Grávidas, puérperas e lactantes: Como se prevenir do coronavírus?
O Ministério da Saúde e outros órgãos importantes como a OMS (Organização Mundial da Saúde) consideram grávidas, puérperas e lactantes como grupo de risco do novo coronavírus. Por isso, se você se encaixa em um desses perfis é muito importante saber como se prevenir do coronavírus.
A seguir, explicarei tudo sobre o coronavírus e os pontos mais importantes para esse grupo de risco. Além disso, darei algumas dicas de como se proteger do covid-19 em tempos de pandemia.
Amamentação Cruzada e seus perigos
Como ocupar a mente durante a quarentena: 5 ideias!
Como se prevenir do coronavírus: grupos de risco
As mortes pelo coronavírus no mundo todo já passam de meio milhão de pessoas e os principais afetados são os chamados “grupos de risco”. O que poucos sabem é que gestantes, puérperas e lactantes também fazem parte deste grupo.
De acordo com o Ministério da Saúde, esses três perfis são considerados grupos de risco cada um por suas características. Veja a seguir o que torna essas mulheres fatores de risco para a contaminação por coronavírus.
- Grávidas: a gestação exige muita energia para o desenvolvimento da criança, com isso, outras áreas de manutenção do organismo da mulher como o sistema imunológico, ficam comprometidos. Com o sistema imunológico enfraquecido, o risco é maior em contrair vírus, resfriados, bactérias e outros agentes infecciosos.
- Puérperas: todo o processo de parir deixa diversas sequelas que o corpo precisa reparar. Isso faz com que muita energia e esforço seja direcionado a essa reparação, deixando também o sistema imunológico comprometido.
- Lactantes: a produção de leite requer um grande gasto de energia e de nutrientes que são retirados de outras áreas do corpo da mulher, inclusive do sistema imune.
Look para grávidas: dicas de como montar e inspirações!
Enxoval de bebê o que comprar? 10 itens que não podem faltar
Como se prevenir do coronavírus: principais sintomas da doença
De acordo com os órgãos de saúde, o coronavírus apresenta sintomas muito parecidos com outros vírus. Os sintomas mais comuns incluem febre, tosse seca e cansaço. Contudo, a pessoa pode apresentar diarreia, erupções cutâneas, dor no corpo, e até sintomas mais graves como falta de ar e dor no peito.
Quando há sintomas da doença, grávidas, puérperas e lactantes devem realizar o teste para coronavírus. Isso porque fazem parte do grupo de risco e, caso estejam contaminadas, é preciso acompanhar de perto a evolução da doença.
Como se prevenir do coronavírus?
Ainda sem vacina contra o coronavírus ou tratamento com grande eficácia, a melhor forma de superar essa pandemia é sabendo como se proteger do coronavírus. Sendo assim, veja a seguir algumas dicas de como evitar o coronavírus:
1. Fique em casa
Se você faz parte do grupo de risco, faça o possível para ficar em casa. Esse não é o momento mais seguro para sair, portanto, deixe as compras ao supermercado para o pai ou outra pessoa próxima de você, assim como outras atividades que exigem a exposição pública.
2. Use máscara sempre
O uso de máscara em locais públicos já é obrigatório por Lei Federal, contudo, siga essa recomendação à risca. Nada de colocar a máscara no pescoço ou deixar o nariz de fora. Usar a máscara corretamente é a melhor forma de como se prevenir do coronavírus.
3. Lave as mãos ou use álcool em gel
Quando precisar sair para consultas de pré-natal, pediatra ou outra situação importante, lave as mãos sempre que possível e use álcool em gel constantemente.
4. Mantenha distância de outras pessoas
Não entre em locais com muitas pessoas e mantenha sempre uma distância segura. Isso diminui bastante as chances de contaminação, mas não elimina completamente a possibilidade de contrair o vírus.
Como montar enxoval de bebê – Lista completa com todos os itens
Dicas de aulas online para crianças durante a pandemia
5. Não toque no rosto e na máscara
Quando estiver em local público, não toque em nenhuma área do rosto e nem mesmo na parte externa da máscara. Imagine que tudo está contaminado e levar a mão ao rosto é o mesmo que abrir as portas para o vírus.
É grávida, puérpera ou lactante? Conte nos comentários quais têm sido suas ações de como se prevenir do coronavírus!
Trabalho na área da saúde, sei me afastar por está grávida?
Oi, boa tarde! Procure sempre ver com seu médico qual é a melhor opção! Mas sempre se previna! Bjus!
Dobrar a atenção em relação a visitas.
Excelente informação