Como cuidar do umbigo do bebê: 7 dicas para ter sucesso

Como cuidar do umbigo do bebê: 7 dicas para ter sucesso

O umbigo do bebê, também chamado de coto umbilical ou cordão umbilical, é a parte que resta do contato físico entre mamãe e bebê após o nascimento. Durante a gestação, era esse cordão o responsável pela circulação do sangue, oxigenação e alimentação do bebê. Após o nascimento, esse contato físico não é mais necessário e o bebê já é suficientemente capaz de viver sob o cuidado dos pais. 

Você já ouviu falar sobre a adolescência do bebê? Conhecida como Terrible Two

Como a dívida do sono pode afetar o meu bebê?

Embora os cuidados com o umbigo do bebê sejam fáceis, muitas pessoas têm diversas dúvidas sobre o assunto. Por isso, preparei um guia com a maioria das dúvidas quando o assunto é como cuidar do umbigo do bebê. Sendo assim, tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Como cuidar do umbigo do bebê?

Aqui no Amor e Maternidade você encontra um guia completo sobre a cura do umbigo do bebê. Lá eu explico em detalhes como é feita a higienização, itens usados na limpeza, os cuidados para a cura e muito mais. Por isso, neste artigo darei mais ênfase para tirar dúvidas sobre o assunto. Mas antes, veja 7 dicas  de ouro para ter sucesso nos cuidados do umbigo do bebê:

  1. Antes de realizar a limpeza do umbigo, lave bem as mãos para diminuir o risco de infecção na região;
  2. Higienize o coto umbilical sempre que trocar a fralda do bebê;
  3. Seque bem o umbigo após o banho, pois a umidade pode aumentar a proliferação de germes e bactérias;
  4. Fique sempre atento a qualquer alteração na região;
  5. Tome muito cuidado com a fralda, toalhas e roupas para não gerar nenhum trauma no coto umbilical;
  6. Após a queda do coto umbilical, continue a assepsia até a cicatrização completa;
  7. Se tiver qualquer problema nessa fase, converse com o pediatra para ele te orientar da melhor forma possível.

Salto de Desenvolvimento: Entenda o que é

Chá de bebê – Ideias, dicas de decoração e muito mais

Quanto tempo leva para o umbigo cair?

Geralmente, o período da queda do coto umbilical é de 10 a 21 dias, mas pode variar em cada caso. Lembrando que o mais importante é o estado de cicatrização. Se estiver evoluindo, secando e mais próximo de cair, está tudo certo.

Como saber se o umbigo do bebê está inflamado?

A inflamação quase sempre é acompanhada de alguns sintomas, como inchaço na região, vermelhidão, secreção purulenta e um desconforto maior do que o normal. Todavia, apenas o pediatra pode dizer se a região realmente está inflamada, então se notar qualquer um desses sintomas, consulte um médico.

Como saber se o coto umbilical está cicatrizando?

Os aspectos da cicatrização do coto umbilical são muito fáceis de notar. No entanto, você deve observar se o coto está ficando seco e escuro. Geralmente, ele diminui de tamanho, como se estivesse encolhendo, e após alguns dias de nascimento ele cai naturalmente. 

Desenvolvimento do Bebê: saiba tudo sobre esta fase

O que causa inflamação no umbigo do bebê?

A principal causa de inflamação no umbigo do bebê é a má-higienização das mãos, do coto ou dos objetos usados para a limpeza. Isso porque essa região tem muitas chances de acumular bactérias que podem causar uma contaminação. Além dessa causa, traumas no umbigo podem levar a uma dificuldade na cicatrização e à inflamação.

O que fazer quando o umbigo do bebê cai?

Após a queda do umbigo, você deve manter os cuidados de higiene até a completa cicatrização. Já o coto umbilical você poderá guardá-lo se quiser ou dar alguma finalidade importante para você.

umbigo do bebê

Tem mais dúvidas sobre o umbigo do bebê? Então me conte nos comentários para que eu possa te ajudar. 

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais