e conhecimentos de vida aos netos;
  • Árvore genealógica – os netos aprendem com os avós sobre seus antepassados e histórias que poderão passar a diante;
  • Espiritualidade – essa relação proporciona conforto, conselhos e encorajamento;
  • Recreação – avós são sinônimos de alegria e diversão, por isso, os netos se divertem muito com essas figuras importantes;
  • Caráter – eles auxiliam na construção de caráter, dando bons exemplos, ensinando sobre responsabilidade, ética e outros conceitos importantes.

Sinceramente? Nem precisaríamos de um estudo para perceber o quanto eles são importantes na vida dos nossos filhos. 

dia dos avós

E você, já conhecia o Dia dos Avós? Conte nos comentários como será a comemoração dessa data especial. 

Posts Relacionados
1 comentário
  1. Leandro da Silva Pinto Figueredo Disse:

    Os avós são o complemento para educação dos filhos.
    Tenho excelentes lembranças.

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais