
O choro do bebê é a maior causa de desespero aos pais, por não saber o que acontece com o seu filho ou o que ele quer. Porém, é importante esclarecer que o choro é o único meio de comunicação do bebê , além dos sons que ele emite.
De acordo com os diferentes estudos realizados sobre o choro dos bebês, se estabelece que todos os bebês emitem os mesmos sons para transmitir as mesmas necessidades. Eles têm sua própria língua que foi interpretada e traduzida.
Todos os bebês compartilham o mesmo idioma
Tudo começou por causa da curiosidade de uma mãe em saber se os bebês tinham um código de choro. Essa dúvida levou-o a fazer uma investigação exaustiva com a qual ele chegou à identificação de cinco sons concretos:
1. Ne – tenho fome
2. Owh – Estou com sono
3. Hey – eu preciso arrotar
4. Eairh – Dê-me uma massagem na barriga porque eu gases
5. Heh– Eu estou desconfortável, talvez eu tenha calor ou têm uma fralda suja
Leia também:
Salto de Desenvolvimento: Entenda o que é
A importância biológica de um sono de qualidade
Entenda os 5 sons específicos para se expressarem
1. O som ‘neh’ – estou com fome
É um som que ocorre imitando o ato reflexo de sugar o peito . O som é feito com a ponta da língua . Veja se o seu bebê faz esse movimento com a língua para identificar melhor o som. Você reconhecerá o som pelo ‘n’ do choro. Outros sinais ou gestos que lhe dizem que está com fome é quando colocam o punho na boca, faz barulho com a boca ou vira a cabeça de um lado para o outro.
2. O som “owh” – estou com sono
O som “owh” é dado pelo reflexo do bocejo. Você vai notar que a boca do seu bebê tem a forma oval. Gestos que indicam que está com sono, esfregam os olhos ou fazendo movimentos bruscos. Se arquear as costas e se contorcer, tenha certeza de que é sono.
3. O som ‘eh’ – eu preciso arrotar
O som ‘eh’ é produzido porque o peito está contraído na tentativa de retirar o ar. Esse som, muitas vezes, se repetirá em uma série de vários ‘eh’ seguidos. Se seu bebê parar de comer e reclamar, ele precisa arrotar.
4. O som ‘eairh’ – tenho gás na barriga
O som ‘eairh’ ocorre no baixo-ventre; tente fazer isso. Se você perceber que seu bebê está tenso ou rígido, puxando as pernas em direção à barriga, franzindo o rosto ou chorando de modo inconsolável, tente deitar na barriga e massagear as costas. Leia aqui como ajudar amenizar esse incomodo.
5. O som ‘heh’ – estou desconfortável
O som é causado pelo desconforto da pele, isso significar que está quente, frio ou a fralda incomoda. Você reconhecerá o som pela expiração do ‘h’, como um suspiro. Verifique tudo para saber o que incomoda.
Para as mamães de primeira viagem, no começo, não é fácil interpretar o choro do bebê, mas se você observar os gritos e como o bebê se acalma em cada ocasião, você logo será um especialista para diferenciar os gritos de seu bebê. Até porque nós mães nos formamos com a maternidade.
Espero que tenham gostado! Deixe seu comentário, como foi ou está sendo por ai, descobriu fácil esses sons?
Abraços, Mayara Figueredo!