Desenvolvimento do bebê

Desenvolvimento do bebê: como isso acontece

O desenvolvimento do bebê nos primeiros 12 meses é incrível porque muita coisa acontece. A maioria dos bebês saudáveis ​​desenvolve novas habilidades de uma maneira completamente natural e continuamente surpreendente.

Todos os bebês crescem e se desenvolvem em taxas muito diferentes e nem sempre fazem o que os livros didáticos dos pais dizem que farão!

Se o seu bebê está comendo e dormindo bem e parece feliz quando está acordado, é provável que esteja se desenvolvendo bem. Mas se você está preocupado com seu desenvolvimento, confie em seus instintos e converse com pediatra .

Marcos de desenvolvimento do bebê

As conquistas do desenvolvimento são chamadas de “marcos”. Os marcos do crescimento e desenvolvimento  são um guia útil para acompanhar o desenvolvimento do seu bebê .

Os marcos do desenvolvimento são agrupados sob títulos de acordo com as partes do corpo a que se referem:

  • Grandes movimentos corporais (habilidades motoras grossas) envolvem a coordenação e controle de grandes músculos e habilidades como caminhar, sentar e correr.
  • Pequenos movimentos corporais (habilidades motoras finas) envolvem a coordenação e controle de pequenos músculos, e habilidades como segurar um chocalho e pegar migalhas.
  • Visão é a capacidade de ver de perto e de longe e de entender o que você vê.
  • A audição é a capacidade de ouvir, ouvir e interpretar sons.
  • Fala e linguagem é a capacidade de produzir e entender sons que formam palavras.
  • Comportamento social e compreensão é a capacidade de aprender e interagir com os outros. Inclui habilidades para jogar e conectar e comunicar.

Desenvolvimento do bebê

Atraso de Desenvolvimento

Alguns bebês têm atrasos em seu desenvolvimento, mas é difícil prever se esses atrasos são de curto prazo ou permanentes. Atrasos permanentes não acontecem com frequência.

Nascimento prematuro ou outras doenças e lesões que afetam o desenvolvimento do cérebro são algumas das coisas que podem causar atrasos no desenvolvimento.

O desenvolvimento dos bebês também pode sofrer por causa de seu ambiente. Por exemplo, o desenvolvimento do bebê pode ser afetado se os bebês não tiverem relacionamentos calorosos, responsivos e confiáveis ​​com aqueles que os rodeiam, se não tiverem rotinas previsíveis que os ajudem a se sentir seguros ou se seus pais abusarem do álcool e outras drogas ou envolvidos na violência familiar.

Leia também:

Como estimular o desenvolvimento infantil

Pico de Crescimento: Entenda o que é

 Coisas para observar no desenvolvimento do bebê

Cada bebê se desenvolve de maneira diferente. Tente não comparar seu bebê com os outros, porque isso pode levá-lo a se preocupar quando você não precisa. Comparar seu bebê com os outros pode até ter um impacto negativo em seu relacionamento com seu filho.

Mas, como um guia geral, se você estiver vendo atrasos em algumas áreas diferentes ao longo de vários meses, é aconselhável procurar orientação de um profissional de saúde. Trago alguns sinais a serem observados:

Sinais físicos 
Seu bebê:

  • não parece ver as coisas ou ouvir corretamente;
  • não se move nem usa os braços e / ou as pernas;
  • não consegue segurar a cabeça até chegar aos 3-4 meses;
  • não está bem por 10 meses;
  • não quer ficar de pé, mesmo se você o apoiar, por 12 meses.

Sinais de comportamento 
Seu bebê:

  • está persistentemente chorando por mais de três horas por dia, especialmente após 3-4 meses (é normal que os bebês chorem por cerca de duas horas por dia, com um pico de choro de 6 a 8 semanas);
  • tem um grito incomum – por exemplo, um grito estridente.

Sinais sociais, emocionais e de comunicação 
Seu bebê:

  • não olha para você;
  • não está interessado no que está acontecendo ao seu redor;
  • não responde consistentemente aos sons;
  • não está balbuciando por 9 meses ou está usando menos de cinco palavras aos 18 meses.

Desenvolvimento do bebê

Todos os bebês crescem e atingem marcos de desenvolvimento em diferentes momentos. Os marcos de desenvolvimento estão relacionados à capacidade do bebê de se mover, ver, ouvir, comunicar e interagir com os outros.
Se você está preocupado com o desenvolvimento do seu bebê, converse com o pediatra.

Desenvolvimento do bebê

Espero que tenha gostado.
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de tema, deixe seu comentário.

Abraços, Mayara Figueredo!

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 33 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

20 Comentários

  1. Pingback: 7 Benefícios da Música na Educação Infantil

  2. Uma amiga percebeu um atraso no filho dela e levou a alguns especialistas, constataram autismo leve nele, mas nada que afete a vida dele.

  3. Nossa realmente é importante irmos em busca de dicas e as suas dicas foram valiosas pra mim. Minha filha está começando o desfralde.

    • Mayara Figueredo Resposta

      Obrigada Samya. Aproveite e confira o post sobre desfralde. Bjus.

  4. Quando estamos passando por essas fases é um pouco exaustivo. Ao mesmo tempo, é uma delícia acompanhar esse desenvolvimento!

  5. Estamos dando os primeiros passos no desfralde do nosso pequeno, então seu post foi muito útil. Obrigado!

  6. Adorei a postagem! Eu observei muita coisa que você relatou sobre o desenvolvimento do bebê no meu filho. Agora ele já tem 4 anos e, realmente, cada criança tem o seu ritmo.

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!