Dicas de amamentação: Como fazer a pega correta e muito mais!

dicas de amamentação

A amamentação é um dos momentos mais aguardados pela mãe. É através desse contato que a mãe e o bebê começam a se conhecer. Mas o que ninguém conta nas dicas de amamentação é que esse momento pode ser muito dolorido, sofrido e se transformar em um grande transtorno caso a pega esteja incorreta. 

Por isso, nesse artigo reuni uma série de dicas de amamentação que poderão te ajudar a fazer a pega correta desde o início ou a corrigir, caso você tenha notado a pega incorreta. Além disso, você encontrará a seguir as respostas para as principais dúvidas de mamães de primeira viagem 

Dicas de amamentação: Como deve ser a pega?

No início é comum ter muitas dúvidas sobre o assunto, afinal, para quem está passando por todo esse processo pela primeira vez, a amamentação é algo novo. Se você pensa que a amamentação é sempre “mil maravilhas”, saiba que às vezes ela pode doer, machucar e causar problemas no bebê, como a perda de peso.

Aposto que você está cansada de ver pessoas “romantizando” a amamentação, sem mencionar o quanto o processo de adaptação da mãe e do bebê pode ser exaustivo e difícil. 

Se você é mamãe de primeira viagem e o bebê ainda não nasceu, é hora de aprender tudo sobre a pega correta. Afinal, é melhor aprender todos os detalhes desde o início para evitar problemas da pega incorreta. 

O que levar na mala de maternidade? Veja quais itens não podem faltar

Desenvolvimento do Bebê: saiba tudo sobre esta fase

Pega correta na amamentação

A pega correta na amamentação não causa dor, machucados ou fissuras nos seios. Por isso, é fácil saber se tudo está ocorrendo como deveria. Contudo, há casos em que mesmo com a pega correta, a mãe pode sentir desconforto ou dor durante os primeiros dias de amamentação. Isso é normal, pois a amamentação também é um processo de adaptação.

Para amamentar o bebê com a pega correta desde o início, você deve seguir as seguintes orientações dadas por diversos especialistas: 

  • A boca do bebê deve cobrir toda a aréola, e não o mamilo;
  • O formato da boca do bebê deve ser de “peixinho” para facilitar a pega;
  • O nariz do bebê deve estar na altura do mamilo;
  • Bebê e mamãe devem estar barriga com barriga;
  • Com uma mão, a mãe apoia o corpo, pescoço e a cabeça do bebê, isso ajuda a controlar a direção da cabeça em relação ao seio;
  • Com a outra mão, a mãe segura a mama e direciona o seio para a pega do bebê;
  • Mãe e bebê devem estar sempre confortáveis para que a amamentação seja tranquila.

Pega incorreta na amamentação

Por outro lado, a pega incorreta causa dor, desconforto, machucados, fissuras e pode atrapalhar o ganho de peso do bebê. É por todos esses problemas que a pega incorreta também é chamada de “pega não nutritiva”. 

Se você perceber esses problemas o bebê pode estar pegando apenas o mamilo ou a posição escolhida para a amamentação pode estar atrapalhando o processo.

Dicas de amamentação: Como corrigir a pega incorreta?

Para corrigir a pega incorreta, é necessário seguir as orientação de uma pega correta. Contudo, é importante lembrar que cada caso é um caso. Primeiro identifique o problema e só depois tente solucionar. 

Você pode tentar fazer a pega correta sozinha, mas se sentir alguma dificuldade é possível contratar especialistas para te ajudar. Há um caso bem interessante para termos como exemplo da Ana Carolina Barretto, do canal, do canal no YouTube CasaLonge de Casa

O casal Ana Barretto e Mikael Santiago são pais de primeira viagem do Ravi, e como toda mãe que nunca passou pelo processo de amamentação, Ana sentiu algumas dificuldades nessa nova fase. Você pode conferir o vlog completo logo a seguir.

No vídeo, Ana e Mikael chamaram uma especialista para ajudar no processo de adaptação. O conteúdo inteiro é cheio de informações úteis, dicas de amamentação e muitas curiosidades sobre o tema, vale muito a pena conferir.

Amamentação Cruzada e seus perigos

Desmame: como fazer e quando é o melhor momento?

E se você ainda não conhecia esse canal, dê uma conferida nos conteúdos do CasaLonge de Casa. A história do canal surgiu em outro contexto, mas os vídeos mais atuais contam a rotina do casal que agora é abrilhantada por Ravi. 

Dicas de amamentação para mães de primeira viagem

Por fim, para te ajudar em todo esse processo listei uma série de dicas de amamentação, considerando diversas situações que podem ocorrer nesta adaptação. Veja a seguir todas as dicas:

  • Faça todo o processo de pega correta desde o início;
  • Peça orientações para enfermeiros, médicos e especialistas, caso tenha dificuldades com a pega incorreta;
  • Tente diferentes posições, na internet você encontra muitas formas interessantes de amamentar o bebê;
  • Reveze as mamas durante as mamadas;
  • Deixe o bebê mamar até esvaziar toda a mama;
  • Antes de amamentar, massageie a mama para diluir nódulos;
  • Não use água quente para aliviar a dor, pois isso só estimulará a liberação do leite;
  • Não use pomadas cicatrizantes nos mamilos, pois elas podem causar obstrução dos ductos, podendo gerar problemas como a mastite;
  • Em caso de desconforto nas mamas como o peso gerado pela produção de leite, consulte um ginecologista para auxiliar nos cuidados;
  • Sempre faça o bebê arrotar após as mamadas, isso alivia cólicas e tira desconfortos do bebê;
  • Use almofada de amamentação;
  • Veja artigos e vídeos sobre dicas de amamentação, a informação é a melhor forma de aprender coisas novas e se adaptar a essa nova fase. 

Como montar enxoval de bebê – Lista completa com todos os itens

Como começar a introdução alimentar corretamente: dicas, orientações e muito mais

No quesito informação, você pode contar com nossos conteúdos para aprender sobre tudo que envolve a maternidade. Além disso, você pode encontrar muitos conteúdos interessantes no Canal CasaLonge de Casa.

dicas de amamentação

Ana e Mikael moram em uma ilha e mostram o dia a dia de pessoas que vivem em regiões como essa. Os vlogs são sempre interessantes, mostram como é morar em locais afastados e agora conta com os desafios da maternidade. 

dicas de amamentação

Sendo assim, vale a pena conferir os vídeos do canal e ficar por dentro de todas as dicas sobre maternidade que a Ana e o Mikael podem passar aos pais de primeira viagem, principalmente. 

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais