Disciplina positiva: Entenda o que é e quais as vantagens!

A disciplina positiva tem sido cada vez mais utilizada como modelo educativo entre os pais. Esse modelo já é muito usado nas escolas e é famoso por gerar a educação com respeito, confiança e fortalecimento dos laços de amor. Se você ainda não conhece a disciplina positiva, veja a seguir tudo sobre essa prática poderosa!

Garrafa da Felicidade: como desenvolver o pensamento positivo nas crianças

O que é disciplina positiva?

A disciplina positiva é um método de criação que mistura conceitos filosóficos com a prática. É um modelo educativo que utiliza firmeza, empatia, afeto e confiança para educar as crianças. Por isso, a disciplina positiva é o modelo de criação que visa colocar limites necessários, estimular a cooperação e estabelecer diálogos com a criança.

Há um estigma de que disciplina positiva é criar os filhos com permissividade, sem limites ou regras, quando isso é um grande equívoco. Na verdade, a disciplina positiva tem como base a definição de regras e limites, porém, com práticas de respeito, amor e confiança.

  • Com a disciplina positiva os pais têm a oportunidade de:
  • Repensar os padrões de comportamento ao qual foram impostos;
  • Atender às crianças com amor e consciência;
  • Ensinar habilidade como autoestima, empatia, segurança e confiança;
  • Desenvolver seu próprio autoconhecimento e autocontrole;
  • Entender as ações da criança e as necessidades por trás delas.

Esse conceito que existe há mais de 30 anos foi criado pela doutora Jane Nelsen, que é psicóloga, educadora e mãe de sete filhos. Em seu livro “Positive Discipline”, Jane Nelsen defende que as crianças, assim como qualquer pessoa, deve ter seus direitos ao respeito e dignidade assegurados. 

Por isso, esse é o primeiro passo para começar a aplicar a disciplina positiva: garantir respeito e dignidade às crianças.

Melhores Pais: 8 chaves para educar as crianças

Como funciona a disciplina positiva? 

A disciplina positiva funciona como um parâmetro para a criação dos filhos. Tendo como base o respeito, a dignidade, confiança e os limites estabelecidos, esse modelo educativo é aplicado no dia a dia com práticas que visam o fortalecimento dos laços de amor. 

Por isso, na disciplina positiva não existe autoritarismo, educação sem regras, permissividade, educação com mimo e violência, seja ela verbal, física, moral ou de qualquer outra forma. 

A aplicação desse método ocorre por meio de técnicas, como a prevenção, distração e substituição. Dessa forma, é possível conduzir a criança com firmeza e gentileza. 

Quais são as vantagens da disciplina positiva?

A principal vantagem da disciplina positiva é lidar com o comportamento da criança diretamente na causa do problema. Isso porque apenas “corrigir” o comportamento não leva à solução. Se existe um comportamento errado, é porque uma necessidade não está sendo atendida. Por isso, investigar e atender a essa necessidade é importante para chegar ao resultado pretendido. 

Além dessa grande vantagem, esse método educacional oferece os seguintes benefícios:

  • Educação com amor, gentileza e empatia;
  • Respeito entre todos;
  • Autoconfiança e autoestima para a criança;
  • Crianças que sabem resolver seus próprios problemas;
  • Responsabilidade social em criar uma criança empática e respeitosa.

É importante considerar que em uma educação, tudo aquilo que a criança vê e recebe é o que ela aprenderá a oferecer. Então se você a trata com violência, não respeita o espaço dela ou você não respeita os próprios limites, terá uma criança que reproduz o mesmo comportamento.

Contudo, uma criança que é tratada com amor, educação, respeito, dignidade e que tem seu espaço, emocional e aprendizado respeitado, é uma criança que oferecerá amor, empatia e compreensão. 

Quais habilidades a criança pode desenvolver?

7 habilidades que são essenciais para a vida e para o convívio social. Contudo, a maioria das pessoas não teve a oportunidade de desenvolver essas habilidades por conta de sua criação. Sendo assim, com a educação positiva, as crianças aprendem essas habilidades e se tornam muito mais preparadas para lidar com as situações da vida. 

Todavia, as 7 habilidades listadas por Jane Nelsen em seu livro de disciplina positiva são:

  1. Percepção de suas próprias habilidades pessoais e capacidade;
  2. Percepção sobre sua importância no meio em que vive;
  3. Habilidade de trabalhar com outras pessoas e desenvolver amizades;
  4. Habilidade de lidar com limites e consequências de diferentes situações;
  5. Percepção sobre a influência pessoal em sua própria vida;
  6. Habilidade de entender suas próprias emoções, desenvolver autocontrole e autodisciplina;
  7. Habilidade de avaliar e usar a sabedoria em diferentes situações.

Método Montessori, o desenvolver espontâneo!

Como aplicar a disciplina positiva na educação dos filhos?

Agora que você já sabe o que é disciplina positiva e quais são as vantagens que ela pode trazer para seus filhos, é hora de colocar a mão na massa. Todavia, veja a seguir algumas dicas de como aplicar esse método na educação dos filhos:

Estimule a criança a pensar

Pensar é uma forma de obter autoconhecimento e entendimento das situações cotidianas. Por isso, é uma ótima prática para quem quer educar com amor e sabedoria. Sendo assim, estimule a criança a pensar sobre diferentes situações, a ter independência, autonomia, fazer perguntas e explorar seu lado crítico. 

Seja o exemplo de disciplina positiva

As crianças são um espelho dos pais, pois elas reproduzem aquilo que vêem. Entretanto, os pais devem mostrar com exemplos que são respeitosos, que possuem limites, sabem respeitar regras e praticam a gentileza dentro do lar. 

Estabeleça limites e regras

A criança só entenderá que fez algo errado quando há um parâmetro, ou seja, limites e regras. Por isso, é importante definir junto com a criança quais são as regras e os limites. Assim ela terá maior entendimento sobre a situação. Sendo assim, quando a criança testar esses limites é importante ser firme, persistir e não ceder aos choros e birras da criança. 

Não critique a criança

Um erro que muitos pais cometem é criticar a criança, em vez de criticar as ações. Ou seja, a criança age, muitas vezes, sem saber que seu comportamento é errado. Então o correto é mostrar que o comportamento está errado e que a criança deve ter uma atitude diferente. 

Workshop online: Disciplina Positiva na Prática

Quer se aprofundar nesse tema, aprender em detalhes como colocar a disciplina positiva dentro da sua casa? Quer desfrutar de todas as vantagens que essa prática pode oferecer para seus filhos? Então você não pode perder o workshop online Disciplina Positiva na Prática da Paula Guedes. 

Trata-se de um grande evento online que permitirá conhecer muito mais sobre a disciplina positiva e como colocá-la em prática. Mas corra porque a inscrição acabará em breve! Aproveite pra usar meu cupom AMOREMATERNIDADE e ganhe 10% de desconto!

Clique agora e garanta sua vaga!

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais