Dicas de brincadeiras que podem ajudar na construção de uma rotina saudável

 

Olá, pessoal!

No post anterior (que vocês podem conferir aqui) falei um pouco sobre a importância que o brincar tem, tanto para o desenvolvimento, quanto para a construção de uma rotina saudável. A criança que brinca e gasta sua energia, além de aprender brincando, também acaba tendo um sono mais proveitoso!

Hoje vou trazer para vocês alguns exemplos de brincadeiras que podem ser interessantes e simples de realizar com o seu filho!

Dicas de brincadeiras – Atividade Sensorial

Painel de Cores e Formas

Idade ideal: 0-6 meses

Como jogar: Monte um painel com imagens de formas geométricas para estimular a visão dos pequenos, que não é tão boa no início. Isso ajuda eles a interagirem com coisas novas. Coloque o painel no berço ou no trocador, para a criança olhar quando estiver acordada. Aproveite para falar o nome das cores enquanto o bebê as observa!

dicas de brincadeiras
Foto retirada do Pinterest

Caixa Secreta

Idade ideal: 3-6 meses

Como jogar: Tenha uma caixa de itens interessantes e, de repente, tire alguma surpresa de lá como se fosse mágica. Segure o objeto a cerca de 30 centímetros de distância do bebê (que ainda não possui uma visão tão boa) e o encare com encantamento, procurando mostrar como o objeto funciona.

Leia também:

Desenvolvimento cognitivo da criança: 10 maneiras de estimular

Saiba como perguntar aos seus filhos: “Então como foi a escola hoje?”

DICAS DE BRINCADEIRAS

Garrafa Sensorial

Idade ideal: 7 a 9 meses

Como jogar: Reúna algumas garrafas de plástico usadas. Dê preferência para as menores de forma que os bebês consigam segurar melhor. Separe vários objetos como pompons de tamanhos variados e lantejoulas coloridas. Além de corante de alimentos e álcool gel. Use ainda alguns grãos, como arroz ou feijão.

Em cada garrafa coloque um objeto, por exemplo: uma com pompons coloridos, uma com lantejoulas e água, uma com arroz, outra com feijão. Combine ainda algumas com água e corante e outras com álcool gel (que dão um efeito mais lento na hora do movimento da garrafa). Bebês colocam tudo na boca, por isso, limpe bem as garrafas por fora. Lembre-se de fechar bem a tampa e vedar com cola ou passar uma fita adesiva por cima da tampa. Algumas crianças aprendem bem cedo a abrir garrafas.

dicas de brincadeiras
Foto retirada do Pinterest

O que acharam destes exemplos?

Comecem a aplicar essas pequenas atividades no dia a dia do bebê de vocês! Será um passo muito importante para a rotina a ser construída!

Caso vocês queiram ter acesso a mais brincadeiras, há algum tempo lancei o e-book “O universo lúdico do brincar”.

Disponível para compra AQUI!

Espero que tenham gostado, dúvidas e sugestões de tema, deixe seu comentário! Até a próxima.

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais