Grávidas, puérperas e lactantes: Como se prevenir do coronavírus?

como se prevenir do coronavírus

O Ministério da Saúde e outros órgãos importantes como a OMS (Organização Mundial da Saúde) consideram grávidas, puérperas e lactantes como grupo de risco do novo coronavírus. Por isso, se você se encaixa em um desses perfis é muito importante saber como se prevenir do coronavírus

A seguir, explicarei tudo sobre o coronavírus e os pontos mais importantes para esse grupo de risco. Além disso, darei algumas dicas de como se proteger do covid-19 em tempos de pandemia.

Amamentação Cruzada e seus perigos

Como ocupar a mente durante a quarentena: 5 ideias!

Como se prevenir do coronavírus: grupos de risco

As mortes pelo coronavírus no mundo todo já passam de meio milhão de pessoas e os principais afetados são os chamados “grupos de risco”. O que poucos sabem é que gestantes, puérperas e lactantes também fazem parte deste grupo.

De acordo com o Ministério da Saúde, esses três perfis são considerados grupos de risco cada um por suas características. Veja a seguir o que torna essas mulheres fatores de risco para a contaminação por coronavírus.

  • Grávidas: a gestação exige muita energia para o desenvolvimento da criança, com isso, outras áreas de manutenção do organismo da mulher como o sistema imunológico, ficam comprometidos. Com o sistema imunológico enfraquecido, o risco é maior em contrair vírus, resfriados, bactérias e outros agentes infecciosos.
  • Puérperas: todo o processo de parir deixa diversas sequelas que o corpo precisa reparar. Isso faz com que muita energia e esforço seja direcionado a essa reparação, deixando também o sistema imunológico comprometido.
  • Lactantes: a produção de leite requer um grande gasto de energia e de nutrientes que são retirados de outras áreas do corpo da mulher, inclusive do sistema imune. 

Look para grávidas: dicas de como montar e inspirações!

Enxoval de bebê o que comprar? 10 itens que não podem faltar

Como se prevenir do coronavírus: principais sintomas da doença

De acordo com os órgãos de saúde, o coronavírus apresenta sintomas muito parecidos com outros vírus. Os sintomas mais comuns incluem febre, tosse seca e cansaço. Contudo, a pessoa pode apresentar diarreia, erupções cutâneas, dor no corpo, e até sintomas mais graves como falta de ar e dor no peito. 

Quando há sintomas da doença, grávidas, puérperas e lactantes devem realizar o teste para coronavírus. Isso porque fazem parte do grupo de risco e, caso estejam contaminadas, é preciso acompanhar de perto a evolução da doença. 

Como se prevenir do coronavírus?

Ainda sem vacina contra o coronavírus ou tratamento com grande eficácia, a melhor forma de superar essa pandemia é sabendo como se proteger do coronavírus. Sendo assim, veja a seguir algumas dicas de como evitar o coronavírus:

1. Fique em casa

Se você faz parte do grupo de risco, faça o possível para ficar em casa. Esse não é o momento mais seguro para sair, portanto, deixe as compras ao supermercado para o pai ou outra pessoa próxima de você, assim como outras atividades que exigem a exposição pública.

2. Use máscara sempre

O uso de máscara em locais públicos já é obrigatório por Lei Federal, contudo, siga essa recomendação à risca. Nada de colocar a máscara no pescoço ou deixar o nariz de fora. Usar a máscara corretamente é a melhor forma de como se prevenir do coronavírus.

3. Lave as mãos ou use álcool em gel

Quando precisar sair para consultas de pré-natal, pediatra ou outra situação importante, lave as mãos sempre que possível e use álcool em gel constantemente. 

4. Mantenha distância de outras pessoas

Não entre em locais com muitas pessoas e mantenha sempre uma distância segura. Isso diminui bastante as chances de contaminação, mas não elimina completamente a possibilidade de contrair o vírus.

Como montar enxoval de bebê – Lista completa com todos os itens

Dicas de aulas online para crianças durante a pandemia

5. Não toque no rosto e na máscara

Quando estiver em local público, não toque em nenhuma área do rosto e nem mesmo na parte externa da máscara. Imagine que tudo está contaminado e levar a mão ao rosto é o mesmo que abrir as portas para o vírus.

como se prevenir do coronavírus

É grávida, puérpera ou lactante? Conte nos comentários quais têm sido suas ações de como se prevenir do coronavírus

3 Comentários
  1. Anônimo Disse:

    Trabalho na área da saúde, sei me afastar por está grávida?

    1. Mayara Figueredo Disse:

      Oi, boa tarde! Procure sempre ver com seu médico qual é a melhor opção! Mas sempre se previna! Bjus!

  2. Leandro da Silva Pinto Figueredo Disse:

    Dobrar a atenção em relação a visitas.
    Excelente informação

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Tons de cinza: veja como montar uma sala de estar cinza Como fazer uma decoração infantil simples de aniversário 4 Dicas de como iniciar seu filho no ciclismo