Pensar positivo nem sempre é fácil. A correria do dia-a-dia, os obstáculos … Um dia tudo corre mal … Porém, mesmo nesses dias  uma atitude positiva pode mudar uma situação. Por isso a importância de ensinar as crianças a desenvolver o pensamento positivo, e também as ajudará a enfrentar os problemas de uma maneira diferente.

Para isso vou ensinar a vocês um simples jogo, chamado garrafa da felicidade, que irá desenvolver o pensamento positivo .

Como usar a garrafa da felicidade para desenvolver o pensamento positivo em crianças

garrafa

Você sabe como pode ajudar seu filho a desenvolver essa atitude positiva em relação à vida quando criança ? Você sabe do que consiste?

 A garrafa da felicidade pode ser uma forma de mudar sua vida para sempre, e o melhor … ajudar as crianças a entenderem o que é a felicidade e a viver imersas nela todos os dias.

É uma técnica ideal para se fazer em família e trabalhar a atitude positiva em relação à vida. Irá ajudar a enfrentar os problemas do otimismo e da esperança. Você e seus filhos escolherão uma garrafa, ou recipiente que seja, que será a garrafa da felicidade . Você pode escrever com marcador e colocá-lo em um lugar visível na casa.

Todos os dias, pais e filhos, terão de escrever a melhor coisa que aconteceu a cada um durante o dia e anotá-lo num pedaço de papel. Pode ser coisas simples. Uma palavra gentil, um sorriso ou um exame que foi melhor do que o esperado … Ao escrever, estará gravado no cérebro mesmo que não percebemos. O papel é dobrado e inserido na garrafa.

Com aproximadamente 6 meses, ou quando estiver cheio, os papéis serão removidos e todas as mensagens positivas da família são lidas .

garrafa

Leia também:
Educar os filhos em valores: um valor para cada mês do ano
Como desenvolver a empatia nos bebês?

Qual é o objetivo

É demonstrar que uma atitude positiva pode transformar algo negativo em uma possibilidade de mudança. Isto é, através do pensamento positivo, os problemas podem se transformar em oportunidades.

Graças a esta técnica da garrafa de felicidade , você verá que:

  • Seu filho vai aprender a refletir sobre as coisas boas que acontecem com ele durante o dia.
  • Seu filho vai aprender a apreciar esses pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos. Toda vez que seu filho escreve algo legal que aconteceu com ele, ele vai se lembrar dele. O cérebro se lembra das coisas negativas antes porque a angústia nos faz revirar de novo e de novo. Coisas positivas passam despercebidas. No entanto, quando você as escreve e quando as lê novamente, elas serão consertadas na memória.
  • Seu filho aprenderá a diferenciar pequenos problemas dos mais importantes .
  • Você ensinará seu filho a ser grato .
  • Melhorará a comunicação dentro da família.

Por aqui já estamos fazendo e vou contar para vocês a nossa experiência daqui a algum tempo! Precisamos focar mais em nossos filhos e trazer para eles a importância de certos assuntos e a reflexão da vida cotidiana.

garrafaEspero que tenham gostado e se fizer o teste por ai conte para gente!

Abraços, Mayara Figueredo!

10 Comentários

  1. Eu vou adotar isso pra minha vida, pois eu estou precisando de mais pensamentos felizes e positivos em minha vida, adorei essa ideia viu

  2. Alécia Magalhães Resposta

    Que legal, amei a ideia, simples mas significativa…
    Gostei bastante

  3. Blog Peso Ideal Resposta

    Gostei demais da ideia da garrafa da felicidade, o legal é que dá para fazer em família e ainda vai tá ensinando aos filhos a enxergar as coisas boas.

  4. Que linda! A mesma pedagogia presente no método do “Pote da Gratidao”. E como eu amo estas técnicas de repassar importante É valores e reflexões para os pequenos, de forma lúdica e divertida, eles acabam por aprender a arte do bem viver.
    Adorei teu post!

  5. Nossa! fiquei até emocionada, que lindo e que maravilhosa dica. Eu tenho uma criança de 5 anos, e eu tenho tentando trabalhar isso com ele, visto que o pai dele é muito negativo e sempre não ver esperança nas pequenas coisas. Não quero que ele seja assim, relmente amei a dica a dica. Obrigada!

  6. Gostei da ideia, hoje meus filhos são adultos, mas vou fazer isso comigo e pra mim, afinal quem passou por depressão sabe o quanto é difícil pensar coisas boas.
    Amei a dica, vou usar!
    Bjs

  7. Oi flor! Excelente ideia para analisarmos que, apesar de não percebermos, por querermos sempre mais, todos os dias temos momentos felizes. Até porque nenhum sentimento é para sempre. Ele é momentâneo. A tristeza, alegria, raiva, tudo é passageiro. A não ser quem tem algum problema psicológico, como depressão, por exemplo. Aí nesse caso, precisa-se de acompanhamento médico. Mas, do contrário, tudo é coisa de momento.

    Beijos, Laila

Deixe seu comentário

Pin It
error: Content is protected !!