Dia dos Avós: quando é comemorado e significado dessa data!
O Dia dos Avós é uma data comemorativa, assim como o Dia das Mães e Dia dos Pais, contudo é dedicada a relação entre avós e netos. Nesta data comemorativa, é celebrado os laços familiares dessa relação tão bonita.
Embora aqui no Brasil a comemoração em torno desta data seja menor, há muitas pessoas que não deixam o Dia dos Avós passar em branco. Portanto, se você ainda não conhecia o significado e a importância desta data para as famílias, veja a seguir todos os detalhes dessa comemoração.
20 maneiras de amar estar grávida
Saiba quais são os cuidados com as crianças em caso de coronavírus
Quando é o Dia dos Avós?
A primeira grande dúvida sobre o assunto é: quando é o Dia dos Avós? No Brasil, a data é comemorada no dia 26 de julho. Isso significa que estamos bem próximos da data! Em 2020, ela será comemorada em uma sexta-feira.
Em outros países a comemoração pode ganhar datas diferente, como nos Estados Unidos, onde a comemoração ocorre no dia 13 de setembro. Contudo, aqui no Brasil a data foi definida para 26 de julho por uma razão muito especial.
Quem definiu essa data foi Ana Elisa do Couto, uma portuguesa conhecida como “Dona Aninhas” avó de 6 netos. Ela dizia que a data escolhida tinha como finalidade celebrar o dia de Santa Ana e São Joaquim, que são os pais de Maria mãe de Jesus Cristo. Logo, ambos são avós de Jesus.
Qual é o significado do Dia dos Avós?
Como a própria data representa, o Dia dos Avós tem como finalidade celebrar os pais de Maria, que são Santa Ana e São Joaquim. Além disso, a data é dedicada a todos os avós como uma forma de celebrar e homenagear essas pessoas tão importantes na construção de uma família.
Afinal, são eles os responsáveis por mimar nossos filhos, por dar aquele ar de infância para a vida das crianças, por ajudar os pais de primeira viagem, entre outras coisas. Tanto conhecimento e experiência de vida sobre cuidar de uma família é muito útil para os filhos e netos, que ainda desfrutam de um laço afetivo muito amoroso.
Melhores Pais: 8 chaves para educar as crianças
Educar os filhos em valores: um valor para cada mês do ano
A importância da relação dos avós para os netos
Os famosos “pais em dobro” são figuras muito importantes para as crianças. Até mesmo a ciência já reconhece os benefícios que as relações entre avós e netos podem proporcionar para toda a família. De acordo com um estudo da Oxford Academic, crianças que têm contato com os avós apresentam mais generosidade, bondade e uma menor predisposição a desenvolver depressão e ansiedade no futuro.
Já um estudo elaborado por James S. Bates mostrou inúmeros benefícios nessa relação, tais como:
- Mentoria – eles ensinam diversas habilidades práticas e conhecimentos de vida aos netos;
- Árvore genealógica – os netos aprendem com os avós sobre seus antepassados e histórias que poderão passar a diante;
- Espiritualidade – essa relação proporciona conforto, conselhos e encorajamento;
- Recreação – avós são sinônimos de alegria e diversão, por isso, os netos se divertem muito com essas figuras importantes;
- Caráter – eles auxiliam na construção de caráter, dando bons exemplos, ensinando sobre responsabilidade, ética e outros conceitos importantes.
Sinceramente? Nem precisaríamos de um estudo para perceber o quanto eles são importantes na vida dos nossos filhos.
E você, já conhecia o Dia dos Avós? Conte nos comentários como será a comemoração dessa data especial.
Os avós são o complemento para educação dos filhos.
Tenho excelentes lembranças.