Cada vez mais, crianças mais novas e até bebês que precisam freneticamente de que a tela de um tablet ou celular seja  um “calmante”.

Ouvimos dizer que a nova geração nasce com essa incrível ‘habilidade’ de aprender a lidar rapidamente com novas tecnologias. O problema é que eles exercem um poder quase hipnótico. Sua atratividade leva a uma crescente dependência. Até que a dependência se torne dependência . Hoje a Psicóloga Infantil Gabriela Matienzo nos explica como ajudar uma criança com dependência em celular e tablet.

Como detectar o vício de uma criança em celular ou tablet

celular

É verdade que em certos momentos pode ser muito útil dar às crianças um dispositivo móvel para se entreterem em uma sala de espera, em uma reunião de adulto ou apenas enquanto a mãe prepara a comida … o problema é que daí pra frente se torna uma necessidade quase permanente para que eles sejam felizes, há apenas um passo .

Cada vez que eles começam a pedir mais e mais e se eles não são entregues, eles ficam chateados, sendo incapaz de se divertir com qualquer outra coisa.

Há pais que não conseguem detectar essas situações a tempo , pois infelizmente estão imersos em seu próprio vício nas telas e porque é uma maneira de manter seus filhos felizes e entretidos.

Aqui estão alguns comportamentos que nos informam que é hora de parar a situação:

  • Eles ficam irritados quando não têm um dispositivo móvel e se acalmam magicamente quando chegam às mãos deles.
  • Algumas atividades diárias são alteradas como a hora de comer ou ir para a cama por causa da necessidade de brincar com eles.
  • Eles procuram por qualquer momento para pegar o dispositivo sem serem vistos e podem mentir se perguntarem se o usaram.
  • Eles deixam de gostar de atividades que gostavam muito de pintar, fazer artesanato, jogos ao ar livre, etc; e o tempo todo querem brincar com seu celular ou tablet.
  • Eles deixam de se interessar em brincar ou conviver com outras crianças quando podem fazê-lo, pedindo para brincar com a tela.

Confira aqui:

Doe leite materno, ato de amor e dedicação!

Educar os filhos em valores: um valor para cada mês do ano

Dicas para ajudar crianças com dependência do tablet ou celular

Como podemos evitar que esta situação cresça e se torne um verdadeiro pesadelo ? Aqui estão algumas dicas para tentar resolver essa dependência excessiva em tablet infantil, celular ou videogame:

Como ajudar uma criança com dependência em celular ou tablet

  • Junte-se a ele

Não podemos esperar que nossos filhos se desvinculem de dispositivos móveis, se não conseguirmos; Então, esta é uma grande oportunidade também para você, aproveitar os momentos ao seu lado muito mais e tirar a criatividade que você tem dentro. Lembre-se que eles serão apenas crianças por um curto período de tempo … aproveite-os.

  • Antecipar o que virá

É importante que ele saiba como as coisas serão daqui para a frente, não é necessário usar frases como “Nunca mais” ou “Acabou para sempre” …. Você pode explicar com calma que não vai mais brincar com o tablet ou que não poderá mais usar o celular do pai e da mãe com tanta frequência. Não é necessário que você lhe dê longas explicações sobre o motivo da decisão; crianças muito novas ainda não entenderão, não importa o quão convincente você seja. Em vez disso, você pode dizer a ele que vocês decidiram o que é melhor para ele, porque há coisas mais divertidas com as quais ele pode brincar.

  • Escolha um bom momento

Normalmente, as crianças pequenas brincam mais com os aparelhos quando estão em casa, para que você possa procurar um fim de semana em que eles se divirtam em atividades ao ar livre e muito estímulo para que eles conheçam as novas regras.

  • Coloque à sua disposição novos materiais que possam ser divertidos 

Ajude-o a escolher alternativas: cartazes, pinturas, barro, blocos para montar e coisas divertidas que podem ser entretidas quando ele costumava brincar com dispositivos. Se, por exemplo, ele estava muito acostumado a assistir ao tablet durante a refeição, invente jogos com as palmas das mãos, músicas ou enigmas que o ajude a não pensar no aparelho. Você também pode ler e atuar em histórias, que certamente irá desfrutar e estabelecer as bases para desenvolver um futuro gosto pela leitura.

  • Remova a tentação ao contrário

Obviamente, se a criança tiver o tablet ou o celular à mão, será mais fácil sentir o desejo de brincar com ele, então tente mantê-los fora de vista por um tempo.

  • Não repreenda ou puna se mostrar irritado com a falta de dispositivo

Haverá momentos em que a criança irá se mostrar frustrada e irritada por não ter o que quer, dá -lo tempo, diga a ele que você entende e que está aberto para ajudar a procurar novas alternativas.

  • Seja paciente

Se você estabelecer limites claros, você permanecerá firme e o ajudará a passar os primeiros dias que serão difíceis, em nenhum momento ou pensar sobre isso.

Todas as crianças podem ser muito felizes e aproveitar seus dias sem ter um dispositivo móvel nas mãos que estará lá por muito tempo …celular

Você está passando por algo assim ou parecido? Divida sua experiência conosco, deixe seu comentário.

Espero que tenham gostado!
Abraços, Mayara Figueredo!

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

18 Comentários

  1. Pingback: A influência da tecnologia na infância

  2. Pingback: Como ter uma Alimentação Infantil Saudável dos 2 a 10 anos

  3. Post bem mais que útil pra essa época que estamos vivenciando. É importante saber lidar com esse tipo de coisas e se adequar a uma metodologia saudável para que nossas crianças entendam os horários apropriados para tais coisas. Ser paciente é fundamental. Ótimas dicas!

  4. Gabi Brasiliano Resposta

    Muito legal o seu post, realmente é um assunto que muitas vezes os pais não sabem como lidar né?!

  5. um problema muito serio na sociedade de hoje, parabens por disponibilizar essas dicas.

  6. Arrasou na dica! Deve ser uma complicação para os pais administrarem essa questão com os filhos.

  7. Beatriz Ribeiro Resposta

    A dica de procurar materiais divertidos achei muito boa, largar um pouco do celular para dá o exemplo a criança acho essencial

  8. Mary Santana Resposta

    O problema é quando as mamães são blogueiras e vivem ligadonas na net, né???

  9. graças a deus aqui em casa meu irmao que é a unica criança da casa nao tem celular essas coisas assim mais achei as dicas super validas

  10. Oi, tudo bem?
    Adorei essa postagem, confesso que minha bebê de quase 10 meses já quer tomar o celular de nossas mãos, como ela está crescendo e começando a entender o poder que o celular exerce sobre todos da casa acaba sendo atraída para ele. Estou pensando seriamente em usar menos o celular na frente dela.
    Vou me inscrever no seu blog porque simplesmente amei cada detalhe dele e me será muito útil nessa jornada de mãe de primeira viagem.

    Beijos da Lua!

    • Mayara Figueredo Resposta

      Olá Luna, fico muito feliz que tenha gostado!E seja bem vinda!

  11. Mulher Virtuosa By Vany Resposta

    Uma situação que tem sido muito frequente atualmente. Gostei muito das dicas, com certeza muito ajudará.

  12. Infelizmente o celular e o tablet estão cada vez mais presentes nas nossas vidas, principalmente da das crianças que o enxergam como uma fonte de diversão sem fim.
    Vou salvar esse post! Muito obrigada pelas dicas.

  13. mt bom o post, se nós somos ja bem viciados em celular etc tbm vejo as crianças cada vez mais fissuradas

  14. Hoje em dia vejo muitas crianças completamente viciadas em tecnologia, isso me incomoda muito ! Na minha época brincávamos uns com os outros, éramos felizes

    • Mayara Figueredo Resposta

      Oi Patrícia, eu amava essa época, era brincadeira de rua. Sinto falta.

  15. Parabéns pela postagem, não a favor de dar celular para crianças pequenas
    acho bom a metodologia de regras e horários até porque criança não tem querer

  16. Leandro Figueredo Resposta

    Parabéns pela postagem!
    O que me deixa muito preocupado, são os conteúdos que eles poderão acessar.

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!