Desmame noturno: Veja 6 dicas de como fazer o desmame noturno gentil!

Todas nós mamães, sabemos que não é uma missão fácil o desmame noturno. Hoje vou te ajudar a entender e conseguir realizar essa difícil tarefa. Dos 4 meses em diante as mamadas noturnas costumam ficar mais espaçadas. Mas é a partir do 6° mês que já se inicia a introdução alimentar durante o dia, onde é possível fazer o desmame noturno de forma gentil. Como havia dito, não é uma missão fácil, mas com as dicas que vou te passar você irá conseguir! Vamos às dicas!

Desmame Noturno
Desmame Noturno

Como se preparar para amamentação? Veja 6 dicas para se preparar!

Dicas para fazer o desmame noturno gentil

Separei algumas dicas para você, podendo conciliar uma com a outra. Lembrando que o método que será utilizado varia de acordo com cada mamãe. Veja a seguir:

1. Rotina do sono e rotina alimentar

A rotina do sono do bebê é muito importante, além de organizar o sono do bebê, vai também te auxiliar na hora do desmame noturno. Na rotina alimentar do seu bebê, é recomendado que ele não se alimente até muito tarde, sempre no mesmo horário, não ultrapassando às 18hs. E a última mamada da noite seja até às 22hs. Para não sentir tanta necessidade das mamadas noturnas. 

2. Observe a temperatura do bebê

Para que o bebê tenha uma noite tranquila, é importante verificar se está bem quentinho, ou se não está sentindo calor e desconforto. Assim ele terá uma noite tranquila, sem acordar e possivelmente querer mamar.

3. Ofereça somente uma mama

Durante esse processo de desmame noturno o ideal é oferecer apenas uma mama durante a noite. Para que o bebê receba, o que chamamos de “leite gordo”,  assim saciar sua fome e conseguir dormir por mais horas.

Como começar a introdução alimentar corretamente: dicas, orientações e muito mais

4. Verifique se está nascendo dentes

Por estar numa fase delicada, de dentição, pode ficar ainda mais difícil o desmame. Pois o bebê pode procurar a mama sempre que sentir irritação nas gengivas, para aliviar esse desconforto.

5. Tenha paciência

Isso mesmo! Muita paciência para realizar o desmame noturno, você vai ter que ser firme e realmente se dedicar. Toda vez que seu bebê acordar, converse com ele(a). Com o tempo e persistência ele(a) vai começar a entender e adormecer sem interrupções a noite.

6. Amamente em pé ou sentada, nunca deitada

Sim, muitas mamães têm o hábito de amamentar deitada, colocando o bebê ao seu lado na cama. Para conseguir o desmame noturno é importante trocar a posição da mamada. 

Entenda que do 6° mês em diante, onde se começa a introdução alimentar, as mamadas noturnas não são obrigatórias, pois seu bebê já está recebendo vitaminas e nutrientes na alimentação durante o dia.

Essas foram algumas dicas para você que está começando essa missão com seu bebê.

Lembrando sempre que você deve pedir orientação sempre ao pediatra do seu bebê. Ele saberá se é a hora de iniciar o desmame noturno, vai te orientar de uma maneira adequada, e você pode conciliar com essas super dicas. Não é fácil, mas faz parte do desenvolvimento do seu bebê.

Se gostou das dicas, deixe seu comentário. 

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais