Olá famílias, tudo bem!

O esporte transmite aos nossos filhos muitos valores que eles poderão usar em suas vidas diárias , valores pessoais e outros que os ajudarão a socializar com o resto das crianças. Valores que você pode usar com seus amigos, com seus pais, com seus colegas de escola.

Lembre-se de que valores aprendidos, podem ser adaptados à vida e à aprendizagem do nosso filho. E existem muitas ferramentas que nos ajudam a educar as crianças em valores. Um deles é o esporte. Trago uma lista com 5 valores essenciais que o esporte transmite para as crianças.

Os 5 valores mais importantes que o esporte transmite para as crianças

esporte

Valores são aprendidos , e algumas crianças têm mais facilidade para aprender, devido a sua personalidade, mas todas podem internalizar e aprender valores. Os principais encarregados de transmitir valores às crianças são os pais, mas também da escola podem ser ensinados. Existem muitas ferramentas úteis que facilitam este aprendizado como: brincadeiras , histórias e o esportes! O esporte é um enorme transmissor de valores essenciais. Confira os principais valores que você transmitir ao seu filho: 

1. Compromisso

Desde o momento em que a criança decide praticar um esporte, ela adquire um compromisso consigo mesmo e com os outros. Aprende a respeitar uma série de regras e limites, a respeitar o seu adversário, a não se atrasar para o treinamento, a seguir as instruções do treinador ou do professor. É, sem dúvida, um passo importante para a criança. O compromisso faz com que ela se sinta mais madura, autônoma e responsável.

2. Esforço

Todos os esportes envolvem esforço. A criança finalmente entende que o sucesso não vem por acaso, mas por trás de cada triunfo há muito esforço e dedicação, muito treinamento e aprendizado.

Leia também:

3. Perseverança

Com grande esforço e entusiasmo, o sucesso é alcançado. Às vezes eles chegam antes ou depois, mas com perseverança uma grande distância é feita para o sucesso. A criança aprenderá que com o esportes ele freqüentemente se perde, mas se ele se levantar e continuar tentando, finalmente conseguirá um triunfo ou pelo menos sentirá o orgulho de ter feito as coisas direito.

4. Humildade

O esporte não apenas ensina a perder e superar a frustração da derrota, como também ensina algo ainda mais importante: vencer. As crianças entenderão que celebrar uma vitória é colocar-se no lugar do perdedor e consolá-lo depois de sua derrota. Eles aprenderão que aquele que conhece melhor não é melhor, mas aquele que, sabendo tanto, é humilde o suficiente para não proclamar isso aos quatro ventos. Graças ao esporte, seu filho aprenderá que ninguém é melhor do que ninguém, porque um triunfo é fruto de um momento e que talvez aquele que acabou de ganhar, amanhã o derrote.

5. Respeito

Respeite-se e respeite seu adversário. Respeite o treinador e, claro, os companheiros de equipe. O esporte ensina às crianças respeito e tolerância . Especialmente em esportes coletivos, eles aprendem a avaliar falhas globalmente e a não criticar o mau desempenho de um colega de equipe. Uma aprendizagem valiosa que depois poderão aplicar no seu dia a dia na escola.

esporte

Meu Relato

Aqui em casa tenho um esportista que ama futebol. Luiz Miguel entrou no futsal aos 4 anos, me recordo como se fosse hoje, ele paradinho na quadra viajando, nem prestando atenção na bola (acontece ainda, RSRS), ou até mesmo não conseguindo acertar um chute. Porém sua força de vontade, perseverança  e amor pelo futebol, fez com que ele se dedicasse a cada dia.
Hoje ele faz futebol de campo, tem uma estrutura melhor, entende mais, e continua se dedicando, até demais. Se deixar é futebol o dia todo. Mas há um controle para não extrapolar.
Com os treinos é super dedicado, a ansiedade é tanta que acorda até mais cedo. Seus treinos acontecem nas terças e quintas as 8hs da manhã. Diz que seu sonho é ser jogador, mas ensino à ele exatamente esses valores, e que sem estudo não adianta. Incentivo sim, sempre, porém firme com a realidade que temos.
esporte
Espero que tenham gostado. Caso tenha alguma dúvida sobre o tema ou sugestão, deixe seu comentário. Ou caso queira divida sua experiência comigo!
Abraços, Mayara Figueredo!
Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

1 Comentários

  1. Leandro Figueredo Resposta

    Ótimo post!!!
    O esporte traz disciplina que é essencial para se buscar um resultado.

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!