Como cuidar de bebê de 0 a 12 meses: um guia completo

como cuidar de bebê

Não existe um manual com todo o passo a passo de como cuidar de bebê, afinal, cada família tem sua forma de cuidar e cada bebê é diferente. Mas existem várias dicas que auxiliam os pais de primeira viagem nos cuidados diários com o bebê. Por isso, reuni uma série de informações importantes que todos os pais devem saber sobre os cuidados do bebê.

Sendo assim, veja a seguir tudo que você precisa saber sobre como cuidar de bebê de 0 a 12 meses. Confira o guia completo! 

Os cuidados com uma criança autista

Como cuidar de bebê recém-nascido?

A primeira etapa dos cuidados do bebê começa quando ele ainda é um recém-nascido. Esse período vai do 1º dia de nascimento até o 28º dia do bebê. É neste momento que os pais aprendem na prática como amamentar, cuidar do umbigo do bebê, trocar fraldas, fazer arrotar e várias outras coisas. 

Portanto, aqui vai algumas informações importantes sobre como cuidar de um recém-nascido.  

Como amamentar o bebê?

Embora a amamentação seja algo natural, a adaptação da mamãe e do bebê pode gerar algumas dificuldades para amamentar, o que é completamente normal. Nessa fase, surgem muitas dúvidas, tais como: 

  • Tenho bico do peito invertido, conseguirei amamentar?
  • Tenho silicone, posso amamentar?
  • Será que meu leite é forte o suficiente para o bebê?
  • Bebê que mama o tempo todo é por que o leite não é suficiente?
  • Meu bebê chora muito, será que ele está com fome?
  • O bebê não fez a pega correta, como corrigir?
  • Posso passar pomada no bico do peito para cicatrizar?

Saiba quais são os cuidados com as crianças em caso de coronavírus

Aqui no Amor e Maternidade já falei sobre como deve fazer a pega correta e os perigos da amamentação cruzada. Mas para você tirar todas as dúvidas sobre amamentação, veja essa playlist completa com todas as informações sobre amamentação:

Como cuidar do umbigo do bebê?

Outra grande preocupação dos pais de primeira viagem é sobre os cuidados com o umbigo do bebê. Já falamos aqui no blog quais são os cuidados com o umbigo e temos um guia completo sobre como cuidar do coto umbilical. De qualquer forma, aqui vai algumas dicas de como cuidar do umbigo do bebê:

  • Mantenha o coto umbilical sempre seco;
  • Use cotonete e álcool 70% para a limpeza do coto após o banho e entre as trocas de fralda;
  • Evite qualquer tipo de trauma na região;
  • Observe se o coto umbilical está secando e escurecendo com o passar dos dias;
  • Se você notar secreção purulenta, vermelhidão, sangramento ou o coto demorar mais do que 2 semanas para cair, consulte um pediatra.

Como trocar fraldas?

Pode parecer difícil, mas trocar as fraldas do bebê é algo bem fácil e que você pode treinar em uma boneca antes do bebê nascer. Basicamente, na troca de fraldas você deverá seguir essas etapas:

  • Lave as mãos antes de iniciar a troca;
  • Coloque o bebê em uma superfície limpa e segura;
  • Puxe as abas adesivas da fralda e prenda-as nas laterais, para evitar colar na perninha do bebê;
  • Segure o bebê pelos tornozelos e puxe a fralda delicadamente;
  • Limpe a região íntima do bebê com algodão úmido ou lenço umedecido com movimentos de frente para trás;
  • Após a limpeza, seque a região íntima com uma fralda de pano;
  • Passe a pomada para prevenir ou tratar as assaduras;
  • Coloque a fralda novamente e certifique-se de que ela não aperta as perninhas e nem a barriga do bebê;
  • Cuidado com o coto umbilical, a fralda deverá ser dobrada na altura do umbigo para evitar acidentes. 

Veja um vídeo com o passo a passo em mais detalhes:

Onde o bebê deve dormir?

Outro dilema nos cuidados do bebê é sobre onde ele deve dormir. Já falei aqui no Amor e Maternidade sobre a cama compartilhada, incluindo seus riscos, recomendações e benefícios. Resumidamente, o ideal é que o bebê recém-nascido durma com os pais no primeiro mês de vida.

Contudo, as recomendações são:

  • O bebê deve dormir em um moisés ou berço perto da cama dos pais;
  • É importante não colocar pelúcias, naninhas ou outros objetos que possam sufocar o bebê enquanto dorme.
como cuidar de bebê

Como cuidar de bebê a partir de 1 mês?

Após um mês de vida você já percebe que o bebê está se adaptando a uma nova rotina, ele já sabe como chamar a atenção dos pais, mas ainda exige cuidados básicos de um bebê. 

Nesta etapa, os pais devem continuar os mesmos cuidados com a troca de fraldas, amamentação e sono. Contudo, nesse momento é comum que os pais tenham algumas dúvidas sobre a necessidade de acrescentar fórmula na alimentação do bebê ou ainda se devem iniciar a introdução alimentar antes dos 6 meses de vida. 

Sendo assim, veja um vídeo com mais detalhes sobre a alimentação do bebê com menos de 6 meses:

Como cuidar de bebê a partir de 6 meses?

Os cuidados com o bebê a partir de 6 meses são bem parecidos com os que já mencionamos até aqui. O que muda a partir de 6 meses é que o bebê já pode iniciar a introdução alimentar. Portanto, entre as dicas de como cuidar do bebê com ou mais de 6 meses, não podemos deixar de lembrar os cuidados com a introdução alimentar. 

Como cuidar do umbigo do bebê: 7 dicas para ter sucesso

Aqui no blog eu explico em detalhes como começar a introdução alimentar corretamente, com várias dicas e orientações de especialistas. Contudo, aqui vão algumas informações importantíssimas:

  • O bebê deve se alimentar apenas de leite materno ou fórmula até os 6 meses de vida;
  • Após os 6 meses de vida, é iniciado a introdução alimentar começando pelas frutas e depois pelas papinhas salgadas;
  • É importante nunca oferecer: frituras, alimentos ultraprocessados, industrializados, alimentos ricos em açúcar, sucos de fruta e temperos fortes.
como cuidar de bebê

Como cuidar de bebê até os 12 meses?

Como você deve ter observado nos tópicos anteriores, os cuidados do bebê até os 12 meses de vida são baseados em limpeza, sono e alimentação. Até os 12 meses de vida, o bebê é completamente dependente dos pais. Neste período, ele aprende sobre várias coisas como reflexos, postura, coordenação motora, andar, falar, comer e a se comunicar melhor com os pais. 

Você pode conferir com mais detalhes aqui no blog as fases do desenvolvimento infantil para entender melhor como o bebê está aprendendo o tempo todo. De qualquer forma, dentre o 1º ao 12º mês de vida do bebê, surgem diversas dúvidas sobre os cuidados do bebê que devem ser mencionadas neste guia. Por isso, veja a seguir as principais perguntas sobre os cuidados até os 12 meses.

Quando pode sair com o bebê para passear? 

A recomendação é de que as saídas ocorram após os 2 meses de vida, pois o bebê já terá uma boa quantidade de anticorpos para lidar com agentes infecciosos mais comuns no ambiente externo.

O que não pode fazer com o bebê?

Os principais comportamentos que você deve evitar são: dar beijo, agasalhar demais, soprar a papinha, pegar com as mãos sujas e balançar.

O que é necessário comprar para o bebê?

Alguns itens são essenciais e outros são opcionais, mas basicamente você deverá comprar: berço, jogo de lençol, manta, cobertor, roupas, travesseiro anti refluxo, muitas fraldas, produtos de higiene, entre outros. Veja aqui o que comprar para o enxoval do bebê.

Qual é o horário ideal para o banho do bebê?

Isso depende muito do clima e estação do ano. Portanto, se estiver frio o ideal é escolher o horário mais quente do dia. Agora se estiver calor, dar banho antes do sono noturno é uma ótima forma de refrescar o bebê.

Quantos banhos por dia o bebê deve tomar?

Um banho por dia já é o suficiente, mas os pais podem dar mais de uma vez ao dia em alguns casos, como para refrescar o bebê, limpar quando há vazamento da fralda ou outra situação que torne necessário dar mais um banho.

Como segurar o bebê recém-nascido?

O ideal é segurá-lo sempre deitado, sem forçar o pescoço e a cabeça. Nos primeiros meses de vida, o bebê ainda não sabe firmar a cabeça e sua coluna não está pronta para suportar o peso do próprio corpo. Então a recomendação é ter o máximo de cuidado com essas áreas.

Como higienizar as mãos do bebê?

Quando o bebê já sabe sentar, engatinhar e até mesmo andar, é comum que ele coloque a mão em tudo e depois leve a mão à boca. Por isso, é sempre importante higienizar as mãos usando um antisséptico ou lavando com água e sabão. 

como cuidar de bebê

Espero que tenha gostado deste guia com várias dicas de como cuidar de bebê! Deixe suas dúvidas nos comentários ou sugestões de temas para trazer aqui para o blog.

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais