fbpx

Saiba quais são os cuidados com as crianças em caso de coronavírus

cuidados com as crianças

O novo coronavírus já mostrou que é capaz de parar economias mundiais e fez milhares de vítimas. Milhões de pessoas já testaram positivo para o covid-19 e a preocupação principal dos pais é sobre os cuidados com as crianças, caso comecem a apresentar sintomas da doença. 

Você sabe o que fazer se seus filhos apresentarem sintomas do novo coronavírus? Veja a seguir o que fazer nessa situação, como identificar os sintomas da doença, quais são os cuidados com as crianças em casa e muito mais.

Síndrome de Burnout: o que é, quais sintomas e como tratar

Como preparar seu filho para a chegada de um irmãozinho

Como identificar os sintomas de coronavírus?

Os sintomas da doença muitas vezes é confundido com gripes, resfriados e outros problemas respiratórios. Contudo, o covid-19 é muito mais perigoso, pois é um vírus novo capaz de atacar o sistema respiratório sem chamar a atenção. E quando a doença é identificada, muitas vezes já está em um estado avançado.

Por isso, é muito importante ficar atento a todos os sinais do novo coronavírus e ter todos os cuidados preventivos recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como manter-se em isolamento social, usar máscara, lavar as mãos, usar álcool em gel e manter distanciamento entre pessoas quando estiver em locais público. 

Mas se você suspeita que a criança possa estar com coronavírus, fique atento aos sintomas.

  • Mais comuns: febre, tosse seca e cansaço;
  • Menos comuns: diarreia, conjuntivite, dores, perda do olfato e paladar, perda de apetite, erupções cutâneas;
  • Sintomas graves: dor ou pressão no peito, falta de ar ou dificuldade para respirar, perda dos movimentos e da fala.

Quando e qual médico procurar para cuidados com as crianças?

Caso seja constatado sintomas comuns ou menos comuns da doença, mas que podem ser tratados em casa, não é recomendado ir ao hospital. Isso se aplica no caso de coriza, febre, falta de apetite, tosse seca, entre outros sintomas. 

Contudo, se a criança apresentar febre persistente, dificuldade para respirar e outros sintomas graves, é importante procurar assistência médica imediatamente. 

Caso a criança relate grande desconforto, você poderá levá-la para tratar os sintomas leves da doença no próprio pediatra da família, ou ainda realizar consultas pela internet com profissionais que disponibilizam o atendimento virtual. 

Faça você mesma decoração: 15 ideias fáceis e baratas para decorar!

Cozinhar com as crianças é uma delícia, confira 6 dicas infalíveis

Já no caso do tratamento de sintomas graves, a família poderá recorrer aos hospitais de campanha, hospitais municipais, hospitais particulares e outras unidades de atendimento médico.

Quais são os cuidados com as crianças em casa?

A criança testou positivo para o novo coronavírus? Não fique em pânico, a maioria das pessoas apenas apresentam os sintomas leves da doença e se recuperam rapidamente com alguns cuidados em casa.

Os cuidados com as crianças devem ser redobrados nesse caso e os pais podem utilizar determinados medicamentos para ajudar no alívio de desconfortos. Contudo, tudo deve ser receitado pelo médico para que não haja problemas. 

Não há segredo, o covid-19 atua no organismo como outros vírus, por isso, é importante reforçar ações que fortaleçam o sistema imunológico para que a criança se recupere da doença. Sendo assim, é indicado repouso, ingestão de bastante água e alimentação saudável e equilibrada. 

Como preparar seu filho para a chegada de um irmãozinho

7 dicas para a rotina de volta às aulas

cuidados com as crianças

Se tiver dúvidas sobre o que fazer você poderá ligar para o número 136 que é um canal de atendimento oferecido pelo Governo para informar sobre o coronavírus. Em todo caso, continue com os cuidados com as crianças em casa, prevenindo a doença e tomando os devidos cuidados, caso os sintomas apareçam. 

Mayara Figueredo

Sou Mayara Figueredo, mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindas (os)!

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *