Saiba quais são os cuidados com as crianças em caso de coronavírus

cuidados com as crianças

O novo coronavírus já mostrou que é capaz de parar economias mundiais e fez milhares de vítimas. Milhões de pessoas já testaram positivo para o covid-19 e a preocupação principal dos pais é sobre os cuidados com as crianças, caso comecem a apresentar sintomas da doença. 

Você sabe o que fazer se seus filhos apresentarem sintomas do novo coronavírus? Veja a seguir o que fazer nessa situação, como identificar os sintomas da doença, quais são os cuidados com as crianças em casa e muito mais.

Síndrome de Burnout: o que é, quais sintomas e como tratar

Como preparar seu filho para a chegada de um irmãozinho

Como identificar os sintomas de coronavírus?

Os sintomas da doença muitas vezes é confundido com gripes, resfriados e outros problemas respiratórios. Contudo, o covid-19 é muito mais perigoso, pois é um vírus novo capaz de atacar o sistema respiratório sem chamar a atenção. E quando a doença é identificada, muitas vezes já está em um estado avançado.

Por isso, é muito importante ficar atento a todos os sinais do novo coronavírus e ter todos os cuidados preventivos recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como manter-se em isolamento social, usar máscara, lavar as mãos, usar álcool em gel e manter distanciamento entre pessoas quando estiver em locais público. 

Mas se você suspeita que a criança possa estar com coronavírus, fique atento aos sintomas.

  • Mais comuns: febre, tosse seca e cansaço;
  • Menos comuns: diarreia, conjuntivite, dores, perda do olfato e paladar, perda de apetite, erupções cutâneas;
  • Sintomas graves: dor ou pressão no peito, falta de ar ou dificuldade para respirar, perda dos movimentos e da fala.

Quando e qual médico procurar para cuidados com as crianças?

Caso seja constatado sintomas comuns ou menos comuns da doença, mas que podem ser tratados em casa, não é recomendado ir ao hospital. Isso se aplica no caso de coriza, febre, falta de apetite, tosse seca, entre outros sintomas. 

Contudo, se a criança apresentar febre persistente, dificuldade para respirar e outros sintomas graves, é importante procurar assistência médica imediatamente. 

Caso a criança relate grande desconforto, você poderá levá-la para tratar os sintomas leves da doença no próprio pediatra da família, ou ainda realizar consultas pela internet com profissionais que disponibilizam o atendimento virtual. 

Faça você mesma decoração: 15 ideias fáceis e baratas para decorar!

Cozinhar com as crianças é uma delícia, confira 6 dicas infalíveis

Já no caso do tratamento de sintomas graves, a família poderá recorrer aos hospitais de campanha, hospitais municipais, hospitais particulares e outras unidades de atendimento médico.

Quais são os cuidados com as crianças em casa?

A criança testou positivo para o novo coronavírus? Não fique em pânico, a maioria das pessoas apenas apresentam os sintomas leves da doença e se recuperam rapidamente com alguns cuidados em casa.

Os cuidados com as crianças devem ser redobrados nesse caso e os pais podem utilizar determinados medicamentos para ajudar no alívio de desconfortos. Contudo, tudo deve ser receitado pelo médico para que não haja problemas. 

Não há segredo, o covid-19 atua no organismo como outros vírus, por isso, é importante reforçar ações que fortaleçam o sistema imunológico para que a criança se recupere da doença. Sendo assim, é indicado repouso, ingestão de bastante água e alimentação saudável e equilibrada. 

Como preparar seu filho para a chegada de um irmãozinho

7 dicas para a rotina de volta às aulas

cuidados com as crianças

Se tiver dúvidas sobre o que fazer você poderá ligar para o número 136 que é um canal de atendimento oferecido pelo Governo para informar sobre o coronavírus. Em todo caso, continue com os cuidados com as crianças em casa, prevenindo a doença e tomando os devidos cuidados, caso os sintomas apareçam. 

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais