Como se preparar para a amamentação?

como se preparar para amamentação

O sucesso da amamentação depende de inúmeros fatores, inclusive dos cuidados preparatórios para a amamentação. Pensando nisso, trouxe esse artigo para vocês leitoras que estão grávidas e que precisam se preparar para amamentar. Por isso, esse artigo será útil para as mamães de primeira viagem e para as mais experientes que já se esqueceram de como se preparar para a amamentação. 

Dicas de amamentação: Como fazer a pega correta e muito mais!

Como se preparar para a amamentação?

A primeira coisa que você precisa saber é que o corpo naturalmente se prepara para a amamentação desde o momento que a mulher fica grávida. Os seios crescem, as células produtoras de leite se reproduzem, os ductos mamários se desenvolvem e a irrigação sanguínea nos seios fica muito maior. 

Embora esse seja um processo natural, a mamãe pode preparar os seios para a amamentação com alguns cuidados. Isso porque nos primeiros meses é comum que os seios fiquem com fissuras e rachaduras. Sendo assim, ter uma preparação para amamentar pode te ajudar a evitar esses problemas ou a lidar com eles da melhor forma. 

Dez dicas de como lavar roupas de bebê recém nascido

Mas é preciso ter em mente que algumas estimulações podem ser perigosas para a gestante. As recomendações são de não usar pomadas e cremes hidratantes no mamilo ou aréola, não esfregar os mamilos com toalha ou esponja, não fazer nenhum tipo de ducha nos mamilos, não ordenhar leite seja com as mãos ou com uma bomba antes do parto. 

Essas recomendações são para evitar problemas ao longo da gravidez, como uma estimulação do parto, por exemplo. Em todo caso, veja a seguir quais são os preparos recomendados para as gestantes.

1. Usar apenas água para lavar os seios

Sabonetes, cremes e pomadas devem ser evitados ao longo da gestação. Por isso, o recomendado é usar apenas água para lavar os seios. Isso porque os mamilos possuem uma hidratação natural que os deixa muito mais resistentes. Ao utilizar outros produtos, essa barreira é quebrada o que aumenta os riscos de rachaduras e fissuras. 

Durante a amamentação, é recomendado seguir essa orientação e utilizar apenas o leite materno nos mamilos para hidratá-lo, caso eles estejam lesionados. 

2. Use sutiã de amamentação

Ao longo da gestação e após o nascimento do bebê é importante utilizar sutiã de amamentação, pois ele possui a sustentação necessária para os seios. O sutiã de amamentação possui alças largas e material confortável, o que dá uma boa sustentação e conforto para os seios. Por isso, essa é uma ótima dica de como se preparar para amamentação.

3. Tome sol diariamente nos mamilos

Os órgãos de saúde recomendam tomar sol nos mamilos diariamente por pelo menos 15 minutos. O sol auxilia na resistência dos mamilos e ainda ajuda na cicatrização, quando os seios já estão com fissuras e rachaduras. Lembrando que é preciso ter cuidado para não exceder o tempo de exposição ao sol, principalmente em horários em que o sol está muito forte. 

7 dicas de cuidados com bebê recém-nascido

4. Massageie os seios regularmente

Outra dica muito interessante de como se preparar para amamentação é massagear os seios ainda na gestação. A recomendação é de esperar até o 4º mês de gestação para fazer essas massagens. Massagear os seios 1 ou 2 vezes ao dia ajuda os mamilos a ficarem mais salientes, o que facilitará a pega do bebê durante a amamentação. 

5. Deixe os mamilos arejados

A grávida sente muito calor e é comum ficar com os seios suados. Por isso, é recomendado que a gestante deixe os mamilos arejados, ou seja, livres de sutiã e até de roupas. Isso porque a umidade pode causar infecções fúngicas e tornar os mamilos pouco resistentes à amamentação. 

6. Estimule mamilos invertidos

São muitas as mulheres que possuem mamilos invertidos. Embora isso não comprometa a amamentação, já que o bebê deve abocanhar a aréola e não o mamilo, a gestante pode estimular os mamilos para que facilite a amamentação. 

Nesse caso, a mamãe pode utilizar corretores de mamilos como conchas de base rígida. O ideal é conversar com o ginecologista sobre a melhor forma de estimular os mamilos. 

Viu só quantas dicas interessantes sobre como se preparar para a amamentação? Então aproveite para compartilhar com aquela amiga gravidinha e deixe seu comentário logo abaixo. 

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais