Dicas de brincadeiras que podem ajudar na construção de uma rotina saudável

 

Olá, pessoal!

No post anterior (que vocês podem conferir aqui) falei um pouco sobre a importância que o brincar tem, tanto para o desenvolvimento, quanto para a construção de uma rotina saudável. A criança que brinca e gasta sua energia, além de aprender brincando, também acaba tendo um sono mais proveitoso!

Hoje vou trazer para vocês alguns exemplos de brincadeiras que podem ser interessantes e simples de realizar com o seu filho!

Dicas de brincadeiras – Atividade Sensorial

Painel de Cores e Formas

Idade ideal: 0-6 meses

Como jogar: Monte um painel com imagens de formas geométricas para estimular a visão dos pequenos, que não é tão boa no início. Isso ajuda eles a interagirem com coisas novas. Coloque o painel no berço ou no trocador, para a criança olhar quando estiver acordada. Aproveite para falar o nome das cores enquanto o bebê as observa!

dicas de brincadeiras
Foto retirada do Pinterest

Caixa Secreta

Idade ideal: 3-6 meses

Como jogar: Tenha uma caixa de itens interessantes e, de repente, tire alguma surpresa de lá como se fosse mágica. Segure o objeto a cerca de 30 centímetros de distância do bebê (que ainda não possui uma visão tão boa) e o encare com encantamento, procurando mostrar como o objeto funciona.

Leia também:

Desenvolvimento cognitivo da criança: 10 maneiras de estimular

Saiba como perguntar aos seus filhos: “Então como foi a escola hoje?”

DICAS DE BRINCADEIRAS

Garrafa Sensorial

Idade ideal: 7 a 9 meses

Como jogar: Reúna algumas garrafas de plástico usadas. Dê preferência para as menores de forma que os bebês consigam segurar melhor. Separe vários objetos como pompons de tamanhos variados e lantejoulas coloridas. Além de corante de alimentos e álcool gel. Use ainda alguns grãos, como arroz ou feijão.

Em cada garrafa coloque um objeto, por exemplo: uma com pompons coloridos, uma com lantejoulas e água, uma com arroz, outra com feijão. Combine ainda algumas com água e corante e outras com álcool gel (que dão um efeito mais lento na hora do movimento da garrafa). Bebês colocam tudo na boca, por isso, limpe bem as garrafas por fora. Lembre-se de fechar bem a tampa e vedar com cola ou passar uma fita adesiva por cima da tampa. Algumas crianças aprendem bem cedo a abrir garrafas.

dicas de brincadeiras
Foto retirada do Pinterest

O que acharam destes exemplos?

Comecem a aplicar essas pequenas atividades no dia a dia do bebê de vocês! Será um passo muito importante para a rotina a ser construída!

Caso vocês queiram ter acesso a mais brincadeiras, há algum tempo lancei o e-book “O universo lúdico do brincar”.

Disponível para compra AQUI!

Espero que tenham gostado, dúvidas e sugestões de tema, deixe seu comentário! Até a próxima.

Posts Relacionados
14 Comentários
  1. Keila Disse:

    Com certeza vai ajudar muitas Mamys e essa atividade ´e uma das atividades que gosto muito que ´´e ver o contato das crianças com objetos ´´e incrivel mesmo
    Bjs,

  2. Miriam Disse:

    Otimas dicas! Eu adoro esse tipo de brincadeiras, porque criança tem que ter atenção, e muito insentivo por parte dos pais. Nada de apenas colocar o celular na mão delas! Beijos

  3. Ingrid Raggio Disse:

    Isso é genial, sensacional! Ja adorei a dica

  4. Malu Disse:

    Coisa mais gostosa é lidar com bebês, te-los por perto; e quando a gente parte pra essa temática, digo, de brincadeiras que estimulam o desenvolvimento e o aprendizado, tudo fica ainda mais divertido! Amei as dicas!

  5. Dayane Disse:

    Essas dicas ajudam demais as mames de primeira viagem.

  6. Prosa Amiga Disse:

    Suas dicas estão maravilhosas, amei a criatividade e criação de brinquedos para bebês.
    São brinquedos simples e fáceis de fazer e que tem tanta importância no desenvolvimento.

    Bjinhos,

  7. Minda Disse:

    No momento não tenho crianças em casa, mas com certeza vou guardar cada informação, pois assim que os netos vierem posso aplicar com eles! Bjos

  8. Beleza Conta Sim Disse:

    Minha amiga acabou de ter um bebê, vou dar a ela a sugestão do painel de cores e formas. Achei a ideia maravilhosa, obrigada pelas ideias!

  9. CHIRLENE SANTANA Disse:

    meu sobrinho ama brincar com blocos de montar e tem ajudado e ele se diverti muito , amei o post

  10. Lucimar da Disse:

    Os pais devem sempre brincar com os filhos, as brincadeiras incentivam muito as crianças e elas ao mesmo tempo brinca e aprendem, gostei muito das dicas das brincadeiras, bjs.

  11. Edna Armando Disse:

    Parabens pelo Blog muito lindo amei, adorei o poste achei super educativo e com informações muito pertinentes, achei o painel das formas e cores excelente de certeza que usarei com a minha filha..

  12. Adriana Guedes Disse:

    Tenho uma sobrinha de 3 anos, amei as brincadeiras e com certeza vou testar com ela, parabens

  13. Alécia Magalhães Disse:

    Acho incrível, acompanho alguns igs com esse tipo de conteúdo e amo ótimo para as crianças se desenvolverem, além de ser algo barato e bem acessível

  14. Leandro Figueredo Disse:

    Parabéns pelo post.

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.